Finalmente, a Guarda Costeira dos Estados Unidos (U.S. Coast Guard) vai ficar com 14 C-27J Spartan.
As aeronaves estavam armazenadas pela USAF após o cancelamento do Programa Joint Cargo Aircraft (JCA). No dia 6 de janeiro o fabricante do aparelho confirmou a informação da transferência das aeronaves pelo Congresso dos EUA e no dia 26, foi formalmente assinada pelo presidente Obama.
A Alenia North America exigiu nas condições do contrato que nenhuma das aeronaves armazenadas fosse vendida a terceiros, sem colocar nenhum impedimento para transferir algumas para outras OMs norte-americanas.
A entrega dos equipamentos vai começar em breve, mas se espera um período de adaptação aos aviões entre seis e doze meses. Certos sistemas devem ser instalados para permitir à aeronave realizar missões de patrulha marítima de médio porte, especificamente radares de superfície, sensores eletro-ópticos e outros sistemas de missão específica. Assim, os EUA depois do México, torna-se o segundo país no mundo a operar o C-27J Spartan junto com o seu concorrente, o CN-235, da Airbus Military, em aplicações de patrulha marítima. Uma situação ilógica, a priori em termos de uniformização dos sistemas e redução dos custos de ciclo de vida.
FONTE: defensa.com
O C-27J Spartan é muuuuuuuito melhor que o EADS CASA C-295, nem se compara, compramos um monte de porcaria (o Brasil comprou o Casa), se o EUA mandassem o Spartan para o AMARG deveríamos ficar com todos eles, pois estão novos! O Spartan faz tudo que o Casa faz e muito mais, mas o inverso não é verdadeiro. O Spartan pousa em pistas improvisadas e precárias, coisa que o Casa não admite, o Spartan é o avião para o Brasil, infelizmente compramos o Casa, agora já era…