Em 9 de novembro de 2015 o grupo sueco SAAB AB anunciou ter ganho um contrato para fornecer aos Emirados Árabes Unidos (EAU) novos sistemas de aeronaves de alerta aéreo antecipado e controle, no âmbito do programa Swing Role Surveillance System (SRSS), incluindo uma nova versão do conhecido sistema radar Saab Erieye. O contrato é no valor de US$1,27bi. O montante por sistema não foi revelado.
Os sistemas do SRSS para os Emirados Árabes Unidos serão colocados a bordo de aeronaves executivas Bombardier Global 6000. Atualmente, a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos já opera duas aeronaves com a mesma função, Saab 340 AEW&C com o sistema de radar Erieye, contratados junto a SAAB em 2009. O sistema AEW&C Erieye está presente também na Forças Aéreas da Suécia, Grécia, Brasil, México, Arábia Saudita, Paquistão e Tailândia.
FONTE: BMPD
Uma prova de que a integração de sistemas ocidentais com os sistemas russos não é assim tão impossível, custosa, inapropriada como pregam alguns inclusive aqui… pelo menos no que diz respeito ao link, ao IFF e ao protocolo de comunicação do radar do AWACS com o radar do caça e os mísseis. Essas ferramentas precisam falar a mesma língua.
Mas os Ixpifcialistaz dizem que isso é “sonho da terra do plug and plays” que é inviável, etc… ora, não me parece tão inviável assim, se o Emirados selecionou o AEW&C Erieye da SAAB e também pretende adquirir o Su-35 significa que haverá integração e se a mesma fosse tão dispendiosa simplesmente um dos dois não estariam nem sendo cogitados.
Achei o comentário do colega Marcos mas como um tentativa de buscar entender as coisas do que uma ingenuidade em acreditar que a SAAB não fez o certo. De qualquer forma, aproveitando o “espírito da questão”: obviamente tão cedo as pessoas da Embraer que estão envolvidas na situação poderão comentar o que sabem do caso, mas acho que passado algum tempo, algumas revelações poderiam ser dadas. Muitos fatos da década de 1980 sobre a Embraer poderiam serem mais explorados, inclusive sobre as características técnicas que tenderam pro concorrente ganhar. Mas isso é só um achismo. Ou talvez não se esteja ainda no tempo de se contar mais detalhes, mesmo de fatos que aconteceram na década de 1980, por exemplo, que entendo que poderiam terem sido revelados.
Será que os EAU já vão aproveitar o gancho de comprar estes aviões AEWC e comprar também uns três esquadrões Gripen NG?? Eles estão atrás do seus novos caças.
Até a Rússia ofereceu Su-35 para eles. Vamos ver os próximos capítulos.
Sds
Uma prova de que a integração de sistemas ocidentais com os sistemas russos não é assim tão impossível, custosa, inapropriada como pregam alguns inclusive aqui… pelo menos no que diz respeito ao link, ao IFF e ao protocolo de comunicação do radar do AWACS com o radar do caça e os mísseis. Essas ferramentas precisam falar a mesma língua.
Mas os Ixpifcialistaz dizem que isso é “sonho da terra do plug and plays” que é inviável, etc… ora, não me parece tão inviável assim, se o Emirados selecionou o AEW&C Erieye da SAAB e também pretende adquirir o Su-35 significa que haverá integração e se a mesma fosse tão dispendiosa simplesmente um dos dois não estariam nem sendo cogitados.
Personalização em um Mundo Globalizado é a realidade atualmente.
Como bem disse o amigo ai acima, Alguns escolheram as plataformas da EMBRAER más não com os Radares da SAAB, quando outros escolheram os Radares da SAAB más em plataformas que não são da EMBRAER.
Negócios.
Achei o comentário do colega Marcos mas como um tentativa de buscar entender as coisas do que uma ingenuidade em acreditar que a SAAB não fez o certo. De qualquer forma, aproveitando o “espírito da questão”: obviamente tão cedo as pessoas da Embraer que estão envolvidas na situação poderão comentar o que sabem do caso, mas acho que passado algum tempo, algumas revelações poderiam ser dadas. Muitos fatos da década de 1980 sobre a Embraer poderiam serem mais explorados, inclusive sobre as características técnicas que tenderam pro concorrente ganhar. Mas isso é só um achismo. Ou talvez não se esteja ainda no tempo de se contar mais detalhes, mesmo de fatos que aconteceram na década de 1980, por exemplo, que entendo que poderiam terem sido revelados.
Será que os EAU já vão aproveitar o gancho de comprar estes aviões AEWC e comprar também uns três esquadrões Gripen NG?? Eles estão atrás do seus novos caças.
Até a Rússia ofereceu Su-35 para eles. Vamos ver os próximos capítulos.
Sds
hehehehe….algum dia, as pessoas crentes acabam por ficar descrentes, ou melhor, deixam de acreditar em baboseiras…..nao existem paises amigos, existem interesses em negocios desde q interesse a outrem. Cabe sempre aos interessados negociar habilmente nesta arena e nisso estamos perdendo de mil a zewro a mais de 150 anos….nao vai mudar enquanto nao cobrarmos adequadamednte nossos governantes, mas acho isso impossivel vendo a educacao caminhar a este nivel q estamos e impregnada de baboseiras sociais…..
E a parceria da SAAB com a Embraer, heim?
…
Está firme e forte. O que tem uma coisa a ver com a outra?
A UAE escolheu o Global 6000 e a Saab tem que vender seu produto, ou o Erieye é da Embraer? rsrsrsrsrsrsrsrs
Quem escolhe a plataforma é o cliente e não a Saab, o México e a Grécia escolheram a plataforma 145 da Embraer. Já a Índia escolheu a plataforma 145 da Embraer, mas não escolheu o radar sueco e sim um indiano, ou seja, assim como a Saab não podia empurrar a plataforma da Embraer goela abaixo aos Emirados a Embraer também não podia empurrar goela abaixo dos indianos o radar sueco.
Mas isso, por incrível que pareça, tem pessoas apaixonadas que não entendem. Paciência.
Onde está escrito que a Saab tem obrigação de vender o Erieye com a plataforma da Embraer? Fala sério.
Em falar em AEW&C,espero que o KC-390 tenha uma versão AEW até porque o E-99M não vai voar pra sempre,e seguindo o exemplo do C-295 com suas versão de transporte,patrulha marítima e a versão mais recente AEW&C dando aos operadores de C-295 uma opção numa mesma plataforma otimizando a cadeia logística de peças, treinamento e simulador de voo.
Personalização em um Mundo Globalizado é a realidade atualmente.
Como bem disse o amigo ai acima, Alguns escolheram as plataformas da EMBRAER más não com os Radares da SAAB, quando outros escolheram os Radares da SAAB más em plataformas que não são da EMBRAER.
Negócios.
hehehehe….algum dia, as pessoas crentes acabam por ficar descrentes, ou melhor, deixam de acreditar em baboseiras…..nao existem paises amigos, existem interesses em negocios desde q interesse a outrem. Cabe sempre aos interessados negociar habilmente nesta arena e nisso estamos perdendo de mil a zewro a mais de 150 anos….nao vai mudar enquanto nao cobrarmos adequadamednte nossos governantes, mas acho isso impossivel vendo a educacao caminhar a este nivel q estamos e impregnada de baboseiras sociais…..
E a parceria da SAAB com a Embraer, heim?
…
Está firme e forte. O que tem uma coisa a ver com a outra?
A UAE escolheu o Global 6000 e a Saab tem que vender seu produto, ou o Erieye é da Embraer? rsrsrsrsrsrsrsrs
Quem escolhe a plataforma é o cliente e não a Saab, o México e a Grécia escolheram a plataforma 145 da Embraer. Já a Índia escolheu a plataforma 145 da Embraer, mas não escolheu o radar sueco e sim um indiano, ou seja, assim como a Saab não podia empurrar a plataforma da Embraer goela abaixo aos Emirados a Embraer também não podia empurrar goela abaixo dos indianos o radar sueco.
Mas isso, por incrível que pareça, tem pessoas apaixonadas que não entendem. Paciência.
Onde está escrito que a Saab tem obrigação de vender o Erieye com a plataforma da Embraer? Fala sério.
Em falar em AEW&C,espero que o KC-390 tenha uma versão AEW até porque o E-99M não vai voar pra sempre,e seguindo o exemplo do C-295 com suas versão de transporte,patrulha marítima e a versão mais recente AEW&C dando aos operadores de C-295 uma opção numa mesma plataforma otimizando a cadeia logística de peças, treinamento e simulador de voo.