O pânico está se espalhando na ilha sueca de Gotland. Especialistas militares exigem envio de cinco mil militares à ilha e políticos locais querem minar a sua costa.
Nesta terça-feira o canal de televisão TV4 Nyheterna, mostrou o desejo de um político local do Partido popular, Ulf Klasson, de criar cavidades especiais sob três portos de Gotland: Slite, Klintehamn e Visby. Essas cavidades podem ser minadas para impedir a invasão hipotética de um adversário. A Rússia é considerada como a maior ameaça.
“Gotland é uma ilha estratégica no Báltico. Queremos parar a invasão hipotética para poder receber ajuda do continente”, manifestou Klasson numa entrevista ao Dagens Nyheter (DN).
Além disso, seria inaceitável que o potencial adversário possa desativar minas antes da chegada do reforço do continente. Karlis Neretnieks, antigo reitor do Instituto da Defesa opina que na ilha devem ficar 1.500 militares, 20-30 tanques, 50 blindados, um batalhão de artilharia e uma bateria de defesa antiaérea com o pessoal de 200 soldados.
A ilha de Gotland, que neste momento é quase desmilitarizada, só tem interesse para turistas, mas segundo Karlis Neretnieks, a invasão teorica de Gotland pode ameaçar os países bálticos, que a OTAN não conseguirá proteger neste caso.
O especialista militar sueco acha que os habitantes locais tomam a sério a ameaça russa e por isso não estarão contra a presença de militares. Peter Mattson, do mencionado Instituto da Defesa por sua vez, frisa o fato que o porto de Slite foi equipado pela companhia russo-alemã Nord Stream devido ao transporte de gás através do mar Báltico. Ele acha estranho que a possibilidade de minar o porto não tenha sido prevista desde o início e opina que isto é um plano astucioso da Rússia.
Segundo as palavras de Mattson, a OTAN, os países bálticos e a Polônia estão muito preocupados com o fato que a Suécia não poderá proteger Gotland.
“A nossa percepção de ameaças não é ingênua e está baseada em fatos. Vimos na Ucrânia que há uma vontade política pronta a usar a potência militar”, manifestou.
Vale lembrar que durante muitos anos a Suécia seguia a política de não envolvimento em blocos e alianças militares, por isso não tem obrigações de ajuda mutua em relação aos países bálticos e sobretudo com relação à OTAN. Então quer dizer que os militares suecos estão prontos a se envolver por conta própria ou que a decisão de adesão à OTAN já foi tomada.
Entretanto, o mencionado especialista militar Peter Mattsson fez uma estimativa desta atitude: segundo ele, para proteger a ilha será preciso um contingente de 3.000-5.000 soldados. Será preciso um batalhão de defesa antiaérea de 675 pessoas com duas instalações diferentes que poderão atacar helicópteros e abater mísseis de cruzeiro. Além disso, mais 460 militares com baterias de mísseis deverão ser alojados na costa. Curiosamente a população total da ilha é de cerca de 58 mil pessoas.
Os volumes estimados por Mattson constituem cerca de um terço de despesas militares da Suécia.
Submarinos inimigos ainda não foram vistos perto do litoral de Gotland. Porém, várias vezes por dia chega uma balsa da Suécia continental. Será que em breve os passageiros poderão sentir fortes emoções descendo à costa minada?
FONTE: Sputniknews
Cara, Napoleão falava pra fazer uma guerra você precisa de 3 coisas:” Dinheiro, Dinheiro e Dinheiro”.
A Argentina está quebrada, Inflação 30%, segundo ano seguido de recessão econômica.
Você disse futuro eles se equiparem. Comprarem 24 caças bons como J-10, uns 4 návios corvetas, helicopteros, munição, armas, precisam por volta de uns 10 bilhões de dólares.
Os Argentinos até deram calote nos investidores americanos, não tem dinheiro para pagar suas contas, e vai ter dinheiro para reequipar suas forças?
Quem sabe daqui 70 ou 90, caso eles mudem o mais rápido possível, suas políticas econômicas.
Cenário para eles é péssimo, a médio e a longo prazo.
Brazil cada ano fica mais pobre. Pois o país deveria crescer todo ano a taxas maior que 3% para não baixar a renda per capita. Só que está acontecendo é contrário.
PIB Brasil: 2013 = -0,4%; 2014 = -0,2%; 2015 = -1,5%. Está mais fácil a gente alcançar a Bolívia do que Alcançar Chile, México, etc. EUA, UK, França perdemos de vista faz tempo.
Que nem diz amigo ali em cima isso aqui não pareçe zorra total não, pareçe sanatorio cheio de loucos.
Olha cara ali em cima fala que Malvinas vão ser dos Argentinos, engraçdo, kkkkkkkkkkk
Hoje nessas ilhas encontram-se 6 Typhoons super equipados, esses caças são considerado top Five da atualidade, a Argentina vão durrabar eles com quem? Com super Tucanos? Com os Pampas? não me faça rir, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
União Européia está em crise, está quebrada. Previsão de crescimento deste ano para UE é 1,5%, Espanha 2,8%, Reino Unido 2,5%, França 2,7%, Alemanha 2,2%, somente a Grécia concordo com você está mal das pernas. Estados Unidos 3%.
Enquanto seu Brasil querido vai crescer este ano -1,4%, Argentina querida sua -0,8%, Venezuela amada sua -7%, a Rússia desejada sua -4%. Fonte FMI e Banco Mundial.
Então não nos façam rir, não estamos pedindo muita coisa para vocês somente estudem um pouco mais, olhe a realidade como ela é, como ela funciona, não olhe come se vivesse no fantástico mundo de Bob.
Amigo, acho que não fui suficientemente claro: COMPARATIVAMENTE, é mais fácil a Argentina TOMAR as malvinas que a Ucrânia RECUPERAR a Criméia. Além disso, você está analisando o hoje. Mas nada garante que esta situação catastrófica dos argentinos irá perdurar para sempre. Se afundaram em 3 décadas, podem recuperar-se em outras 3. No longo prazo, o custo logístico para manter uma possessão distante pode não ser compensador. E o envio de mais armas irá somente aumentar este custo logístico.
O PIB não é o único índice econométrico para medir o desenvolvimento de um País. E há dúvidas se é o melhor. Mantenho minha opinião quanto ao cenário da União Européia. No caso dos EUA, enquanto eles imprimirem dólares, terão uma vantagem inquestionável. Resta saber quanto tempo o dólar será predominante como moeda de troca.
Eu leio bastante, mas nunca o suficiente. E também estou incomodado com a baixa previsão de crescimento do País, mas há de se reconhecer a força do torniquete. Mas tudo passa. Aguardemos.
Pegando o gancho no comentário do Dilson Queiroz, é mais fácil as Malvinas passarem a ser argentinas que a Criméia voltar para a Ucrânia. É fato consumado, sem volta.O bonde passou lotado na frente da OTAN.
A Ucrânia é um estado falido, comandado por neonazistas, que não conseguiram dar cabo de alguns mineiros do donbas. Não houve invasão russa. Se tivesse havido faltaria papel e tinta para as capas de revistas.
A União Européia está desmanchando-se. Em breve veremos os estragos provocados pelo calote grego. Da mesma forma, veremos para onde vai a Espanha (com seus 23% desemprego), Itália, Portugal e Reino (des)Unido (com sua divida bruta x PIB em 277%) .
A OTAN é uma cabeça de ponte eminentemente anglosaxônica, cujos interesses nem sempre são os dos países da confederação. Manda quem paga e obedece quem tem juízo. O imbróglio dos Mistral é só um exemplo. A apreensão do avião do Evo Morales é outro. A multa ao BNP é outra. Como também são as interceptações da NSA.
Falando apenas do tema, os suecos estão apenas chorando para aumentar a verba para defesa.
……………….pobre Suécia…pegou o vírus da sindrome das Malvinas com a Inglaterra (kk……..)…………..
Zorra Total é pouco… hahahhaha
Apesar de engraçado, foi o único comentário sério…
kkkkkkkkkkkk..Fred, nao havia lido seu comentario….mas nao posso deixar de concordar…kkkkkkkkkkk……Zorra eh pouco………. Sds
ta parecendo histeria pura no caso da ucrânia tinha a Crimeia que e muito importante para eles e que era russa ate uns anos 50
Que nem diz nosso amigo ali falou, bobeira países balticos ficarem tranquilos, os russos não são lá aquelas coisas não.
Eles levaram uma surra dos finlandeses na 2 guerra mundial. Finlândia um país com baixa densidade populacional, com poucas cidades colocou os ursos para correrem, magina OTAN vão mandar eles para a galáxia de Andrômeda, kkkkkkkkkk
No caso da Finlandia os sovieticos aprenderam com esse fiasco e começaram a reinstaurar oficiais qualificados e modernizar as suas forças , o que permitiu derrotar os nazistas.
Quanto a um conflito russia vs otan, em uma guerra convencional os russos nao poderiam bater de frente por isso usariam armas nucleares , a otan revidaria na mesma moeda e entao todo o planeta iria para a galaxia de andromeda.
Somente os Estados Unidos tem mais de 150 satélites militares. Está semana lançaram um missão secreta na Flórida, ou seja, eles monitaram o mundo inteiro, sabem até o que você comeu na janta ontem. Qualquer movimento inimigo eles prevêem com precisão.
Manda os B-2 lá, solta bomba atômica em Moscou, acaba a guerra, russos não sabem nem de onde venho o tiro, apelação, kkkkkkkk.
Russos ganharam dos nazistas graças à ajuda dos aliados com armamentos e suprimentos, foi estratégia americana, para acabar com a guerra logo, até chamaram brasileiros, até nós colocamos os nazistas pra correr, nazistas não eram tão fodais não.
Finlândia tem uma cidade grande, e umas 10 cidades pequenas, deu baile na Rússia sozinha, foi muito mérito.
Mesma coisa se fosse, no caso não foi, Brasil contra Paraguai. Brasil deu sacolada neles.
Leonardo vc se esquece que os russos tambem tem os seus satelites e sistemas de detecçao, antes que qualquer bomba americana caia em Moscou os russos ja teriam lancado as suas armas, e os dois se destruiriam mutuamente.
No caso da 2 guerra , 2 em cada 3 caminhoes de suprimentos dos sovieticos foram fornecidos pelos EUA, mas dizer que foi so por causa desse apoio material que os sovieticos venceram os nazistas e um erro.
Fernando, com todo o respeito……mas nao da pra comparar o know how e conehcimento dos satelites dos USA e OTAN c aqueles q a Russia tem hoje a seu servico………..nem nos piores pesadelos os russos tem a sua disposicao informacoes em tempo real e 110 % confaveis….duvido mesmo q o pouco q tem hoje estejam totalmente operacionais………e tenha absoluta certeza q realmente sem os recursos q foram enviados pelo americanos tanto materiais (logistica) financeiros, nao excluindo outros aliados tbm, jamais a URSS teria se safado no medio prazo….aliada ainda as pessimas decisoes dos nazistas nos campos de batalha…enfim,……menos, menos Fernando…..menos paixao……..Sds
So to falando que nao existem vencedores em uma guerra nuclear, por acaso isto esta incorreto?
Não sei o que é mais cômico: se o pânico dos suecos com a “invasão do russos”, ou os comentários alucinados que falam em “invasão do Brasil pelos comunistas”.
Zorra Total é pouco…
Realmente essa estratégia da Suécia aí é conversa pra boi dormir. Olha brother, tu não tem medo dos comunas, nos anos 60s diziam que eles comiam criancinhas?
Eu tenho!
Tenho medo que o Brasil termine como a união soviética ou a Venezuela.
Não pelo comunismo!
Mas sim pela falência econômica, fome e desemprego.
Então vc precisa ser sinófobo e não russófobo (como tem se mostrado em outros sites, usando até, nicks diferentes). Pois a Rússia não é comunista e a China (que está investindo muita grana aqui no nosso país), sim.
Russófobo.
É cada bobagem que a gente lê desses fãs da Rússia.
E não tenho vários nicknames, tenho dois.
Sejamos honestos tá legal?
Pode incluir também a invasão americana aos BRICS para roubar o pré-sal e os minérios russos.
Não sei, mas o que mais vejo é Putin na mídia russa usando e incentivando a paranoia de ataque da OTAN para colocar o povo russo ao lado dele e esquecerem os problemas econômicos da Rússia.
Venezuela e Coréia do Norte também fazem isso muio bem.
E o que mais vemos é o ocidente colocando a Rússia como comedor de criancinhas, como faziam na década de 60.
No mais, um outro comentarista aqui foi certeiro ao falar que a Suécia tem motivos de sobra para fazer alarde e se preocupar, pois nós brasileiros, não estamos lá pra saber como são as coisas. Portanto, o mesmo se aplica à Rússia, pois não estamos lá pra saber como as coisas se processam. Portanto, seu comentário cai por terra (algo que realmente não é difícil de acontecer) ao dizer que Putin está usando e incentivando a paranoia de ataque da OTAN ao povo Russo.
Não acho.
É óbvio que Putin está usando a mídia para despertar a paranóia.
Basta pensar um pouco.
Engraçado porque argumentos vocês não têm.
Nilson.
A gente reconhece um fanboy porque ele nãos discute argumentos, ele discute as pessoas assim como você está fazendo agora.
Se houver algum comentário meu que você não goste então discuta com informações, censurar criticas a esse fanatismo bobo de vocês não vai adiantar.
Inclusive sr Nilson
Um dos pontos mais fortes de Puitn é justamente a vitimização da Rússia.
Se isso incomoda eu não tenho como lhe ajudar.
a diferença ehrenburg, é que a suecia ainda não foi invadida pela a russia, é o brasil, já foi invadido pela a esquerdalhada a muito tempo ..
kkkkk……otimo comentario…curto e grosso………..eita mundo louco…..kkkkkk……a imaginacao alucinante de alguns superam em muito o bom senso…..kkkkkk Sds
Seria interessante eles fazerem igual ingleses fizeram nas Malvinas. Colocar base área com uns 12 gripen NG já dava uma segurança maior.
A Suécia precisa de uma belonave multi missão estilo mistral e MBTs
A historia se repete. Hitler foi fazendo pequenas provocações para saber até onde o mundo livre estava disposto a fazer vista grossa em nome de uma suposta paz. Quando chegou a hora ele achou que poderia dominar a Europa inteira. Deu no que deu.
Putin não é Hitler, mas está usando a mesma tática. Deu uma surra na Georgia, invadiu a Ucrania, e ninguem fez nada contra. Agora todo mundo sabe que a proxima invasão(para “proteger os russos locais”) vai ser contra os paises balticos. Fazendo o mesmo que Stalin fez no passado.
Seria interessante os Suecos mostrarem mais os dentes eles tem navios patrulha capazes de desferir letais ataques com seus sistemas de morteiros anti sub da Bofors, como esses patrulhas são rápidos podiam ficar um tempo deslocados por la.
É mais fácil a Rússia invadir o brasil com um golpe comunista.
Eu já visitei Gotland e fico pensando como isto afetaria o turismo no local. Os Russos não são santos, isso já sabemos, mas pergunto: Rússia invadir a Suécia? E o que fariam com ela depois?
E, antes disso, qual seria a vantagem estratégica para os russos em se invadir a Suécia?
Para mim, vendo o mapa da localização da ilha, a criação de um “campo minado” apenas serviria para engarrafar a frota russa no Báltico e impedir o acesso por mar ao enclave de Kaliningrado, que está se tornando a “Diego Garcia” dos russos.
acho que, uma “invasão” por parte da russia não virá tão facil, mas qualquer reforço militar nesse momento, não é nenhuma precipitação…