A República Tcheca está oferecendo os seus aviões, incluindo caças Gripen, para proteger o espaço aéreo dos países limítrofes ou próximos da Ucrânia, disse o ministro da Defesa, Martin Stropnický, a Televisão pública Tcheca.
Stropnický disse que os Estados Unidos já enviaram vários caças F-16 para uma base aérea na Polônia, com base em um pedido de Varsóvia, informando ainda que não estão se preparando para uma manobra em grande escala da OTAN. Se a República Checa for solicitada, poderá enviar seus caças Gripen para proteger o espaço aéreo dos países parceiros, acrescentou.
De acordo com fontes, representantes do Ministério da Defesa da República Tcheca estão negociando sobre um exercício conjunto com os Estados Unidos e a Polônia, que não tem relação à ocupação russa da Crimeia, e já estaria sendo preparados bem antes dos recentes acontecimentos. Segundo a Chefe da Seção de Comunicação do Ministério da Defesa, Mira Trebicka, qualquer atividade conjunta com os EUA e a Polônia, deverá obrigatóriamente ter o consentimento do Governo.
Os pilotos tchecos de Gripen já ajudaram a proteger o espaço aéreo dos três países bálticos membros da OTAN, Estônia, Letônia e Lituânia.
Neste outono, os tchecos vão participar de uma missão semelhante no espaço aéreo da Islândia.