Por Luiz Padilha
Muito leitores tem nos enviado e-mails perguntando se é verdade que a Marinha do Brasil irá adquirir o navio de assalto anfíbio HMS Ocean junto à Royal Navy. Nós não temos esta resposta, e só a teremos quando a MB se pronunciar, pois até a presente data, apenas a oferta do navio foi divulgada.
Para trazer aos nossos leitores ávidos por notícias sobre o HMS Ocean, colocamos abaixo 2 episódios muito interessantes sobre o deployment de 7 meses do navio ao Oriente Médio, porém, infelizmente não há legendas disponíveis em português, mas, ouve-se claramente a tripulação se referindo ao navio como “old ship” e diversas avarias de máquinas ocorrendo durante a viagem do navio.
Na sequência o HMS Ocean, o maior navio de guerra da Grã-Bretanha e o principal navio da Royal Navy, se tornou o primeiro navio britânico a liderar uma força-tarefa dos EUA no Oriente Médio.
O navio sem sombra de dúvidas seria uma grande aquisição para a MB, desde que a compra seja vantajosa financeiramente e o navio esteja em plenas condições de uso, com suas revisões calendáricas em dia, evitando que a MB tenha que alocar recursos para realiza-las, e o navio não permaneça parado no ARMJ para tal.
Se a compra se concretizar, o navio será muito bem vindo, pois aumentará muito a capacidade expedicionária de nossos Fuzileiros Navais. Infelizmente, teremos que aguardar até o fim do ano (o navio dará baixa na RN em março de 2018), para saber se a aquisição do HMS Ocean é real ou apenas um “sonho no oceano”.
Mas o HMS Ocean é plenamente capaz de operar duas alas aéreas de asa fixa !!!
É só a MB encomendar a Embraer uma variante aero naval do Super Tucano que tem TUDO a var com apoio aéreo a desembarque anfíbio (assimétrico) …
Uma nova asa reprojetada maior e dobrável…
Um motor Pratt & Witney de nova variante com 200/300 shp a mais…
Incluir toda a blindagem extra dos Super Tucanos by Sierra Nevada.
Incluir o radar sintético de terra desenvolvido junto com os Colombianos…
Ficaria massa 20 destas belezuras aeronaves hipotéticas dentro do HMS Ocean.
Qual será o nome dele na MB Oceano ou Iemanjá ? KKKK…
“Home of the F-35B” para efeito propagandístico…pois tanto o USS América como todos os demais navios de assalto anfíbio da
classe “Wasp” são e serão “Home of the MV-22B” dos quais normalmente 12 são embarcados, além de 4 grandes helicópteros
CH-53E, 4 helicópteros de ataque AH-1Z, 2 utilitários UH-1 e 2 MH-60S da US Navy…apenas 6 F-35Bs serão embarcados !
.
Claro que em caso de necessidade os MV-22Bs e helicópteros poderão ter seu lugar ocupado por mais F-35Bs…totalizando
20 deles, mas, isso aconteceu apenas uma vez até hoje e por pouquíssimo tempo em 2003 quando 2 LHDs operaram com
cerca de 20 AV-8Bs durante a invasão do Iraque.
.
Outra coisa…o USS América e o USS Tripoli que encontra-se em construção e deverá ser entregue à US Navy no fim do ano que vem, foram otimizados para operações aéreas, com maior capacidade para manutenção a bordo, maior capacidade de reabastecimento de aeronaves e para tanto a tradicional doca não foi incluída, porém, isso foi percebido como um erro e o terceiro navio da classe o futuro USS Bougainville terá uma doca o que impactará na capacidade de combustível a bordo.
Padilha, USS Ameica home of F35B, observe este video: https://youtu.be/DnkQ_thB1r4
E mesmo assim… depois de comissionado o USS América durante sua manutenção pós comissionamento necessitou de
meses extras para mais modificações para operar com o F-35B…isso que ele foi “pensado” para operar com o F-35B
desde o início.
Esqueçam desse papo de f-35 e harriers no Ocean, ele é um navio porta helicópteros, ele não tem condições de operar o F-35 e mesmo que tivesse não teríamos dinheiro para comprar e operar um f-35, o destino dos harriers já está selado, eles vão ser tirados de cena muito em breve pela US Navy, única marinha que ainda os opera.
Marcelo
O HMS só está dando baixa da marinha real devido a entrada em serviço de dois porta aviões, o HMS não é velho, tem 18 anos, tem muito o que oferecer ainda a qualquer marinha do mundo que compra-lo.
Padilha o USS America foi projetado para operar o F35B e Osprey da Força de Fuzileiros Navais Norte Americana
https://youtu.be/3Xj09gKnUl0
No meu ponto de vista o HMS Ocean é o melhor investimento que a MB pode realizar depois do NDM Siroco. Se viessem as Type 23 no pacote seria o ideal e nos daria fôlego para defender nossa costa. Esqueçam a visão megalomaniaca de investir nas Tamandarés que provalvelmente custariam mais caras que os AEGIS americanos.
Temos que descer dos tamancos e cair na real, daqui pra frente nada de NAes ou ProSup, o que precisamosmsão lanchas de patrulha de fronteira, e navios multipropósito. NAe São Paulo foi um sonho mas que não fazia nenhum sentido. Ainda bem que tomaram a decisão certa de descontinuarem o maior brinquedo de guerra do mundo.
Caro Luiz. Sim, o USS América foi construído pensando no F35, mas isso não quer dizer que não hajam algumas restrições. O que narrei não me disseram, eu vi informações loco. OK?
USS Makin Island é um navio bem maior que o HMS Ocean…tenho um modelo do “Wasp” e um modelo do “Invincible”do mesmo
porte do “Ocean” e ao coloca-los lado a lado a diferença é gritante, além do mais ao contrário do “Invincible” cujo convôo terminava em uma rampa o convoo do HMS Ocean vai estreitando em direção à extremidade dianteira do navio.
.
Além do mais, não há aeronaves “AV-8B” disponíveis e o F-35B simplesmente é maior, mais pesado, consome muito mais
combustível, exige manutenção especial, ou seja, ele não poderia operar de um navio como o “Ocean”.
Tomara que venha o Ocean e, com ele, o navio de reabastecimento Fort Victória ( na lista de de desincorporações da RN), sem o que sua atuação ficará muito limitada. Não que eu não chancele o desejo da MB em ter um navio logístico novo, mas, sinceramente, não acredito ser boa politica num país como o nosso jogar fora boas compras de oportunidade. E a lista de possibilidades parece ser promissora; o Rotterdam, holandês, e possivelmente o Choules, australiano. Se estiver errado, algum forista amigo me corrija.
Se MB quiser ”asa fixa” … o A-12 vai ter q voltar do cemitério … 1 bi de reais n e nada horas .. um NAe pra 15 anos .. ou ate os novos ”’Queens”’ derem baixa na Royal Navy ^^
Se a MB comprar merece ficar sem navio nenhum, ridículo ficar gastando verba com navio usado de outra marinha, ao invés de gastar com HMS Ocean, por que não compramos da Navantia um LHD como fez a Austrália, muito melhor gastar com um navio novo do que com um velho igual o Foch da França.
Nao hove nenhuma Ma Fé na venda ou na compra do São Paulo , a MB foi avisada que precisaria reformas , simplesmente a MB deu de Ombros .
Luiz Padilha procure o video pouso e decolagem no maskin island ., onde se ve a corrida por todo o conves seguidas da decolagem .
Para mim o HMS Ocean e mais algumas Type 23 seriam o ideal no momento. Esqueçam projetos ambiciosos com os Submarinos Scorpenes, Fragatas Tamandaré. O momento é de compra de oportunidade, pois a equação de receita e gastos do Governo não fechou ainda. O Gripen já irá consumir muito dos recursos futuros assim como o término dos SBRs. Da França já adquirimos os submarinos e a compra do NAe Foch foi algo, digamos, venda de má fé com eixo torto e uma série de defeitos que custaram a vida de marinheiros brasileiros. Isso pegou muito mal na MB, e acredito que equipamentos ingleses são melhores mantidos e mais transparentes no negócio que os franceses.
Valeu pela informação RR.
Jr, além da escolta do navio americano eles ainda tiveram a companhia de um porta-avião. Vendo as mulheres observando o grande navio americano me veio a imagem delas pensando: era pra nós termos um colosso desse (apesar de que eles também estão construindo dois grandes do tipo)! Ou então: nossos colonizados nos orgulham! rsrs
Se o governo conseguir trazer alguns Apaches ajudaria a ter mais contingente de helicópteros para o navio, bem como para outras unidades anfíbias que também passariam a usar esse tipo de aeronave como o Garcia D’ávila, Almirante Sabóia e o Bahia. Mas e quanto ao Mattoso Maia, como anda a situação dele? É claro que teríamos que saber como seria a contribuição dos americanos sobre o helicóptero e o sistema phalanx: se cederia, como seria a manutenção, modernização etc.
Falando em navio de assalto anfíbio, os Sul Coreanos estão se preparando para dar inicio a fabricação de uma segunda unidade do Dokdo.
Com o Ocean podemos operar com aviões VSTOL ,construindo ou não um Skijump ,sem eles usariam todo o convoo para correrem ,ou até usariam somente as Turbinas em ações mais curtas !
Negativo. Aeronaves VSTOL não podem ser usadas no HMS Ocean, pois seu convoo não é preparado para isso. Mesmo nos navios da US Navy existem restrições devido a alta temperatura de exaustão dos motores o que deteriora o piso do convoo. No novíssimo USS América, os Osprey quando acionam, precisam de um tipo de prato que os tripulantes colocam embaixo do escape para as aeronaves decolares. As vezes o Osprey fica quase 15 minutos acionado e isso acaba com o piso.
Fernando Falcon ,insiste em dizer que não temos Dinheiro, não temos é VERGONHA ,quero ver um comentario dele aqui ,quando os Políticos conseguirem Um Bilhão de Dolares/ano para seu Fundo Partidário ,qual será o seu comentário?
Tomcat
A MB precisa de mais vetores, inclusive de ataque para apoio aos Fuzileiros e defesa da embarcação
Os “ARG” ou grupos anfíbios” da US Navy formados por um LHD/LHA de 40.000 toneladas, um LPD de 25.000 toneladas e um
LSD de 15.000 toneladas (deslocamento carregado) navegam também sem escolta e normalmente em algum ponto da jornada o LPD opera independente.
.
No passado tentou-se incluir um “Ticonderoga”, um “Burke” uma “Perry” e mesmo um SSN, mas, com a diminuição no número
de combatentes de superfície e com tantas áreas a serem cobertas no globo, optou-se por enviar os escoltas em missões independentes ao invés de “amarra-los” a um grupo anfíbio não somente durante a missão mas também durante o longo período de treinamento.
.
O que se vê hoje em dia é que em algum ponto da jornada haverá uma interatividade e treinamento com navios operando independentes inclusive navios de nações aliadas.
Interessantíssimo! Grato ao DAN por postar!
Andre – 27/04/2017
A ausência da escolta se deve provavelmente a dois fatores: (a) não esperam ações convencionais, somente assimétricas e, (b) fica difícil destacar uma de suas preciosas Type 23 apenas para uma missão desse tipo, pois iria exigir todo um aparato logístico para um navio de perna mais curta… E ainda, as Type 45, que teoricamente seriam mais adequadas para missões tão longínquas, estão dando uma dor de cabeça daquelas, com problemas constantes que afetam seu desempenho ( principalmente em águas quentes )…
Pois é André, eu tinha percebido isso também, ele fez a viagem praticamente inteira sem escolta, só que a parte mais tensa da viagem esta no episódio 3 quando eles estão atravessando o estreito de Ormuz na costa do Irã e do nada aparece um monte de barcos iranianos armados, dos 3 episódios dessa série essa é a parte mais tensa e olha que nesse momento eles estavam sendo escoltados por um Arleigh Burke da Us Navy.
Tudo depende de vontade política. Quando quiseram trouxeram o Bahia, não duvido que venha. O mesmo serve para os helis. Se quiserem tem suficientes pra acomodar e se ainda for insuficiente pode vir recheado. Tudo é vontade política.
HMS Ocean e um belo navio … e ta full sim olha ai .. .. Na MB imaginar ele com 6 a 10 helis n e nada surreal … n precisa estar ”lotado” em sua capacidade maxima de 18 helis sempre .. quanto a algum MISTRAL melhor esquecer .. .800 mi de Euros ….depois do HMS Ocean bom a MB ja ir reservado o RFA Fort Victoria (vai dar baixa em 2019 .. verdade?) …. unica coisa nova na MB nesses proximos anos vão ser os Subs .. ”macae” as CV-3 .. ate 2025 e isso ae .. o resto vai ser usadão mesmo
A atuação das mulheres é o que mais me chama atenção nesses videos, principalmente quando elas estão em posição de combate (nem que seja apenas como sentinela). Outro detalhe que me chamou atenção é que o Ocean não tinha escolta. Porque será? É um navio impressionante.
Muito pelo contrário Pablo, helicópteros pra operar no Ocean é o que não falta.
Não se fiem em números absolutos. As vezes temos um número X mas voando podemos estar com -80% deste número, ou seja, não sei se temos helicópteros sobrando pra povoar o HMS Ocean.
haaa, sem contar que não temos nem helicópteros suficientes para operar nessa navio, mais um custo para uma marinha sem dinheiro
Temos duas ou três fragatas com 40 anos, dessas 9 com a precariedade que temos, cortaria esse número pela metade rsrsrsr, temos que rir para não chorar rsrsrs, ainda querem uma cadeira permanente no conselho da ONU.
Em outra matéria, o pessoal aqui do DAN comentou sobre esse navio, um dos problemas foi um desembarque muito lento, o HMS Ocean é um belo navio, não há duvidas nisso, mas se tiver que fazer as revisões isso vai aumentar seu custo, outro ponto negativo na minha visão é que não há uma doca alagada, o que agilizaria o desembarque como no MISTRAL por exemplo. Outro importante ponto a ser pensado é que esse navio necessita de escolta, então eu pergunto, temos escoltas suficientes?????
Não. Nem para os atuais navios temos escoltas em número suficiente. Tínhamos 14 há alguns anos atrás, hoje, temos 9.
Desde quando começou os ” rumores ” da compra pela MB , sempre fui a favor , pois aumentaria nossa capacidade anfíbia , talvez maior presença no Líbano , poderia vir com no mínimo meia dúzia de Apaches juntos também , já que a partir do ano que vem, 48 Apaches começarão a dar baixa com os britânicos.
Pelo amor de deus desencanem desses navios DCNS que custam uma fortuna não temos grana e outra, sou muito mais investir no desenvolvimento do projeto do porta helicóptero nacional já em andamento pelo CPN.
Quanto ao Ocean, temos de ver os valores e condições, pois pelo que vi nos vídeos a tripulação não está muito feliz com o desempenho do navio, e comprar outro “São Paulo” pra aprender como não se faz, ai não dá!
Como o Gripen M não é nem um projeto, a curto e médio prazo a compra do Ocean acho viável. Até porque temos helicópteros que justifique essa compra – até os da FAB, principalmente o Sabre poderiam visitar aquele longo convés esporadicamente, embora não possam hangariar. Assim como os Harriers só podiam pousar nele mas não decolar a plena carga, as aeronaves da FAB e até do exército poderiam fazer uma visita de vez em quando ou dependendo da operação conjunta.
Mas em termos operacionais, infelizmente, a realidade demonstra preocupação já que o apoio logístico depende do improviso do Bahia para guarnecê-lo, o uso do Gastão Motta, e o esforço do Marajó – sem falar da escolta! É bom um Ocean em nossa frota, mas não sem antes ter percalços em sua atividade. Não se trata em ser do contra, mas á favor de uma esquadra bem estruturada e provida..
Bom…concordo com o Rafael…no meu ver um navio como o Ocean consumira dentro de 5 anos ou 6 o mesmo custo de aquisiçao de um mistral ou Juan Carlos (isso em manutencoes alem da compra e manter o navio) portanto é sem duvidas preferivel e de certa escolha a quisicao de um modelo de Mistral…. vide suas docas alagaveis..motores novos, manutencao…e operara oq a marinha ja tem no momento no CFN o clanf..as lanchas de desembarque de viaturas e pessoal..e o ocean querendo ou nao com suas lanchas e hovers empregam uma doutrina de força praia..mas digo que meu maior medo dele é por ser o unico da classe ……sem duvida ainda um formidavel navio e que ampliara gigantescamente o adestramento do CFN visto suas multiplas funcoes
Eu ainda acho válido saber quanto custa o Mistral ( 140 ) ou ( 160 ) se couber no bolso e se for necessário adquiri lo até lá vamos levando com o Bahia.
H m s Ocean já é nosso
Bom pelo navio a RN parece ter pedido 300 Milhões de Reais .Para um País que tem quase 400 Bilhões de Dolares recebendo Juros negativos ,não precisaria pensar duas vezes no caso financeiro,não precisaríamos estar com a MB com tantos problemas como ter desativado o São Paulo, ainda não tert colocado 6 Fragatas FREM nos estaleiros , estar atrasndo a construção de Submarinos ,ainda não ter encomendado até dois navios Logísticos ,etc .No momento em que os Políticos querem elevar o Fundo Partidário para Três Bilhões de Reais ano( quase Um Bilhão de Dolares/ano), tenho certeza que conseguirão ,mas para os interesses Nacionais todos aqui farão Coro com os Polítcos , ** NÃO TEMOS DINHEIRO **!!
Ai esta o comentario chave dessa eventual aquisicao q citei anteriormente. Padilha como vc mesmo escreveu em seu comentario acima \ o navio sera bem vindo, pois aumentara muito a capacidade expedicionaria de nossos Fuzileiros Navais | . Qdo no momento se leva adiante uma maior participacao de forcas de paz arregimentadas pela ONU e qdo o Brasil se esforca para ter maior participacao ai esta c certeza uma respeitavel aquisicao para apoio dessa forca, inclusive c projecao de meios aereos adequados (helicopteros).
Eu assisti o terceiro episódio ontem, achei bastante interessante esta série