Por Glenn Farley
Whidbey Island, Washington – Sexta-feira marcou o destino final para os EA-6B Prowler na US Navy. O esquadrão VAQ-134 pousou na Estação Aérea Naval Whidbey Island antes do meio-dia, após decolar do porta-aviões USS George H.W.Bush (CVN-77).
O esquadrão, também conhecido como o “Garudas”, completou 104 missões de combate sobre o Afeganistão e foi chamado para operações de apoio contra a ISIS, voando mais de 109 missões de combate de acordo com a Marinha.
O avião teve uma longa associação com estado de Washington, com a maioria dos Prowlers da Marinha baseados aqui. A missão principal da aeronave é fornecer contramedidas eletrônicas contra forças inimigas, como bloquear o radar e desativando os sistemas eletrônicos das armas inimigas, como mísseis superfície-ar.
Os esquadrões de EA-6B Prowlers já estão sendo substituídos por aeronaves EA-18G Growler baseada no F/A-18F.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: King 5
O Growler é dos melhores caças atuais em sua função.Ele é superlativo para o Brasil, precisamos de uma capacidade ECM/ Wild Weasel integrada a um vetor multirole equipado com mísseis nacionais MAR1 que são muito bons. O datalink permitirá que outras aeronaves desempenhem a mesma função se forem jammeadas. Toda essa versatilidade só é possível com o Gripen NG.
O EA-6 B foi uma excelente ferramenta da US NAVY e continuaria sendo, mas é necessário movimentar a industria e colocar novos equipamentos no lugar, como o também excelente EA-18G. Talvez futuramente teremos que pensar em um avião com estas características de guerra eletrônica, se o Brasil quiser se uma potencia dissuasória.
É…. F-22 e F-35 vão ter que suar muito para fazer o que o F-18 faz, ele é realmente um caça top serve para tudo e tem um range gigante. Não sei como US Navy decidiu pelo F-35 que parece não agradar boa parte da própria US Navy. Já no Fx-2 era a minha aeronave preferida porém, como eu já sabia que ia dar “samba” optei pelo Gripen já que os custos do Rafale são altos e se fosse para gastar muito, que fosse de F-18.
Jogava muito com o EA-6B Prowler no Ace Combate Belka War o famoso Ace Combate Zero hahaha…
Sds.
Desde de 2009 os EA-6B vinham sendo substituídos gradativamente pelos EA-18G com uma melhoria significativa na capacidade de guerra eletrônica da US NAVY
É Carlos… Não temos nada Mesmo…
Nossa, como o EA-18G Growler é bonito! Não temos NADA comparado a isso, infelizmente decidimos pelo Gripen, que é um Mirage com canards, ou seja, estamos muuuuito atrasados.
Não sabe de nada inocente, gripen é uma aeronave de 4,5 geração, dispõe de um radar AESA, data link s sistemas ECM de guerra eletrônica avançados, e tem alcance, raio de combate e manobrabilidade superiores as do F/A-18F super hornet
Faça o seguinte Crispim,compre alguns Growlers e coloque na tua garagem e fique se deliciando com eles…..
E deixe a FAB com os seus inferiores CAÇAS GRIPENS,alias a FAB deveria sempre consulta-lo antes de tomar qualquer decisão com relação a futuras compras.
Gostaria de dizer “mais”,mas o site não me permite.
Brasil Acima de Tudo.
Avante FAB,avante SAAB,Avante Embraer…Que DEUS nos ajude e que o projeto de certo,e nos livre dos ‘maus olhados” e das palavras dos DERROTADOS SOBRINHOS DO TIO SAM…..
A opinião do Crispim é tão válida quanto a de qualquer um, sem falar que gosto é gosto.
Tudo que o Everton disse que o Gripen NG terá o Super Hornet já tem há 6 anos.
Quanto ao alcance, sob qualquer aspecto a do SH é maior do que a do NG.
O fato de alguém não concordar com as ações do Estado não configura falta de patriotismo, principalmente do nosso Estado que invariavelmente toma decisões equivocadas.
Bosco como você mesmo disse, já tem há 6 anos, 6 anos de tecnologia mudam bastante em termos de aviônica, hardaware e software, o Gripen ainda tem tempo de sair de fabrica novinho com especificações da FAB no estado da arte de contra-medidas eletrônicas.O Gripen é o futuro e o SH é o presente.
Quanto à sua primeira observação parte de uma linha de argumentação que eu não tenho base para refutar. Tomara que esteja certo e que seja mesmo seis anos mais evoluída, porque igualmente pode só ter chegado 11 anos mais tarde (6 até agora e mais 5 até os primeiros serem entregues)
Quanto à segunda observação, eu colocaria da seguinte maneira: o SH é passado e o NG é o futuro do pretérito. O presente é dos caças de 5ªG.
Um abraço.
é você foi mais à fundo nessa classificação rsrsrs mas me referi ao recheio eletrônico dos caças, o do Gripen não deixa a desejar à muitos dos 5g atualmente, embora só um esteja operacional.
Um abraço também!
É um belo avião esse A-6. Cara de bravo!!!