Carlos Alberto Montaner é um jornalista e escritor cubano, autor do clássico e imperdível Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano em parceria com o peruano Alvaro Vargas Llosa e o colombiano Plinio Apuleyo Mendonza. Em sua coluna no Miami Herald, ele conta que um antigo embaixador americano lhe confidenciou porque o governo Dilma é espionado pelo governo americano.
Sua resposta não poderia ser mais franca e direta:
Do ponto de vista de Washington, o governo brasileiro não é exatamente amigável. Por definição e história, o Brasil é um país amigo que ficou do nosso lado durante a II Guerra Mundial e na Coréia, mas seu atual governo não é.
O embaixador pediu para não ter seu nome revelado, pois isso iria gerar um grande problema para ele. Mas autorizou que o jornalista, de quem é amigo, transcrevesse a conversa, sem citar a fonte. O embaixador conhece mais o nosso governo do que nossa imprensa, pelo visto. Diz ele (tradução livre):
Tudo que você tem a fazer é ler os registros do Foro de São Paulo e observar a conduta do governo brasileiro. Os amigos de Luis Inácio Lula da Silva, de Dilma Rousseff e do Partido dos Trabalhadores são os inimigos dos Estados Unidos: a Venezuela chavista, pela primeira vez com (Hugo) Chávez e agora com (Nicolás) Maduro; Cuba de Raúl Castro, Irã, a Bolívia de Evo Morales, Líbia nos tempos de Kadafi; Síria de Bashar Assad.
Em quase todos os conflitos, o governo brasileiro concorda com as linhas políticas da Rússia e da China, em oposição à perspectiva do Departamento de Estado dos EUA e da Casa Branca. Sua família ideológica mais parecida é a dos BRICS, com quem ele tenta conciliar sua política externa.
A grande nação sul-americana não tem nem manifesta a menor vontade de defender os princípios democráticos que são sistematicamente violados em Cuba. Pelo contrário, o ex-presidente Lula da Silva, muitas vezes leva os investidores a ilha para fortalecer a ditadura dos Castros. O dinheiro investido pelos brasileiros no desenvolvimento do super-porto de Mariel, próximo a Havana, é estimado em US $ 1 bilhão.
A influência cubana no Brasil é secreta, mas muito intensa. José Dirceu, ex-chefe de gabinete e o ministro mais influente de Lula da Silva, tinha sido um agente dos serviços de inteligência cubanos. No exílio em Cuba, ele teve o rosto cirurgicamente alterado. Ele voltou para o Brasil com uma nova identidade e funcionou nessa condição até que a democracia foi restaurada. De mãos dadas com Lula, ele colocou o Brasil entre os principais colaboradores com a ditadura cubana. Ele caiu em desgraça porque ele era corrupto, mas nunca recuou um centímetro de suas preferências ideológicas e de sua cumplicidade com Havana.
Algo semelhante está acontecendo com o profesor Marco Aurélio Garcia, atual assessor de política externa de Dilma Rousseff. Ele é um contumaz anti-ianque, pior do que Dirceu mesmo, porque ele é mais inteligente e teve uma melhor formação. Ele fará tudo o que puder para frustrar os Estados Unidos.
Mas isso não é tudo. Há outras duas questões sobre as quais os Estados Unidos querem ser informados sobre tudo o que acontece no Brasil, pois, de uma forma ou de outra, elas afetam a segurança dos Estados Unidos: a corrupção e as drogas.
O Brasil é um país notoriamente corrupto e tais práticas afetam as leis dos Estados Unidos de duas maneiras: quando os brasileiros utilizam o sistema financeiro americano e quando eles competem de forma desleal com empresas norte-americanas, recorrendo a subornos ou comissões ilegais.
A questão das drogas é diferente. A produção de coca boliviana se multiplicou cinco vezes desde que Evo Morales assumiu a presidência, e a saída para essa substância é o Brasil. Quase tudo acaba na Europa, e os nossos aliados nos pediram para obter informações. Essa informação, por vezes, está nas mãos de políticos brasileiros.
A pergunta final feita por Montaner foi se o governo americano continuaria espionando o brasileiro. A resposta do embaixador não poderia ser mais objetiva: “Claro, é nossa responsabilidade para com a sociedade americana”.
Fonte: Veja On line
qualquer país que quer sua soberania , é inimigo dos EUA , ou sede sua riqueza para eles, ou é inimigo, e com isso estão empobrecendo, porque vão sendo deixado de lado , é bom a Dilma investir em ant aérea s 400, s 300, pantsir s1 porque com eles o buraco é mais em baixo
Haaa eu aposto que o jornalista cubano em questao mora nos EUA, adora cocacola e mcdonald….. logo tem opniao um pouquinho tendenciosa……
Sr. mediador nao sei porque a minha opniao nao foi publicada….. vou tentar expo-la de outra maneira>. Eu quis dizer que se a espionagem sofrida por nossa PRESIDENCIA tivesse obtido algo comprometedor, como corrupçao ou mal feitos por parte da presidenta vcs nao acham que seria usado como chantagens para obter do nosso governo apoio aos pedidos dos EUA. depois lembrei da visita do FHC ao BILL, e de todas as coisas que foram feitas, como criaçao de reserva indigena, venda da EMBRATEL com satelite e tudo acordo limitando o alcance dos nossos misseis e por ai a fora.
Julio, bom dia!
Todos os comentários com palavrões não são publicados.
Agradecemos a sua colaboração.
Abraços,
Eu gostaria de ver este senhor explicar os motivos dos EUA espionarem a Alemanha, França e sei lá mais quem da Europa.
O pior de tudo é que existem alguns que acreditam piamente que a Presidente deveria ter ido a ONU para pedir desculpas aos EUA. Já até li reclamações de que a impressa estava dando muita atenção a este assunto.
Visão de um único lado da moeda. Egoísta e maquiada. Tudo, pra justificar o injustificável.
Na catilha deles é assim: “seja submisso a mim, ou arque com as consequências que irei impor a você”. É triste, mas é a realidade.
Abraços.
Nossa, coitados dos EUA, amigos de tudo e de todos, os defensores da moral e dos bons costumes, acredito eu que Tailândia, Arabia Saudita, Bahein, Egito, entre outros, devam ser democracias consolidadas, com livre acesso do povo aos serviços e/ou liberdade de expressão.
Não defendo Cuba, Venezuela, Bolívia, Síria e Irã, mas se hoje esses países possuem governos e sociedade corruptos, inclusive o nosso, foi porque sempre foram tratados assim anteriormente pelo Reino Unido e em sequencia pelos EUA, então não esperem coisa boa agora. Como se não houvesse corrupção por lá?! kkkkkkkkk
É a típica arrogância e prepotência ianque.
Quando o Brasil fica em cima do muro, reclamam! Quando toma um lado, reclamam! Infelizmente Russia e China são autoritarios. Quer dizer que temos que dizer sim para os EU para sermos respeitados?
É muito sinismo do americano envolver Cuba nessa crise politica. A grande nação norte-americana não tem e nem manifesta a menor vontade de defender os princípios democráticos que são sistematicamente violados em Cuba com seus interesses a eles sugeitos, uma vez que a revolução cubana os desafiou. Se existiu um levante é porque alguma coisa estava errada: ninguém se revolta com algo que esta certo.
É claro que não adianta nada fazer revolução para se emancipar da dominação capitalista se o socialismo cria outro problema para a sociedade como seus direitos civis, liberdade, expressão etc violados ou restritos. Parece que em toda história de Cuba chove pedra e nasce espinho. Quando não é Fulgencio Batista [que teve apoio de quem, quem, quem? EUA!] e o capitalismo infernizando, é o socialismo oprimindo! Deus abençoe aquele povo. É por isso que os EU não gostam de Cuba: os cubanos vão contra os interesses deles, e isso é considerado uma afronta. Tio san não gosta de ser contrariado.
Portanto, os estadunidenses se sentiram afrontados pelo Brasil pela primeira vez em sua história. É por isso que eles estão bravos. O país não abaixou as orelhas e saiu tristinho como eles estavam acostumados. Pelo contrário. Foi lá na casa deles, com outros convidados importantes como testemunhas, dizer que não gostou de ser vigiado.
Cuba, assim como Brasil, também ficou do lado dos EU durante a II Guerra Mundial com o tal Fugencio no governo. Estão fazendo parecer que os EU é vitima na história da espionagem, usando inclusive o sofrimento dos cubanos, também vitima dos interesses dos EU, como argumento sinico.
Análise mal feita. As informações passadas por este “antigo” embaixador são equivocadas. Da a impressão que se um povo ou seu governo não pensa igual a um americano ou israelense, este povo é bandido. Ter opinião própria é ser de esquerda radical, comunista ou indigente? Ter simpatia pelo irã é crime? Por que Israel mantém e não assina o tratado de não proliferação de armas nucleares enquanto caem de pau sobre um povo que busca sua independência? Ja passou da hora de glorificar americanos e ter identidade própria. Fica a dica.
Quem discordar da politica americana eles tratam como inimigo, qualquer pais que tente ter um pesamento independente ou se posicionar contra os sangrentos conflitos que os EUA se envolvem é taxado de inimigo por eles.
Eles se acham a terra da Democracia mas não toleram posições contrarias as suas ideias.
Se nos curvarmos perante as vontades e matanças Norte-Americanas talvez eles nos considerassem amigos.
Senhores,
vou ser franco sobre a fala do tal embaixador, conversa mole isso de que as drogas e corrupção afetam a segurança dos Estados Unidos. Os americanos estão a mais de 40 anos na Colômbia “lutando” contra as drogas e até hoje não obtiveram exito? Será que os americanos são tão incompetentes assim? Claro que não, o buraco é mais embaixo… A espionagem acontece por questões geopolíticas estratégicas e interesses econômicos. É isso, e acabou.
Agora, quero fazer aqui algumas considerações, e tomarei a liberdade de complementar o meu comentário com trechos das ponderações de um colega forista em um outro site, vamos a elas:
1° – “O projeto do PT, há tempos fugiu daqueles ideais em que muitos se empolgaram e deram-lhes créditos.”
2° – “Afinal foram anos em um sistema de subserviência externa e anos de patifaria na política, más assim como eu muitos se frustaram com a ética petista.”
3° – “Devemos separar o joio do trigo, uma coisa e combater partidos que tenham ações danosas contra o Brasil e outra coisa é criticar, de formas pejorativas a nação brasileira(povo) pelas suas escolhas democráticas, como muitos aqui fazem, quando procuram denegrir a imagem do pais só por que o governo não comunga com as suas paixões ideológicas.”
4° – “Vejamos o caso aqui do americanófilos, se vê ações gratuitas de ataque contra o Brasil sistematicamente e busca como uma cortina de fumaça, partidarizar assuntos que são inclusive de estado.”
5 ° – “O fato de ser contra as politicagem americana, não quer dizer que sejamos petista ou anti petista.”
6° – Para mim o PT e tantos outros partidos no Brasil(PSDB, PMDB, PP, PSB, PSOL, PDT E ETC), são farinha do mesmo saco, COM LIGEIRA DIFERENÇAS SEMPRE PARA PIOR AQUI E ALI; hoje não temos pessoas na política nacional em que possamos acreditar.”
7° – “Más o Brasil é muito maior que todos os partidos juntos, a nação brasileira, é muito maior que todos os políticos juntos.”
Não sou militante politico partidário, minha militância é a Verdade e a justiça e os indelével valores fraternais dela advindos. Desta forma milito pelo bem-estar não só dos irmãos brasileiros mas também dos nossos semelhantes em outras nações. Porque não me alegro com injustiças, mentiras, enganos, falsidades de nenhuma natureza.
Afirmo sem medo algum de errar, “os direitos humanos e civis” no Brasil, estão correndo sérios riscos de serem violados se a sociedade brasileira como um todo, não atentar para a movimentação hora em curso, que busca a implementação de um “Projeto de valores, idéias de ética, de costumes e paridade de gêneros” do Partido dos Trabalhadores, idealizado pelo seu estado-maior composto por figuras como por exemplo: Marta Suplicy, Maria Victoria Benevides, Paulo Teixeira, Cida Abreu, Laisy Morière, Francisco Rocha membro da Comissão Nacional de Ética e Disciplina do PT, Rui Falcão e etc.
O quadro que essa gente almeja, foi pintado no discurso da presidente na ONU, vejamos este trecho:
“Liberdade de expressão, privacidade do individuo e respeito aos direitos humanos; Governança democrática, multilateral e aberta; Universalidade que assegura o desenvolvimento social e humano e a construção de sociedades inclusivas e não discriminatórias; Diversidade cultural, sem imposição de crenças, costumes e valores; e neutralidade da rede, ao respeitar apenas critérios técnicos e éticos, tornando inadmissível restrição por motivos políticos, comerciais e religiosos.”
Palavras como “Governança democrática, sociedades inclusivas e não discriminatórias; diversidade cultural e universalidade, são o alerta para se compreender o mundo que esses “cabeças pensantes” querem delinear para a sociedade.brasileira. É o supra-sumo da incongruência.
Hoje está muito claro que o projeto de governo do PT, evidentemente não foca apenas a transformação das nossas infraestruturas urbanas, econômicas e etc. Mas há sim, um projeto para remodelar totalmente os conceitos de valores, ética, comportamento, o modo de pensar do brasileiro. Ou seja, busca-se criar uma “nova identidade nacional de valores e costumes” baseada nas ideias dos dirigentes do partido segundo a visão do mundo contemporâneo que idealizam.
Por este motivo, a presidente fez questão de citar duas vezes em seu discurso o termo crença e religião. Alguém dirá, “mas é porque ela se referia aos conflitos que ocorrem no mundo por conta das crenças religiosas.” Negativo!! Não é apenas por conta disto. Hoje no Brasil, projetos que buscam criar nova mentalidade de valores, conceitos de vida e comportamento, estão travados na esfera politica justamente por conta das crenças que permeiam a nossa sociedade (majoritariamente cristã), que não vê com bons olhos essas ideias.
Para que o obstaculo da crença religiosa, e os costumes e valores dela advindos, seja vencido, não sobra alternativa no curto espaço para o governo, a não ser, o de “impor” a população, com a devida ajuda de sua base politica, manietada a toque de caixa, “leis” que impeça(tornando crime passível de detenção) e amordacem qualquer um que se insurja contra os novos “parâmetros” de costumes e ética para a sociedade. Todos nós, já vimos balão de ensaio neste sentindo…
O projeto de “sociedade inclusiva” do governo federal, projeto do PT, é discriminativo em relação aos que professam à fé religiosa. Já existem projetos de leis específicos devidamente elaborados, que aguardam apenas um momento “oportuno” para serem apresentados e sancionados, que buscará enquadrar criminalmente quem não “rezar” pela impositiva cartilha de “valores, idéias de ética e de costumes” elaborada pelos “cabeças pensantes do partido.”
Como já afirmei, palavras como “Governança democrática, sociedades inclusivas e não discriminatórias; diversidade cultural, universalidade e paridade de gêneros” são palavras rebuscadas que buscam enganar os ouvidos da população. Não se deixem enganar, disso aí, virá os dias mais tenebrosos que nosso país já viveu. Portanto, conclamo que cada um faça a sua parte, e ajudem os menos esclarecidos para que possam visualizar de fato, a real situação e dela se precaverem nas próximas eleições…
Grato