Em 26 de junho de 2014 , o Admiralty Shipyards OJSC realizou a cerimônia de lançamento submarino do Projeto 636, Rostov-on-Don, construído para Frota do Mar Negro, disse o estaleiro em seu comunicado para a imprensa.
A cerimônia contou com a presença do governador em exercício de São Petersburgo, Georgy Poltavchenko, do Vice-Comandante-em-Chefe da Marinha, o vice-almirante Alexander Fedotenkov e do vice-presidente da United Shipbuilding Corporation Igor Ponamorev.
O submarino Rostov-on-Don é o segundo submarino de serie que está sendo construído pela Admiralty Shipyards para a Marinha. O submarino teve sua quilha batida em novembro de 2011.
O Projeto 636 é a terceira geração de submarinos diesel-elétricos, sendo uma modificação do famoso submarino da classe Varshavyanka. A construção de seis submarinos do projeto modificado foi iniciado no âmbito do plano de longo prazo do Ministério da Defesa, sobre a recuperação da disponibilidade naval e do programa de melhoria de submarinos diesel-elétricos.
Todos os submarinos da série têm o nome de Cidades ou cidades com Glória Militar. O primeiro submarino Novorossiysk foi lançado em novembro de 2013 e está concluindo os testes de mar agora. A construção do terceiro submarino Stary Oskol está quase completa.
O submarino Krasnodar teve a quilha batida em fevereiro de 2014. Este ano terão a quilha batida mais dois submarinos: O Veliky Novgorod e Kolpino.
Admiralteiskie Verfi OJSC (Admiralty Shipyards) é uma empresa chave da construção naval, um centro de construção de submarinos convencionais da Rússia. O estaleiro é afiliado à United Shipbuilding Corporation OJSC. No momento as instalações do estaleiro estão totalmente ocupadas. Um número de contratos estão sendo implementadas com sucesso no estaleiro para clientes nacionais e estrangeiros.
Duas séries de submarinos estão sendo construídos agora: Projeto 636,1 para as marinhas estrangeiras e 636,3 para a Marinha Russa. Além disso, o navio de salvamento Igor Belousov com veículo de recuperação Bester-1 está sendo construído pelo Estaleiro. Número de funcionários da Admiralty Shipyards é de 6.500 pessoas.
FONTE: PortNews
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Se divulgaram até a hélice do “outubro vermelho. 🙂
O Outubro Vermelho usava propulsão magneto hidro-dinamica (lagarta) !!!
Este submarino é russo, do Projeto 636, classificado pela OTAN como classe Kilo avançado, em relação ao Kilo original que seria do Projeto 877EKM.
Possui comprimento de 76 metros, boca de 10 metros, desloca 2300 ton na superfície, velocidade submerso de 20 nós, profundidade máxima de imersão em 300 metros, 45 dias de autonomia, e tripulação de 52 homens, é armado com 6 tubos de torpedos, podendo carregar 18 torpedos e mais 8 mísseis antiaéreos.
A marinha russa ainda utiliza estes submarinos diesel porque tem uma vantagem sobre os nucleares, que são então considerados ultra silenciosos, o que os torna de mais difícil detecção.
Os hélices ( termo naval masculino ) da classe 877 possuem 6 pás, e da classe 636 possuem 7 pás, com atenuador de vortex, como pode ser visto na imagem. A marinha russa parece não se incomodar em mostrar seus hélices, mas existe também uma teoria de que alguns hélices são montados nos submarinos apenas para as cerimônias de lançamento, e posteriormente são trocados………………… e o que de fato entrega de tão sigiloso o formato de hélices?
Até uma época em que os submarinos americanos tinham supremacia de controle de ruídos emitidos pelos hélices e, a partir de que alguns fatos permitiram vistas a estas peças, e os japoneses venderam aos soviéticos algumas máquinas fresadoras especiais para construção de hélices, nos anos 80, então houve uma virada na performance de ruídos dos submarinos russos, passando estes a ser mais silenciosos…………….. Mas, concluindo, realmente são peças de alta tecnologia e design, daí que se dificultam a tomada de imagens ou gravações, do que se proibem entrada de câmeras em bases de submarinos, assim como também tentam esconder hélices de navios de superfície.
Alguns hélices de submarinos americanos já tiveram imagens divulgadas ou vistas, que são da classe Ohio e também da classe Los Angeles.
Amigo BY RL alguns submarinos quando são lançados para não revelar a tecnologia empregada em suas hélices que os tornam mais velozes e silenciosos eles costumam tampar as hélices. Eu estranhei os russos não fazerem isso.
Obrigado Mauricio, pelo retorno.
Agora sim entendi.
Aliás, valeu como uma lição aprendida.
Abraços.
Esta é a classe kilo? É q realmente n conheço sobre subs, agradeço muito.
Amigo Mauricio.
Não consegui entender a linha de raciocínio de seu comentário pois o amigo não respeitou as regras gramáticais, inclusive acentuação.
Quanto ao tópico da matéria, penso que uma nave como estas em nossa MB seria um diferencial sem igual.
Aliás. Qual o poderio deste submarino?
Alguém saberia informar?
Achei que a tendencia da Marinha da Russia fosse seguir o conceito da US NAVY que não opera submarinos diesel-elétricos
É de estranhar quase todo submarino construído geralmente a hélice é tampada os russos constrói submarinos numa rapidez se nós tivéssemos essa expertise.