De acordo com a agência de notícias TASS, as Forças Armadas turcas, realizaram em 3 de fevereiro uma operação durante a noite contra membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, por sua sigla em curdo) fora do território nacional.
A Força Aérea turca realizou bombardeios com mísseis de alta precisão sobre alvos do PKK no Qandil, norte do Iraque. Caças F-4 e F-16 participaram no ataque. A agência disse que os alvos destruídos foram, refúgios, depósito de munições e tanques de combustível.
No momento, a Turquia não fez qualquer declaração sobre os fatos.
Civis que vivem em áreas montanhosas do Iraque que marcam a fronteira com a Turquia, perto das posições de milícias curdas, são vítimas de terror e bombardeamento indiscriminado de F-16 e F-4 Phantom turcos.
“Ninguém sabe ao certo quantos homens e mulheres o PKK perdeu nos últimos ataques aéreos turcos nas suas posições nas montanhas iraquianas: em todo caso, os apoiantes de sua causa estão sendo assassinados indiscriminadamente estes dias nas cidades a sudeste de Anatolian”, relatou em dezembro passado o jornalista Ferran Barber, que trabalhava no local.
De acordo com a Human Rights Watch, “mais de cem civis curdos foram mortos no fogo cruzado entre os dois lados, incluindo mães e crianças indefesas e idosos”, lembra Barber.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Precisamos ser muito cauteloso para tirar opiniões. Russos são mestres de desinformação. Na sexta-feira general Igor Konaszenkow porta voz do Ministério da Defesa da Rússia acusou Turquia que esta preparando ataque para Síria mostrando uma foto da fronteira onde estão sendo feitas as obras de ampliamento dos estacionamentos argumentando que isso significa futuro ataque. Pode ser que esta contrario. Devo lembrar que assim Russos estavam justificando ataque para Crimeia e Ucrânia. Tentando apresentar situação diferente dos fatos. Devo lembrar meus colegas que em outubro de 2015 os Russos invadiram espaço aéreo Turco e foram exemplarmente castigados. No dia 29 de janeiro os Russos voltaram novamente provocar. Su 34 de novo invadiu a Turquia. Russos negam, como sempre. Será que Turcos precisam novamente abater outro avião Russo para provar que tem razão? Porque se não cai não tem como comprovar porque os Russos vão negar sempre que não são culpados.
Pois é Carl quando a galera da Otan detona tudo ,invade espaço aéreo e etc. pooooode. Quando os russos atacam dentro do país que é seu aliado, são covardes matadores de civis. Os turcos já nem são bem quistos pelo governo iraquiano e ainda rola isto.
E assim se faz uma região pró-Russia e anti-OTAN…
Caro Carl,
Depende de até onde os russos forem na Síria… Se irem fundo demais, correm o risco de ter o resultado inverso ou de conquistar… nada…! Aliás, esse risco já existe de qualquer jeito. Basta estudar o exemplo americano recente e o soviético dos anos 80…
resumindo ele invadem o território alheio dioturnamente