A Suécia tornou-se o mais novo membro da OTAN na quinta-feira (7/03), ao depositar o seu instrumento de adesão ao Tratado do Atlântico Norte junto ao Governo dos Estados Unidos, em Washington DC. Com a adesão da Suécia, a OTAN passa a contar agora com 32 países entre os seus membros.
O Secretário-Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que “Este é um dia histórico. A Suécia ocupará agora o seu lugar de direito à mesa da OTAN, com uma palavra a dizer na definição das políticas e decisões da OTAN. Após mais de 200 anos de não-alinhamento, a Suécia goza agora da protecção concedida pelo Artigo 5, a garantia definitiva da liberdade e segurança dos Aliados. A Suécia traz consigo forças armadas capazes e uma indústria de defesa de primeira classe. A adesão da Suécia torna a OTAN mais forte, a Suécia, e toda a Aliança, mais segura. A adesão de hoje demonstra que a porta da NATO permanece aberta e que cada nação tem o direito de escolher o seu próprio caminho.”
A bandeira da Suécia será hasteada ao lado das dos outros 31 Aliados numa cerimônia na sede da OTAN em Bruxelas, nesta segunda-feira (11/03), e simultaneamente nos comandos da OTAN na Europa e na América do Norte.
FONTE: NATO/OTAN
“I remain a master strategist” (V. Putin).
“@in, a OTAN está se expandindo para as fronteiras russas” dirão as Puntinz€tes! Mas perguntar não ofende: quantos países da Europa foram invadidos pela aliança para ingressar nesta?