Michel Gabriol escreve, no artigo «Renault Trucks Defense a cartonné à l’exportation en 2015», publicado no jornal francês “La Tribune” sobre o recente sucesso da Renault Trucks Defense (RTD), controlada pelo grupo Volvo, em contratos de exportação em 2015.
Com Emmanuel Levacher como chefe, a empresa teve em 2015 um ano muito bem sucedido em termos de novos contratos. O grupo é formado por seis empresas (RTD, ACMAT, e Panhard, que respondem por 90% do volume total de negócios, e as estrangeiras Mack Defense dos Estados Unidos, Volvo Defense da Suécia e VGGS Océanie da Austrália). Foram assinados grandes contratos para o fornecimento de equipamento militar para o Canadá, Kuwait e Líbano.
Em 2015, a RTD assinou um contrato para o fornecimento à guarda nacional kuwaitiana de 120 veículos táticos Sherpa Scout. Este mesmo país está a negociando novos lotes de veículos blindados. A possibilidade mais aventada é de que seriam mais 120 veículos Sherpa Scout, bem como veículos blindados VAB Mk 3. Segundo a empresa, as conversações podem ser concluídas ao longo das próximas semanas.
Também foi acordado um contrato de fornecimento para o Líbano de 100 veículos blindados VAB Mk 3 e 100 veículos blindados leves Sherpa Light (com pagamento pela Arábia Saudita, finalizado em 2 de fevereiro de 2016).
Ainda no Oriente Médio podem vir mais encomendas, tanto do Sherpa como do VAB Mk 3 por Egito, Líbano e Kuwait. Ao país africano serão fornecidos caminhões e carros blindados da família ACMAT. Nos últimos anos, a preocupação com a segurança de países da África e do Oriente Médio promoveu a venda de cerca de 600 veículos blindados e 2000 caminhões. Só em 2015, 1500 caminhões foram enviados para o Egito.
Já o exército francês notificou em 30 de dezembro de 2015, sua intenção de compra para 241 unidades de veículos leves e 202 unidades de veículos da categoria pesada para forças especiais, com os primeiros 25 unidades de veículos pesados a serem entregues antes do final de 2016. A RTD também quer tirar proveito do programa de re-equipamento do exército francês para fomentar sua nova geração de veículos blindados do programa “Scorpion”. No período de 2018-2031, o exército francês deve comprar 1916 veículos blindados (1668 Griffon e 248 Jaguar).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE:La Tribune