Um caça dos Estados Unidos abateu um drone armado iraniano que avançava sobre as forças da coalizão no sul da Síria hoje (20).
O drone modelo Shaheed-129 foi derrubado por um F-15E Strike Eagle por volta das 12:30 após atitudes hostis e avançou em direção às forças da coalizão. Esta é a segunda vez que os EUA derrubam um drone iraniano em menos de um mês.
O F-15E interceptou o drone armado depois observou o seu avanço na direção da posição da colizão. O drone foi abatido quando ele continuou a avançar sobre a posição da coalizão sem desviar seu curso.
A coalizão deixou claro que avisou todas as partes publicamente e através da linha de “deconfliction” com as forças russas, e que a intenção e ações das forças pró-regime em direção as forças da coalizão e parceiros que efetuam na Síria operações contra o ISIS, não serão toleradas.
Existe um mecanismo “deconfliction” com as forças russas para reduzir a incerteza neste espaço altamente contestada e minimizar as chances de erros estratégicos. Dado os acontecimentos recentes, a coalizão não vai permitir que aeronaves pró-regime ameacem ou se aproximem da Coalizão e das forças parceiras.
O incidente desta terça-feira também marca a quinta vez, desde o final de maio, que os militares dos EUA bombardeiam as forças pró-síria no sul da Síria.
No domingo, um F/A-18 Super Hornet da Marinha dos Estados-Unidos abateu um caça da Força Aérea Síria perto da cidade Tabqa, pela primeira vez. O caça SU-22 lançou bombas perto das Forças Democráticas da Síria.
FONTE: FOX News
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FOTOS: Ilustrativas
Carl
Comentário lúdico. Perfeita a análise com poucas palavras.
Como nem os EUA nem o Irã são muito honestos em suas ações é difícil opinar nessa questão.
Não tinha conhecimento que o Irã tinha drones armados.
Outro drone iaraniano foi abatido por um JF-17 do Paquistão ao invadir seu espaço aéreo.
Da medo de fazer qualquer comentário.