O exercício naval que a Grécia planeja realizar no mar Mediterrâneo prejudica a segurança da região, afirmou o ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Akar, nesta segunda-feira (24).
O exercício será conduzido nas proximidades do local onde o navio turco Oruç Reis está fazendo pesquisas sísmicas em busca de recursos naturais.
Atenas afirma que a embarcação está em seu território e anunciou exercícios militares que serão realizados ao longo da semana.
“O ministro Akar descreveu o exercício grego na área que cobre parcialmente o distrito de operação do navio de pesquisa Oruç Reis como uma ação incompatível com boas relações de vizinhança e regulamentos de navegação, colocando em risco a segurança e aumentando as tensões”, disse o Ministério da Defesa da Turquia em comunicado.
As tensões entre Grécia e Turquia aumentaram no início de agosto com o impasse que envolve a embarcação. Ancara anunciou que a operação do Oruç Reis teve seu prazo prolongado e que o navio ficará na região até quinta-feira (27) e o presidente Recep Tayyip Erdogan afirmou que “nenhum poder ou ameaça colonialista pode impedir nosso país dos recursos de petróleo e gás natural que se acredita estarem na região”.
A Grécia colocou suas Forças Armadas em alerta máximo, prometeu proteger seus direitos soberanos por todos os meios necessários e levou a questão para a União Europeia.
FONTE: Sputnik
Semana passada foi publicado que um submarino turco foi posto pra correr de suas águas territoriais. Antes disso, uma fragata turca se lascou depois de ter tentado avariar uma outra grega. E os turcos ainda dizem que os exercícios gregos são uma “agressão” ?? Que tipo de chá o pessoal de Ancara tá bebendo ???
Devem estar bebendo aquele chazinho do Santo Daime que você bebia lá no trabalho, Chicão! Dá um barato muito doido!