No dia 18 de Fevereiro de 2012, o Submarino Tikuna suspendeu da Base Almirante Castro e Silva para participar da Operação “DEPLOYMENT SUB-12”, com o propósito de aprimorar o nível de adestramento em operações conjuntas com a Marinha dos Estados Unidos da América (EUA) e demais Marinhas amigas que participaram da comissão.
Ao encerrar sua participação na operação, no dia 20 de julho, o Submarino brasileiro desatracou do porto de San Juan, em Porto Rico, e iniciou o regresso ao Brasil. Durante a comissão, foram visitados, também, os portos de Fortaleza (CE), Mayport, na Flórida (EUA), e Norfolk, na Virginia (EUA).
No período em que esteve operando com navios, submarinos e aeronaves de outras Marinhas do mundo, o Submarino Tikuna teve a oportunidade de participar de eventos operativos importantes, dentre os quais se destacam: a realização de um problema de batalha com um Navio-Aeródromo da Classe Nimitz; exercícios de guerra antissubmarino com navios escoltas das classes Ticonderoga, Arleigh Burke, Oliver Hazard Perry e Alvaro de Bazan; e ações de guerra submarina com um Submarino Nuclear de Ataque da Classe Los Angeles.
Merece especial destaque a realização, no dia 02 de maio, do transporte de carga entre o Submarino Tikuna e helicópteros, denominada VERTREP (Vertical Replenishment). O exercício foi realizado com aeronaves do Esquadrão HSL-42 “Proud Warriors”, da Marinha norte-americana.
A participação do Submarino Tikuna na operação evidenciou, claramente, o alto grau de prontidão e a capacidade operativa e logística da Força de Submarinos e da Marinha do Brasil.
FONTE: Nomar