Separatistas removem população da zona de conflito para o lado russo da fronteira, enquanto as duas partes se acusam mutuamente de agressões. Ocidente diz que Moscou prepara simulação de ataque para justificar invasão.
Novos desdobramentos na fronteira da Rússia com a Ucrânia nesta sexta-feira (18/02) elevaram as tensões e os temores de um conflito armado na região.
Milícias separatistas relataram uma explosão de um carro-bomba próximo à sede do autoproclamado governo local em Donetsk, segundo com informações de diversas agências de notícias russas. Apesar de a explosão ter sido bastante grande, não houve feridos, de acordo com relatos de testemunhas.
Grupos rebeldes começaram a evacuar a população civil da zona de conflito. O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou ao Ministro de Emergências de seu governo que viajasse até a fronteira para organizar abrigo para as pessoas que deixarem a região de Donbass, onde ficam as duas autoproclamadas repúblicas populares dos separatistas, em Lugansk e Donetsk.
“Putin instruiu o ministro a se deslocar com urgência para a região de Rostov [próxima à fronteira] para organizar os trabalhos e criar as condições para acomodação, fornecimento de refeições quentes e tudo o que for necessário, incluindo cuidados médicos”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmirty Peskov.
O governo russo oferece uma recompensa de 10 mil rublos (aproximadamente 663 reais) para cada pessoa que buscar abrigo no lado russo da fronteira. Esse total equivale a metade de um salário mensal médio na região de Donbass.
Ataque inimigo simulado
Governos ocidentais afirmam que tudo isso seria parte de uma estratégia russa para classificar a Ucrânia como o agressor e, possivelmente, justificar uma invasão ao país vizinho.
Em mensagem de vídeo, o líder do governo separatista de Donetsk, Denis Pushilin, acusou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, de planejar uma ofensiva de suas tropas na região.
Logo após essa declaração, os insurgentes começaram a remover crianças de um orfanato e outros moradores da região, que foram transportados em ônibus para a Rússia. Longas filas se formavam nos postos de combustíveis, enquanto muitos se preparavam para deixar suas localidades por conta própria.
Kiev, porém, negou qualquer intenção de realizar uma ofensiva. O ministro ucraniano do Exterior, Dmytro Kuleba, assegurou que seu país não planeja qualquer ação militar em Donbass. “Estamos totalmente comprometidos somente com uma resolução diplomática para o conflito”, afirmou.
Lideranças ocidentais renovaram os alertas de que a Rússia poderá utilizar o conflito no leste ucraniano como pretexto para intervir militarmente no país vizinho.
Agências de inteligência ocidentais estão em alerta para o caso de Moscou realizar uma operação de “bandeira falsa”, ou seja, simule um ataque inimigo para justificar uma agressão à Ucrânia. A inteligência ucraniana relatou que os russos planejariam um ataque à região de Lugansk, que poderia ser utilizado como pretexto para uma ação militar.
Em meio à instabilidade na região, um comboio humanitário do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (Acnur) foi atingido por fogo de artilharia das milícias insurgentes na região de Lugansk, informou o comando militar ucraniano. Não houve vítimas. Os rebeldes negaram qualquer envolvimento a acusaram Kiev de encenar um ato de provocação.
Os separatistas, por sua vez, denunciaram ataques de forças ucranianas na divisa entre os dois territórios. O porta-voz Peskov disse que a situação é “potencialmente muito perigosa”.
Frágil defesa da diplomacia
Apesar de Putin se dizer aberto a uma solução diplomática para a crise, vários desdobramentos ocorridos nesta semana contribuíram para minar sua aparente defesa da diplomacia e aumentar as tensões entre Moscou e o Ocidente, além de intensificar os temores quanto a uma possível guerra na Europa.
Autoridades americanas e europeias denunciaram o aumento do contingente russo na fronteira com a Ucrânia, para onde Moscou teria enviado nas últimas semanas em torno de 150 mil soldados.
Isso, apesar de Putin ter anunciado há poucos dias uma retirada parcial de suas tropas na região. A inteligência americana, porém, disse não ter visto qualquer movimentação nesse sentido.
A Rússia programou para este fim de semana a realização de exercícios de suas forças nucleares, que serão supervisionados pelo próprio Putin, e incluem o lançamento de vários mísseis. O exercício militar é considerado uma tentativa de Moscou de lembrar o mundo de seu poderio nuclear.
A Otan aumentou o nível de alerta para milhares de soldados no Leste Europeu, devido ao agravamento das tensões no leste ucraniano.
FONTE: DW (AP, Reuters, dpa)
Forjar e simular situações de conflito são especialidades fartamente praticadas pelos EUA e seu principal aliado a Inglaterra. Tem um know how impressionante.
Cita pelo menos um seu especialista de geopolítica.
O Biden é um fantoche. A coisa por trás dele é mais pesada. Dá para perceber que ele está sendo guiado.
Fantoche de quem? Sobre ele não posso falar isso mas sobre você com certeza. Seu fantoche.
Temos um eleitor do partido democrata entre nós
O preposto do deep state americano (Biden) precisa cumprir com as ordens daqueles que o colocaram na presidência dos EUA, por meio da fraude.
Os democratas são o câncer dos EUA e espalham suas escórias pelo resto do globo. Que o povo americano se rebele e ucranize os representantes deste maldito partido.
Biden mente ate pelis cotovelos. Pior popularidade maior inflação em décadas. Muitos devem chorar pelo voto num falso. Agora é tarde. Enqusnto isso jogo de cena.
Ele mentiu sobre o que? Da exemplo. Somente um. Ou escreve o que sabe e não sabe o que escreve……. Sem conteúdo, sem exemplo, sem contesto. Jogar …. em alguém por jogar. Você pelo menos sabe quem é cara sobre qual você escreve?
MODERAÇÃO: Pawel favor respeitar os demais leitores sem ofender nos próximos comentários. Esse foi editado, o próximo será deletado.
Que suas políticas sanitárias iriam acabar com a covid, que suas políticas econômicas iriam recuperar a catastrófica situação fiscal americana, que ele não seria extremista e não procuraria estimular divisão de classes e teoria crítica de raça como forma de dividir ainda mais a sociedade americana, que ele iria realizar uma geopolítica responsável na defesa dos interesses efetivos dos EUA e de forma ordenana praticar a retirada do afeganistao, que seu filho (Hunter biden) não estava envolvido nos escândalos de corrupção que vier a tona recentemente sobre lá de dinheiro justamente na Ucrânia, que iria defender a segurança pública aplicando de maneira moderada as reformas administrativas e estruturantes nas forças policiais ao menos em escala federal…… posso continuar essa lista por muito mais tempo, porém se quiser achar uma resposta prática e rápida, basta uma simples pesquisa no Google sobre a taxa de aprovação do cara ser uma das mais baixas da história e os EUA estarem em sua pior recessão em 40 anos
Descreve fonte onde Presidente dos Estados Unidos Se proonuciou e falou o que voce esta mencionando. Voce somente esta repetindo acusasoes de trampostas. Onde ele falou isso. Quando isso sai da boca dele?
Facil repetir fake News mas quero que voce me da exemplo de declaracao dele que nao cumprir.
Dodo, peco desculpas por minha resposta anterior. Infelizmente responde como um tonto. Peco desculpas não porque concordo mas porque voce foi bem objetivo de apresentar teu pito de vista e eu tratei tua resposta muito superficialmente querendo diminuir importância do que escreveu. Ainda hoje vou tentar te responder no nível que voce postou teu comentário.
Gostaria de responder ponto por ponto.
01. Politica sanitária. Atual Presidente garantiu as vacinas para toda população americana em tempo recorde, excluído ate outras nações da possibilidade de adquirir vacinas para garantir para próprios cidadãos. Cumpriu palavra. Garantiu. Mas não pode obrigar os americanos para eles se vacinarem. Somente congresso poderia tornar vacinação obrigatória. Presidente não tem estas prerrogativas. O povo americano pode se culpar, presidente não mentiu.
02. Situação fiscal dos Estados Unidos está “catastrófica” deste tempo do Carter. Estados Unidos estão se endividando anualmente independente de que qual partido está colocando seu representante na cadeira do presidente. Único momento quando os gastos foram equilibrados foi gestão de Bill Clinton. Equilibrados não significa saneados. Problema está se estendendo já décadas e nenhum presidente por mais que promete taxar grandes fortunas nem manda projeto para congresso, além de que este presidente esta após de primeiro ano de seu mandato. Alem de tudo, divida americana e maior problema dos credores e não de devedor. Porque se devedor vai falir mundo vai falir. O que impossível. Lembra crise de 2008? Próprio governo americano injetou na economia privada milhares de bilhões para salvar mundo de crise. Qual economia do mundo teria esta capacidade. E deve lembrar que já naquele tempo foi maior devedor deste mundo.
03. Sobre retirada dos americanos de Afeganistão ele realizou o que foi assinado pelo Tramp. E decisão dos dois presidentes foi correta na minha opinião. Investir em uma nação que nem fez esforço para se opor um novo regime por um minuto, não valeu a pena. Desgaste da imagem, perda de dinheiro. Os Americanos mostrarão mundo que quando querem atingir qualquer objetivo, e atingiram. Ocuparam pais, mataram Binladen. Após disso permanecer e gastar dinheiro se tornou obsoleto. Então começaram reduzir contingente e finalmente saíram do país. Contrario preservaram vida dos próprios soldados o que é maior interesse da nação. Atualmente onde precisam mandam seus soldados, Alemanha, Polônia, Romênia, Grão Britânia para realizara e garantir seus interesses, estão mandando. Sendo firme nas promessas e realizando 5º ponto de tratado de NATO. Mostrando poder militar estão também usando via diplomática para resolver problema e evitar conflito militar. Isso e realizar geopolítica responsável em defesa não só de USA, mas também todo mundo Ocidental qual nos também pertencemos.
04. Já foi comprovado que acusação contra filho do Biden são fake news e suas principais acusadores foram ligados diretamente com equipe de Donald Trump. O que foi também motivo de um escândalo internacional entre USA e Ucrânia e tentativa de Trump de obrigar presidente Ucraniano para confirmar que filho de Biden e corrupto (em troca de ajuda americana) o que foi negado pelos Ucranianos e também pelo Procurador Geral dos Estados Unidos. Espero que você lembra estes fatos por isso estou supresso que mencionou.
05. Sobre reforma administrativa não posso escrever nada porque não achei esta promessa de Biden, mas este quesito está nas mãos do Congresso. Presidente pode ser somente iniciador do processo. Sobre forcas policiais, infelizmente presidente nem congresso tem autonomia, porque respondem municípios, então somente eles podem fazem mudanças nas leis.
06. Sobre taxa de popularidade, caiu de Biden, de Bolsonaro, de Duda, de Macron, de Johnson … posso continuar essa lista por muito mais tempo, porém se quiser achar uma resposta prática e rápida … inflação, pandemia, lucratividade abusiva de fabricantes, atravessadores e comerciantes causa insatisfação de todas as populações ate da China, Corrêa do Norte, Rússia. China tem olimpíadas, por isso Kim Jong-un primeira vez em história deste pais criticou em dezembro de 2021 próprio governo e a Rússia esta mostrando forca para próprios cidadãos esperando domar seu próprio povo com esta tragédia. Democracias ocidentais não tem esta possibilidade de dar “comida e festas” para população descontente para acalmar população.
O qual desepserado deve estar o “senhor Bidê” para estimular um conflit9 ma região e remover-se dos holofotes gerados pela incompetência e terríveis políticas econômicas e sociais de seu (Des)governo….
Este senil senhor Bidê conseguiu vender 250 Abrams pra Polônia ao custo de muito sangue ucraniano .
O que você quer falar com isso?
Pior que ele só o cara de pamonha que é o secretario geral da otan… pensa num sujeitinho medíocre e sem capacidade de gerência…. Pelo menos rendeu boas risadas pela sua patética entrevista pós evacuação do Afeganistão
Quem estimula conflito e Putin.
Deve ser sim… por isso que é o Bide que todo dia vem em público dizer que a russia vai invadir no dia seguinte só pra terminar com cara de pamonha desacreditado quando nada ocorre kkkkkk