TASS-Defesa – Os submarinos russos do Projeto 885 receberam equipamentos avançados de comunicações e de controle. Os submarinos da classe Yasen (Projeto 885), de propulsão nuclear, são armados com mísseis e torpedos e receberam equipamentos de comunicações de nova geração, além de novos equipamentos de controle, informou à TASS, um porta-voz da Rússia United Instrument-Manufacturing Corporation, parte da estatal Hi-tech Rostec.
Membros da tripulação do submarino receberão pulseiras especiais que permitam monitorizar o seu estado de saúde e sua localização, disse o porta-voz. “O equipamento já foi desenvolvido e está atualmente em fase de ensaios”. “O sistema de comunicações incorpora tecnologias de ponta. Em particular, ele apresenta tecnologias de rádio definidos por software, quando todas as tarefas são realizadas por software em vez de hardware como era antes. Isto permitiu aumentar as capacidades do equipamento e diminuir seu peso e tamanho várias vezes”, informou o porta-voz.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Topol,
a mídia russa está divulgando uma previsão de lançamento do K-561 Kazan para acontecer ainda em 2016, seu comissionamento sim, provavelmente acontecerá em 2018…
E se o Kazan for lançado realmente em 2016,
isto significa um avançado estágio em sua construção e que nesta data atual, muito provavelmente, os referidos “equipamentos avançados de comunicação e de controle”, já foram incorporados ao submarino, que somado ao pioneiro da Classe, o Sverodvinsk, justificaria o plural e o passado empregados pelo jornalista em seu texto…
Apenas uma retificação no texto, onde lê-se “Os submarinos russos do projeto 885 receberam equipamentos avançados de comunicação…” entenda-se “O submarino”, já que até o presente momento apenas o Severodvinsk da classe Yasen foi entregue e está em operação portanto somente ele está passível a receber alguma modificação real e palpável…
O segundo exemplar da classe, o K-561 Kazan está com data de lançamento prevista para 2018… se não sofrer novos atrasos.
Então a menos que o autor tenha tentado transmitir a ideia de que o projeto das novas unidades do projeto 885 foi modificado para receber os novos dispositivos de comunicações está havendo um “superdimensionamento” da notícia, a TASS deveria ter usado o verbo “receber” no pretérito futuro do presente “receberão”, enunciando um fato que deva ocorrer num tempo vindouro em relação ao momento atual e não no pretérito perfeito simples, o que leva a crer em um fato ocorrido em um momento anterior ao atual e já totalmente terminado, o que não condiz com a realidade.