Em 10 de julho de 2023, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kristersson, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, se reuniram na cúpula da OTAN em Vilnius.
Desde o último encontro da OTAN, a Suécia e Turquia têm trabalhado em estreita colaboração para abordar as legítimas preocupações de segurança de Turquia. Como parte desse processo, a Suécia alterou sua constituição, mudou suas leis, expandiu significativamente sua cooperação contra o terrorismo, contra o PKK e retomou as exportações de armas para Turquia, todas as etapas estabelecidas no Memorando Trilateral acordado em 2022.
A Suécia e Turquia concordam hoje em continuar sua cooperação sob o Mecanismo Conjunto Permanente Trilateral estabelecido na Cúpula da OTAN em Madri em 2022, sob um novo Pacto de Segurança bilateral que se reunirá anualmente em nível ministerial e criará grupos de trabalho. Na primeira reunião deste Pacto de Segurança, a Suécia apresentará um roteiro como base de sua luta contínua contra o terrorismo em todas as suas formas e manifestações para a plena implementação de todos os elementos do Memorando Trilateral, incluindo o artigo 4. A Suécia reitera que não irá fornecer suporte para YPG/PYD, e a organização descrita como FETÖ na Turquia.
Tanto a Suécia quanto Turquia concordaram que a cooperação antiterrorista é um esforço de longo prazo, que continuará além da adesão da Suécia à OTAN. O secretário-geral também confirmou que a OTAN condena categoricamente o terrorismo em todas as suas formas e manifestações, e irá intensificar significativamente o seu trabalho nesta área, incluindo o Secretário-Geral estabelecendo, pela primeira vez, o cargo de Coordenador Especial para Contra-Terrorismo.
Compromete com o princípio de que não deve haver restrições, barreiras ou sanções ao comércio e investimento em defesa entre os Aliados, irão trabalhar para eliminar esses obstáculos.
A Suécia e Turqui também concordaram em intensificar a cooperação econômica, por meio do Comitê Econômico e Comercial Conjunto Turquia-Suécia (JETCO). Os dois países procurarão maximizar as oportunidades para aumentar o comércio e os investimentos bilaterais. A Suécia apoiará ativamente os esforços para revigorar o processo de adesão da Turquia à UE, incluindo a modernização da União Aduaneira UE-Turquia e a liberalização de vistos.
Nesta base, e atendendo aos imperativos de dissuasão e defesa da área euro-atlântica, a Turquia transmitirá o Protocolo de Adesão da Suécia à Grande Assembleia Nacional e trabalhará em estreita colaboração para garantir a ratificação.
FONTE: OTAN
“I remain a master strategist” (Putin)
Mas já?
Tão rápido assim?
Primeiro a Finlândia, agora a Suécia e, logo em seguida, a Ucrânia.
Realmente, essa operação militar especial é um sucesso retumbante!
Tudo transcorrendo conforme os planos do mestre Enxadrista.
É um estrategista!