Reuters – Um grupo de ataque da Marinha dos EUA vai estar se movendo em direção ao Oceano Pacífico ocidental, perto da península coreana como uma demonstração de força, disse à Reuters uma autoridade dos EUA, devido o crescente avanço do programa de armas da Coréia do Norte.
No início deste mês a Coreia do Norte testou um míssil Scud com combustível líquido que só voou uma fração de seu alcance.
O grupo de ataque, do porta aviões USS Carl Vinson (CVN 70), vai fazer o seu caminho a partir de Singapura para a península coreana, de acordo com o funcionário, que não estava autorizado a falar com a mídia e o anonimato foi solicitado.
“Nós sentimos que o aumento de nossa presença é necessária”, disse o funcionário, citando o comportamento preocupante da Coréia do Norte.
Em um comunicado na tarde de sábado, 3ª Frota da Marinha dos EUA disse que o grupo tinha sido dirigida para o norte, mas não especificou o destino. Os navios militares irão operar no Pacífico Ocidental, em vez de fazer visitas de porto previamente planejadas para a Austrália, acrescentou.
Este ano, autoridades norte-coreanas, incluindo o líder Kim Jong Un, afirmaram repetidamente que fariam um teste de míssil balístico intercontinental ou algo semelhante, que pode estar chegando, possivelmente, próximo de 15 de abril, o 105º aniversário do presidente fundador da Coreia do Norte que é comemorado como o “Dia do sol.”
No início desta semana o presidente dos EUA Donald Trump e o presidente chinês, Xi Jinping se reuniram na Flórida, onde Trump pressionou seu colega para fazer mais para conter o programa nuclear da Coréia do Norte.
Assessores de segurança nacional de Trump concluíram uma revisão das opções dos EUA para tentar conter programas nuclear e de mísseis da Coréia do Norte. Estas incluem medidas econômicas e militares.
Embora a opção de ataques militares preventivos sobre a Coreia do Norte não esteja fora da mesa, a revisão prioriza medidas de menor risco e de enfatizar a ação militar direta.
Trump falou com presidente interino da Coreia do Sul, Hwang Kyo-Ahn na sexta-feira, a Casa Branca disse neste sábado em um comunicado que não menciona o grupo de ataque.
(Reportagem de Idrees Ali, Edição de Richard Chang)
O gordinho patético faz mal a mais de 25 milhões de norte-coreanos, que tem que se sujeitar a demonstrações públicas forjadas de adoração à essa figura ridícula e sua família. Basta ver o circo que armaram quando o pais dessa besta morreu. Todos tiveram que ir para a rua e chorar e se lamentar teatralmente a morte do seu grande líder. O gordinho inofensivo mandou matar vários de sua família, inclusive seu meio-irmão. É óbvio que se os EUA atacarem e conseguirem depôr esse verme, não o farão pensando na população norte-coreana, mas eles serão beneficiados indiretamente. E quem fala em mentes colonizadas é um dos maiores defensores da monarquia, mas esquece que esse regime, em vários países, foi o reponsável pelos maiores sistemas coloniais da história, como os impérios britânico, espanhol e o infeliz império português. Graças a Deus nos livramos dessa praga e temos uma república. Se ela não funciona corretamente não é culpa do sistema, e sim das pessoas que a conduzem. Mas assim mesmo prefiro uma república do que uma monarquia, onde uma família é tida como acima do bem e do mal e com benesses garantidas. Na república, se o governo não é correto, temos a oportunidade de trocar o mesmo a cada quatro anos. E se a monarquia que estiver no poder não for interessante ao país, podemos trocá-la a cada quatro anos?
Aos fanboys ou mentes colonizadas , como queiram , todos atacam o Gordinho , mas que mal a outros ele faz , os desenvolvientos nucleares dele ecistem para manterem o regime politico escolhido por eles , se o povo la concorda ou não, la mesmo a frente sera resolvido , nao uma desgraça de pais , sai de seu continente para afrontar a um outro , depois fica claro que o GORDINHO nao tem condiçoes de ganhar uma guerra , mas claramente tem de destruir a Coreia do Sul e fazer estragos e ou ate tirar o Japao do Mapa , apenas porque o GRANDE SATÃ. em final de linha , quer afrontar e poder ter mais verbas para a dua Industria Armamentista , desculpem fanboys !!!!
Celso e Dalton,
Caso ainda não saibam, todos o conflitos são estudados minuciosamente, mesmo aqueles que ocorreram antes de Cristo, não venham com essa de que o Vietnã não se compara com os tempos de hoje. Concordo plenamente que a tecnologia evolui e muito para a eficácia dos armamentos e outras variantes, mas mesmo com tal tecnologia, não foi possível achar um avião de grande porte que desapareceu no pacífico com de 239 pessoas a bordo, assim como outros que se foram. Todos os conflitos são equiparados, estudados e repassado os ensinamentos aprendidos, ganhando ou perdendo os combates, conseguindo ou não a vitória. Os americanos tem uma imensidão de tecnologia, só que estão indo lutar em terras distantes, uma chuva de mísseis norte coreano seria capaz de por a pique a esquadra americana, que seria capaz de abater apenas algumas dezenas de mísseis, antes de se calar no fundo da península. Vamos fazer uma conta básica, se uma esquadra tem o poder de lançar 50 mísseis simultaneamente por minuto, qual seria o temp de recarregar os silos e colocá-los em ação novamente? Talvez uns 10 à 15 minutos? E se os Norte Coreanos lançassem uns 200 mísseis simultaneos em direção a esquadra? Conseguem entender? Os americanos precisarão mover-se muito bem no quadro da guerra, para tomar o menor prejuíso possível, sem contar os 73 subs que os norte coreanos tem, apesar de serem diesel elétrico, ainda são considerados as armas mais mortais nos mares. Basta saber se os americanos darão o primeiro tiro.
Sr DALTON todos os comentaristas militares afirmam com tofas as letras , que caso as Coreias se enfrentarem a do Sul seria aniquilda , Seul so coma Artilharia convencional , procures que encontraras tudo claramente !!!
Demonstração de força… acontece que Kim está C@**** e andando… com as centenas de mísseis de prontidão que ele possui a Coréia do Sul e o Japão conseguiriam se salvar ? vale a pena apostar a vida de milhões de pessoas em um “ataque preventivo”? e se falhar ??? essas são perguntas serias que fazem o governo dos EUA e seus “aliados” do Pacífico pensarem duas vezes e com as quais o ditador do Norte se beneficia…
A Coréia do Norte seria arrasada em questão de dias, disso ninguém duvida… mas, a que custo ??? Mas não me surpreenderia nenhum pouco se Trump fosse estúpido o bastante para pagar para ver
Me pergunto, em uma força tarefa dessas, quantos sub nucs estão viajando ali por baixo?
O poder de fogo de um grupo desses é gigantesco. Soma-se a isso os vários submarinos que devem estar ali por baixo, difícil se meter a besta.
Rodolfo, falando nisso, nao eh preciso voltar aa guerra da Indochina contra o colonianismo de uma Franca praticamente falida apos a segunda GG. Lenbremo-nos da propria guerra da Koreia logo apos a queda da ocupacao japonesa. Num pais devastado logo se ocuparam os Chineses e Russos por um lado c sua ideologia e os proprios ocidentais c os USA a frente e contra esta ocupacao atraves de guerrrilhas e outros levantes sociais. Ali nao houve encedores ao contrario, ate hoje ainda prevalece um estado de armisticio q pode ser quebrado a qualquer momento caso vc nao saiba. Voltemos ao Vietna entao,…..os americanos nao perderam absolutamente nada, ao contrario ganharam e muito, vide a situacao atual. Aa epoca a visao era outra,tao certo q os proprios comunistas do Norte se deram conta q ali nao iriam ocupar o Sul, Voltaram entao rapidamente a mesa de negociacao e de certa forma deram como vitoria. Quem perdeu mesmo foram os governantes do Sul altamente corronpidos e seus militares…no mais o tempo conta corrretamente qual o tipo de vitoria ou derrota, sendo q o exercito do nortenunca venceu diretamente em combate os americanos..fato inquestionavel. Ninguem gaha uma guerra sem a ocupacao fisica e permanente do teritorio inimigo, mas sera q vale a pena….acho q nao e isso os americanos ja entenderam a muito tempo. Qto a Koreia….ai o coisa eh e continua bem diferente. Todos vao perder, mas quem vai perder mais e o Sul mil anos a frente em todos os aspectos. Qto aos Chinas….ai tem a enorme divida americana onde os credores maiores soa os chineses e onde mais de 60 % das exportacoes deles acabam….sera um desastre social enorme q fara os chinas regredirem rapidamente e onde sua populacao podera tocar fogo na classe dirigente atual (casta) e isso eles bem sabem..nao estao mais nos idos 1950 onde nao tinham nada a perder….enfim, tire suas conclusoes, este assunto eh muito rico, mas eu vivi parte destes anos pos Koreia e vivi intensamente a do Vietna desde os idos 1964….e voce onde estava…….. Sds
Rodolfo…
.
a comparação entre as guerras do Vietnã e Coreia é um tanto quanto fora de propósito…o fraco e corrupto Vietnã do Sul não era o que é hoje a Coreia do Sul, um país com o dobro da população da Coreia do Norte , muito mais rica e capaz de defender-se se
preciso for.
.
Sem querer defender os EUA e sim a História, os EUA não saíram correndo do Vietnã…é um mito que persiste …os EUA através de um bombardeio sério à Hanói em 1972 ao invés de desperdiçar milhões de toneladas de bombas no meio do mato durante a década de 60, obrigou a liderança norte vietnamita a uma conversa que estabeleceu um cessar fogo. Só 2 anos depois quando o que restava das forças militares dos EUA no Vietnã do Sul era apenas a guarda da Embaixada o Vietnã do Norte invadiu graças ao apoio dado pela URSS, mais que triplicado enquanto um congresso de maioria democrata nos EUA recusou-se e com razão em aumentar à ajuda ao Vietnã do Sul.
.
O envolvimento dos EUA entre 1955 e 1961 foi muito pequeno, aumentando enormemente depois, mas, mesmo antes do fim da década de 60 começou-se a reduzir o número de soldados tornando o Vietnã do Sul cada vez mais responsável pela sua própria defesa…a chamada “vietnamização” da guerra.
.
Subestimar um adversário é errado, mas, superestimar, muitas vezes com o intuito de tentar mudar os fatos, também é.
.
sds
Celso,
Pelo histórico de guerras decorrentes em nosso globo, acredito que em meados de 1955, muitos igual a você também falaram que o Vietnã do Norte também não aguentaria uma semana de guerra convencional e que sucumbiria em virtude do poder devastador de todos os EUA e seus aliados, porém, a guerra se prolongou em quase duas década e a desfeche final foi os americanos saindo correndo de lá, em virtude sua sua pressão interna em acabar com a guerra, aonde teve todo o mérito os norte vietnamitas em gritar a vitória sobre o todo poderoso EUA.
Uma guerra nessas dimensões também recairia sobre a Rússia e China, que entrareiam, indiretamente, no combate, fornecendo suprimento e armamento, igual ocorreu com nossa história acima. Subjulgar o adversário sem antes o conhecer, é o maior erro que pode acontecer, temos diversos exemplos a respeito, incluindo no mundo do esporte.
A guerra virá e não há meios de evitá-la, pois o mundo gira em torno da guerra, sempre o foi assim e hoje não será diferente, mas ressalto, que devereis tomar muito cuidado em subjulgar uma nação, que já esteve em guerra no passado com os lados envolvidos e que não à perdeu. Lembre-se disso.
Sem mais.
Leonardo Rodrigues…..caso vc ainda nao saiba, estamos em 2017 ……..mas quem sabe vc queira algum green la pra Koreia Norte….afinal eh pra isso q serve a tal embaixada de merla e seu embaixador. Estando la ve se consegue circular livremente pra onde quiser sem o encosto de um idiota agente ao seu lado. Este pais dito Koreia Norte nao aguenta uma semana de guerra convencional , sua populacao esta abaixo da linha da miseria e famelica. So estao fazendo isso pqe sabem ou acham q sabem q a China vai apoia-los em algum momento c consequencias danosas para os Chinas. Eh mais uma casta q submete a maioria……mas vc parece acreditar q o tal sistema americano eh um horror……fique a vontade entao, va viver onde sua consciencia te leva.
quando chegarão lá? estavam a caminho da Austrália e fizeram meia volta para Coreia
Vumbora, Trump! Desce o cacete naquela zorra! Faz um ataque cirúrgico com F-22, F-35, B-2, Tomahawks… Depois de colocar Pyongyang de joelhos e às escuras, chama o gordinho pra conversar. Aproveita e coloca a China pra pensar.
A Siria vai ser destruida,???? o que esta em pe la ainda que o proprio Assad não destruiu ???só os palacios dele ainda esta de pé. aquele entreguista que entregou seu pais ao Iranianos Russos e ao Hesbolah .. para se manter no poder ao custo da propria população que é massacrada ou foge para morer afogado no mediterraneo ..
Libia foi maior economia da Africa … quando … maior que a economia da Nigeria do Egito e da Africa do Sul ( que inclusive esta nos BRICS) por ser a maior economia da Africa .
Nem nos tempos do Kadafi nem na antiguidade nos tempos da Tripolitania o Egito neste tempo era maior . e ja faz decadas que a Africa do Sul lidera o Ramking ameacada só pela Nigeria …
Leonardo, então você quer dizer que só agora a Síria vai ser destruída pelos americanumalvadu??? Que coisa, né? Um país democrático, com um presidente que é um anjinho, vai ter suas cidades (que estão intactas, né?) atacadas, e seu feliz povo vai ser ameaçado…logo eles, que vivem tão tranquilamente!!
Pelo amor de Deus!! A gente tem que ler cada coisa!!
Ok Luiz, vou ler.
Porta aviões são navios de projeção de poder, presentes em geral em marinhas de águas azuis as quais geralmente os empregam independentemente ou como navios comando de grupos de ataques compostos por uma plêiade de outros tipos de navios especializados.
Gostaria de saber dos estudiosos do site se a marinha do Brasil possui um grupo de ataque visto que nem Porta-aviões a marinha do Brasil possui mais.
Eu entendo que a melhor defesa é o ataque por isso acho importante uma nação ter um grupo de ataque como este da Us-Navy.
Caro leitor. Você pode ler os artigos da Coluna Mar e Guerra sobre o assunto e verá que o porta aviões não é só para projetar poder. Vale a pena ler.
James conheço de outros carnavais. Seus ataques são dignos de um green card e um tramp (o) na CIA.
“fanboys”. Quantos anos você tem Leonardo, 12, 13? Sei que você costuma escrever besteiras, mas dar ataque de pelancas pois pensam diferente de você é infantil e patético.
E a China! o que esta achando disso tudo?
E assim reuniu-se o suprasumo dos faboys. Será mesmo que aquelas armas químicas eram do governo?
Que eu lembre bem as armas quimicas iraquianas não apareceram e um grande país virou retalio cheio de extremistas onde surgiu o Daesh. Agora chegou a vez do menino mal da Siria o ditador Assad também ter seu pais destruido assim como a maior economia da África fora, a Líbia. Existe uma diferença muito grande entre olhar e ver.
Está na hora de começar logo este evento bombardeando definitivamente tudo que se apresentar como perigoso aos EUA, a Coreia do Sul e ao Japão e parar de avisar que a paciência acabou, os EUA tem todo o potencial para LIQUIDAR o maluco do Kim Jom Humm ou seja qual for o nome deste idiota e sua longa fila de apalermados e puxa sacos…..
Eu acho que o do topete não andou tomando seu remédio Padilha…
Só as Arleigh Burke já fariam um bom estrago!
Falando em ditaduras comunistas e EUA, nossa diplomacia nos envergonha com sua manifestação sobre o ataque químico de Assad e a resposta de Trump. Quando ocorreu o ataque químico não vi nenhuma manifestação do Itamarati contra o ditador, mas foi só o Trump reagir que começou aquela farsa de que condenar uso de força (como resposta a um crime de guerra!) é inaceitável. Comunistas!
Quanto a essa operação dos EUA na Ásia espero que seja uma dissuasão intimidadora contra o outro ditador.
Sou contra isso. Afinal, todos sabem que para acalmar o gordinho, basta enviar alguns b-2 e f-22 para a Coreia do sul, e fazer exercícios proximos da fronteira. Rsrsrsrsrs
Chegou a hora de dar um aperto no no gordinho ditador.
O Obama deixou este maluco do Kim muito avontade, preferia ignorar suas ameaças e suas açôes, mas agora chegaram a um nivel preocupante acendendo a luz amarela no pentagono obrigando o Trump a puchar as redeas por que os EUA não se podem dar o lucho de ter seu territorio ao alcance de armas nucleares na mão de um maluco.. foi assim com Osama bin Laden eles o ignoraram e deu no que deu.
E, agora u negócio para o lado do gordinho metido a macho.
G abraco