O Lockheed TriStar 1011, voou sua última missão operacional com a Royal Air Force pondo fim a 30 anos de serviço, que viu a aeronave no coração das operações em todo o mundo.
Na segunda-feira 24 de março, dois TriStar do 216 Squadron, baseado em Brize Norton, voou uma missão ar-ar de reabastecimento sobre o Mar do Norte antes de alguns flypass realizados em aeródromos associados com a sua história.
Durante o seu serviço, o TriStar, carinhosamente conhecido como ‘Timmy’ por seus grupos, formou a espinha dorsal do transporte aéreo de longo alcance e reabastecimento ar-ar, participando de quase todos os conflitos britânico desde que foi colocado em serviço.
A frota de nove aeronaves foi adquirida como resultado direto do conflito das Malvinas e da necessidade de fornecer apoio às forças no Atlântico Sul e para reforçar a frota de reabastecimento ar-ar.
Em tempos mais recentes, os TriStars forneceram reabastecimento ar-ar para aviões a jato operando sobre o Afeganistão e Líbia e forneceu a ponte aérea vital, transporte de tropas e cargas para o Iraque e o Afeganistão. Ao longo de um período de oito anos, o 216 Sqn voou 1.642 vezes para o Afeganistão, transportando um quarto de milhão de passageiros em cada sentido, uma distância total equivalente a voar ao redor do mundo 640 vezes.
Philip Dunne, do Ministro do Equipamento de Defesa, Apoio e Tecnologia disse:
“TriStar tem servido a RAF por 30 anos e hoje é uma oportunidade para celebrar sua longa e distinta carreira. Fornecendo suporte vital, o TriStar transportou mais de 250.000 tropas, bem como suprimentos de prêmios de batalha para o nosso pessoal onde quer que estejam no mundo. Ele também realizou o reabastecimento aéreo para o nosso avião de combate de primeira linha em casa e em operações distribuídas.
“A sua substituição pelo ‘Voyager’, é a prova de nosso compromisso de fornecer o estado da arte em transporte e reabastecimento para nossas Forças Armadas. Capaz de carregar mais por mais tempo, ele já começou voos para o Afeganistão e também irá reabastecer a nossa aeronave de combate de primeira linha para as próximas décadas. “
Falando sobre a última missão operacional do TriStar em 24 de março, oficial comandante 216 Sqn, Wing Commander Peter Morgan disse:
“Para nós, esta é uma ocasião muito triste. Estamos muito orgulhosos do TriStar ao longo dos últimos 30 anos em que ele esteve envolvido em quase todas as operações, tanto no transporte aéreo e as funções de reabastecimento ar-ar. Praticamente todos os militares voaram um TriStar e depois de 30 anos todas as aeronaves ainda estão em serviço, ele tem um histórico de segurança impecável e está trabalhando até o fim de sua carreira.”
As funções do TriStar foram assumidas pela Voyager, que agora fornece reabastecimento ar-ar em apoio à Força de Reação Rápida, que protege o espaço aéreo do Reino Unido e Ilhas Malvinas, 365 dias por ano.
A quatro aeronaves restantes, deixaram a base da RAF em Brize Norton pela última vez no dia 25 de março, seguindo para Bruntingthorpe Airfield, Leics para eliminação.
FONTE: RAF/MOD
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Então eu dei sorte em fotografa-lo na BAse Aérea de SP no dia 03 de Janeiro deste ano.
A matrícula ZO953 estava no pátio da BAsp.
Parabéns!