Por Frank Behling
O submarino Tridente será modernizado durante os próximos dois anos no estaleiro TKMS em Kiel e reformulado a partir do zero. O submarino é parte de um grande contrato de 47,9 milhões de euros, que o Ministério da Defesa Português concedeu ao estaleiro TKMS, em outubro. O contrato abrange a modernização dos submarinos Tridente e Arpão, construídos pelo TKMS.
O Tridente tem participado em várias missões da NATO desde sua entrega em 2010. Para aumentar o desempenho, novas baterias serão instaladas e os componentes eletrônicos modernizados. A adjudicação do contrato foi autorizada pelo Ministro da Defesa de Portugal, José Alberto Azeredo Lopes em outubro.
Divisão de trabalho entre Kiel e Lisboa
O trabalho deve ser realizado igualmente em Kiel e Lisboa. Enquanto o Tridente ficará parado por meses no estaleiro para a modernização, o submarino irmão Arpão, a partir de 2018 será docado no Arsenal do Alfeite, na zona sul do estuário do Tejo em Lisboa, para receber as mesmas modificações, que serão apoiadas pelo estaleiro de Kiel.
Para a TKMS o contrato é um grande sucesso no mercado de exportação. Os dois submarinos portugueses estão entre os mais modernos, com motores de célula de combustível, e operando pela Otan fora do Mediterrâneo. Portugal tem operado esses submarinos até agora no Mediterrâneo e no Atlântico e, assim, mostrando as possibilidades deste tipo de submarino.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Kieler Nachrichten
Leonardo…
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tome como base o submarino “Tupi” da marinha brasileira que foi incorporado em 1989 e já em 1996, depois de 7 anos,
iniciou seu primeiro Período de manutenção Geral um processo semelhante ao que o submarino português irá passar o
maior diferencial é que foi realizado no Brasil enquanto outros países não capacitados para isso precisam enviar seus
submarinos para países que possam faze-lo ou então para o país que os construiu.
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Submarinos são plataformas sensíveis que exigem muita manutenção e no caso dos submarinos classe “Tupi” o “manual do
proprietário” recomenda até 3 Períodos de manutenção Geral durante sua vida útil ou depois de atingir 6000 horas de imersão o
que é rigidamente controlado…o “Tupi” já completou seu segundo e último PMG recentemente e entre um PMG e outro ocorreram
também manutenções de rotina.
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abs
Sou leigo no assunto, mas me parece estranho fazer uma programa de manutenção/modernização tão amplo e demorado em sub U-214 com pouco mais de 6 anos de uso. Será que a modernização não vai englobar os problemas citados pela Grécia quando recebeu seus primeiros U214?
Portugal inicialmente queria 3 submarinos para substituir os 3 classe “Daphné” francesa descomissionados ao longo da década
passada, porém, apenas 2 de modelo alemão puderam ser adquiridos.
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Ter apenas 2 submarinos por melhores que sejam tem como desvantagem o fato que quando um precisa passar por um período de manutenção mais longo, haverá períodos em que o outro submarino também não estará disponível devido à
manutenções de rotina ou necessidade de reparos.
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Um mínimo de 3 submarinos é necessário para que ao menos um esteja sempre ou quase sempre disponível ao menos para
operações de pequena duração.