O Ministério das Relações Exteriores da Turquia, disse neste sábado que uma aeronave russa SU-34 Fullback, violara o seu espaço aéreo na noite de sexta-feira, apesar das advertências.
O embaixador russo foi convocado devido ao incidente, disse o comunicado do MRE turco, acrescentando que a violação foi um sinal claro de que a Rússia quer uma escalada das tensões entre os dois países.
“Estamos fazendo um apelo claro à Federação da Rússia para não violar o espaço aéreo turco, que também é o espaço aéreo da OTAN”, disse o comunicado. “Estamos enfatizando mais uma vez que as consequências indesejadas de tal comportamento irresponsável, pertencerá integralmente à Federação da Rússia”, acrescentou.
Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, exortou a Rússia no sábado para “tomar todas as medidas necessárias” para assegurar que o espaço aéreo da OTAN não seja violada novamente.
O presidente turco, Tayyip Erdogan disse que queria conhecer o presidente russo Vladimir Putin após o incidente. Os dois líderes não se encontram desde o incidente de novembro, quando um caça russo foi abatido.
“Eu disse ao nosso Ministério dos Negócios Estrangeiros para transmitir o meu desejo de conhecer o Sr. Putin pessoalmente. Não houve nenhuma resposta sobre isso ainda”, disse Erdogan a jornalistas no aeroporto antes de partir para uma visita à América Latina.
A Turquia abateu um avião de guerra russo (SU-24 Fencer) em novembro, em um incidente que destruiu as relações entre os dois países, com a Rússia impondo sanções econômicas sobre a Turquia, com impactos sobre o turismo e as exportações.
FONTE: Reuters
FOTOS: Ilustrativas
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Nem em seu próprio espaço aéreo na região fronteiriça com a Síria a força aérea turca voa mais devido ao S-400 ali pertinho “babando” para mandar um F-16 para o inferno, quanto mais ousar cometer a mesma burrada de novo…
#Erdogansalafrário
Então a Grécia vai poder abater toda a força aérea turca pois o numero de violações ultrapassa os milhares por ano, correto?
se as violações do espaço aéreo cometidas pela a russia continuarem, a turquia tem o total direito de abater sim.
Vai lá, abate outro, duvido que os EUA e OTAN vão querer pagar o pato das burrices turcas, vai cair uns F-16 só pra abrandar a opinião publica na Rússia.
Será mesmo? OTAN insiste que para que a Rússia não volte a violar o seu espaço aéreo – http://www.defesaaereanaval.com.br/otan-insiste-que-para-que-a-russia-nao-volte-a-violar-o-seu-espaco-aereo/
O mesmo foi dito da ultima vez, mesmo assim vale lembrar os puxões de orelha que Erdogan levou dos membros da OTAN por ter abatido o Su-24, a situação é bem delicada naquela região, um novo abate pode arrastar bilhões pro inferno nuclear, e não tenho sombras de duvida que a OTAN não está disposta ( baseado nas declarações do ultimo caso ) a encarar um conflito existencial por burrice cometidas por Erdogan.
Muito menos a Rússia, que não vai encarar sozinha a OTAN!
Exato, é nisso que eu tbm acredito, tanto que vemos a Rússia se movendo respeitosamente no tabuleiro tanto quanto os outros players do tabuleiro procuram se mover, sem movimentos bruscos que ponham o equilíbrio em fragilidade, diferente da Turquia, que ultimamente se tornou o pé no saco da OTAN, que não sabe jogar o jogo, e agora que viu que o cerco está se fechando ( tendo em vista que Israel e Grécia confirmaram as declarações russas essa semana concernente ao petróleo que a Turquia compra desvia ilegalmente) estão desesperados tentando desviar as atenções.