Por Gareth Jennings
A Força Aérea dos EUA (USAF) começou a treinar pilotos afegãos e mecânicos da aeronave de ataque leve A-29 Super Tucano da Embraer na Base da Força Aérea Moody (AFB) na Geórgia, em 8 de janeiro. O A-29 irá substituir o Mi-35M em serviço no Afeganistão até o final do ano.
Com a primeira de 20 aeronaves Embraer A-29 Super Tucano, tendo sido entregue à USAF pela Sierra Nevada Corporation (SNC), no final de setembro de 2014, o 81º Esquadrão de Caça da USAF (FS) já começou a instrução ao pessoal da Força Aérea Afegã (AAF) sobre a aeronave antes de sua introdução em serviço no final de 2015.
O A-29 foi escolhido pela USAF para Apoio Aéreo Leve (LAS) e substituirá os helicópteros de assalto o Mil Mi-35M “Hind” atualmente em serviço na AAF. Há uma opção para o fornecimento de mais 20 aeronaves.
O Super Tucano apresenta um motor turbohélice Pratt & Whitney PT6A-68/3 de 1600 SHP e pode transportar uma variedade de armas. A aeronave transporta duas metralhadoras de 12,7 mm (200 disparos cada) nas asas, e pode ser configurada com armamento underwing adicionais, como pods de canhões de 20 milímetros, metralhadoras 12,7 milímetros adicionais, foguetes, munições guiadas com precisão, e/ou “bombas burras ‘até 1.500 kg. Ele tem uma autonomia de sete horas, e pode operar a partir de pistas semi-preparadas.
Prevê-se que a AAF será equipada com mais de 150 aeronaves em 2015, mas atualmente é de cerca de 120 (incluindo 62 helicópteros Mi-17 ‘Hip’). A AAF precisa desesperadamente aumentar seu estoque, uma vez que assume a missão de combate da coalizão internacional, e atrasos no programa LAS não tem ajudado a sua causa.
Agora, com o programa aparentemente de volta nos trilhos, os oficiais da USAF e da AAF, esperam que não haja mais interrupções e atrasos na implementação dessa aeronave de ataque leve tão necessária.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: IHS Jane’s
Se os talibãs conseguirem no futuro retornar ao poder, veremos os Super tucanos em suas mãos…