DAVOS, Suíça (Reuters) – A ministra de Relações Exteriores da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, disse nesta quinta-feira que o impasse causado pelo programa nuclear norte-coreano precisa ser resolvido de maneira diplomática, e que tem certeza que os Estados Unidos irão consultar seu governo se uma opção militar for considerada.
“(A questão nuclear) precisa ser resolvida por meio de esforços diplomáticos. A ideia de uma solução militar é inaceitável”, disse a ministra em coletiva de imprensa nos bastidores do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
“Estou segura de que qualquer coisa que os Estados Unidos façam nessa frente será feito em estreita consulta conosco”.
Reportagem de Soyoung Kim em Davos
Acho interessante, pra não dizer assustador que um país miserável que praticamente existe na “idade das trevas”, conseguiu se tornar uma potência nuclear, enquanto países vizinhos muito mais avançados tecnologicamente como a Coreia do Sul e o Japão ainda são protetorados dos EUA na questão de defesa! Da mesma forma não se pode deixar de pensar como o Brasil, mesmo sob comando dos militares por vinte anos, demorou tanto pra obter a tecnologia de enriquecimento de urânio e perdeu tempo e as chances de se tornar uma potência nuclear!
Justo, afinal é o deles que está na reta, na verdade são reféns, simples assim!
Exatamente… e ainda por cima… são todos Koreanos, separados por uma guerra no qual lutaram por interesses de outros, ambos os lados…