Por Lauren Lewis
As forças ucranianas afirmaram na sexta-feira ter atingido um aeródromo em Millerovo, em Rostov, no sul da Rússia – o mais recente golpe nas forças de Vladimir Putin.
Imagens postadas on-line supostamente mostram o final de um ataque de míssil na base aérea militar russa por volta das 10h, horário local (8h GMT), com vários prédios no local envoltos em chamas e destruindo pelo menos um dos caças Su-30SM de Moscou na explosão.
No início de sexta-feira, a Ucrânia alegou ter derrubado seis helicópteros russos, até sete caças, incluindo um durante a noite, destruiu pelo menos 30 tanques, matou ou capturou mais de 800 soldados.
Autoridades russas fizeram afirmações semelhantes, que Moscou capturou mais de 160 soldados; destruiu 74 instalações terrestres militares ucranianas; abateu cinco caças e um helicóptero e destruiu 18 tanques e outros veículos blindados.
Na manhã de sexta-feira, a batalha por Kiev começou depois que os combates começaram a 32 quilômetros da cidade nas primeiras horas antes de os confrontos serem relatados em um distrito do norte apenas algumas horas depois. Pelo menos 37 ucranianos, entre eles vários civis, foram mortos e centenas ficaram feridos em combates nas últimas 24 horas.
As forças armadas de Kiev, que foram deixadas para enfrentar Moscou sozinhas depois que a Otan e os EUA confirmaram que não colocariam tropas no país, é muito inferior à sua contraparte russa com um sistema de defesa aérea e uma força aérea que remonta à era soviética.
Poucos esperam que a Ucrânia saia vitoriosa do que é quase certo que será uma guerra prolongada, sangrenta e cruel, mas até agora, as forças de Kiev conseguiram infligir pesadas perdas às tropas de Putin.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Daily Mail
Que noticia boa. Espero que tenha morrido muitos russos.
A Rússia perdeu 2.800 soldados, 80 tanques, 516 veículos blindados, 10 aviões e 7 helicópteros em sua invasão da Ucrânia: vice-ministro da Defesa. *Números a partir das 15h, horário da Ucrânia.