Nova configuração de tanques externos para o treinador avançado M-346 fabricado pela empresa italiana Alenia Aermacchi.
A aeronave foi fotografada na Base Aérea de Decimomannu, com uma nova configuração de três tanques extras de 630L (450kg), com novo design.
Esses tanques de combustível são diferentes dos empregados inicialmente pelos protótipos do M-346 (como as exibidas na imagem abaixo) 500 l (380kg).
Embora os tanques sejam parte das cargas externas do M-346, e tenham aparecido em vários shows aéreos internacionais recentemente, a aeronave era raramente vista voando com este tipo de tanques e muito menos com três deles.
Essa nova configuração de tanques externos, permitirá ampliar sua gama de ação.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: theaviationist
No meu ponto de vista seria interessante sim para FAB pois além de avião de treinamento ele pode muito bem ser utilizado em combate leve armado com foguetes, bombas e mísseis em seus nove pontos duros (2x nos trilhos da asa, 1x embaixo da fuselagem e mais 6x sob as asas) em um total de 3 000 kg.
Mas acredito que teria que haver mudanças para operar a partir de porta-aviões pois foi desenvolvimento para treinamento avançado de futuros pilotos de caças de 4º e 5º gerações.
Grato Emerson.
Alguém poderia me responder se seria interessante termos um treinador assim na FAB e por que não na marinha na avião sobre porta aviões?