Três submarinos se juntaram ao porta-aviões e ao grupo naval russo no mar Mediterrâneo, informou a edição Sunday Times, citando as fontes anônimas da Marinha do Reino Unido e da OTAN.
Segundo a publicação, se trata de dois submarinos nucleares do projeto 971 Shuka-B (Akula) e de um outro diesel-elétrico do projeto 877 Paltus. Na semana passada, a frota britânica registrou sua passagem no mar Mediterrâneo.
Os interlocutores do Sunday Times pressupõem que os submarinos possam ser equipados com mísseis Kalibr para atacar alvos na Síria.
Anteriormente, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a aliança está preocupada com a campanha do grupo naval russo da Frota do Norte no Mediterrâneo, que inclui um porta-aviões. Na opinião dele, os navios podem ser usados para bombardear Aleppo. O lado russo respondeu que não há razão para preocupação, pois os navios russos sempre estiveram presentes no mar Mediterrâneo.
O grupo naval, que começou a sua campanha em 15 de outubro, é composto pelo porta-aviões Admiral Kuznetsov, o cruzador Pyotr Veliky, os navios antissubmarino Severomorsk e Vitse-Admiral Kulakov e navios de abastecimento.
FONTE:sputniknews.com
Topol…
.
e o que dizer dos antigos países que pertenciam ao Pacto de Varsóvia e tão logo puderam passaram a pertencer à OTAN…o que dizer da Suécia e da Finlândia que ainda não são membros da OTAN ? Os soviéticos tinham e agora os russos tem uma péssima
reputação e isso não é algo que desaparecerá facilmente.
Quanto à Espanha, ela tinha toda a liberdade de abrigar os navios russos e os EUA nada poderiam fazer…mas…simplesmente
não fazia sentido que ela pertencendo à uma organização que é contra o que os russos estão fazendo, apoiar Assad, facilitasse
as coisas e ela razoavelmente aquiesceu e é como tenho escrito, se os europeus não querem mais os EUA por perto então que invistam mais em sua próprias defesas e mandem eles passearem, mas, pelo momento os EUA continuam sendo o cerne da OTAN.
.
A Russia faz o mesmo infla seus asseclas contra os EUA , a unica diferença eque os asseclas russos sao naçoes parias ,sem tecnologia ,quebradas e governadas por boquirrotos !
Dalton… concordo com você o Mediterrâneo ser um laguinho particular da OTAN agora sua declaração de que “os EUA não tem culpa se a Rússia não tem amigos”, no mínimo dá margem para interpretação… como assim não tem culpa? se os EUA vivem “melando” os negócios da Rússia??? A própria Espanha, a princípio tinha autorizado escala em Ceuta, depois (por ordem de quem?) mandou cancelar… a França vendeu os Mistral e depois por ordem de alguém desfez a venda e até pagou multa… e os embargos, decretados por essa mesma entidade, que fizeram empresas alemães notadamente a Siemens, perderem bilhões em contratos com a Rússia… então, reveja essa declaração de que “os EUA não tem culpa”… eles influenciam seus asseclas a fazerem o joguinho sim… até contra a vontade deles.
Submarinos da US Navy NÃO rendem boas manchetes, apenas isso ! Poucas semanas atrás o USS Tennessee, um SSBN,
portanto, armado com mísseis com ogivas nucleares, fez uma escala de alguns dias na Escócia, dando continuidade a uma
decisão de alguns anos atrás de que SSBNs “apareçam” um pouco mais e pouco se ouviu sobre isso.
.
Os submarinos russos obviamente rendem mais manchetes e sem dúvida são explorados pela mídia, inclusive russa, não
há nada de extraordinário nisso…é preciso separar as coisas, necessariamente o que um jornal publica pode não corresponder
ao que pensa um governo ou mesmo a cúpula das forças armadas de uma nação.
.
Quanto ao comentário do Esposito acima…é o seguinte:…os EUA não tem culpa se a Rússia não tem tantos “amigos” e o Mediterrâneo é sim um lago da OTAN e a presença de uns poucos navios russos lá não irá mudar isso.
ERDOGAN percebeu que acreditar nos EUA e seus paus mandados da OTAN ,é o mesmo que acreditar em Papai Noel ,poderá ser surpreendido com os Regalos que receber !
BY DALTON ,explicaste mas não justificaste , Otan e EUA parecem ter Escrituras de propriedade dos Mares e do Mundo ,mas Graças a Deus este pensamento eles podem ainda ter ,porém a festa acabou !
Convenhamos que a Turquia está na OTAN só por estar, Erdogan está com a pulga atrás da orelha e já tramou dois ou três encontros com Putin… A OTAN confia tanto na Turquia hoje depois da tentativa de golpe que até retiraram suas armas nucleares de lá as pressas… a Turquia está tão contente com a OTAN que está acabando com os Curdos aliados da OTAN no Norte da Síria que querem dividir seu território… Aqui para nós: Bósforo e Dardanelos estão liberados para o Putin.
Ia escrever algo nesse sentido mas Dalton já se antecipou em esclarecer… desde quando a presença de submarinos russos tem que ser “denunciada”? vão vendo o joguinho de marginalização midiática… se fossem uns classe Los Angeles colocavam até musiquinha de triunfo do superman para dar mais ênfase de heroísmo, mas como são Akulas malignos colocam aquele toquinho do filme tubarão, de suspense.
Assim como aconteceu no Afeganistão está acontecendo agora na Síria: uma guerra fria implícita. A Rússia e os Estados Unidos vivem com esse jogo de gato e rato para demonstrar poder e influência, além de distraem seu povo dos problemas internos o que inclui os Estados Unidos também (como a crise racial por exemplo, nada como um conflito externo para desviar a atenção).
O periódico britânico apenas noticiou o fato…a palavra “denunciar” se é que foi usada ou corretamente traduzida não deve ser interpretada como “acusar”…os russos estão em águas internacionais.
.
Quanto ao que os britânicos ” estão fazendo lá “…na falta de coisa melhor além deles pertencerem à OTAN que conta com vários
países situados dentro do Mediterrâneo com quem eles tem obrigações e relações , eles estão presentes em Gibraltar, entrada para o Mediterrâneo e no Chipre, considerados territórios ultramarinos.
.
E…para os russos chegarem ao Mar Negro, eles precisam passar pela Turquia (OTAN) e dentro do Mar Negro há outras nações
que fazem parte da OTAN também e mesmo uma que não faz parte, mas, não é amigável aos Russos, a Georgia.
A notícia diz a frota britânica acusa a passagem de Submarinos russos no Mediterrâneo ,aí existe uma coisa até surreal ,o que os britânicos estão fazendo lá ,já os russos no Mediterrâneo pode ser natural ,para o Mar Negro o Mediterrâneo é passagem Natural , entendam a mentalidade dos chamados europeus ocidentais e britânicos !