De acordo com informações reveladas pelos Estados Unidos em 14 de fevereiro de 2016, usando imagens de satélite do mesmo dia, a República Popular da China instalou uma divisão do moderno sistema de mísseis antiaéreos de médio e longo alcance HQ-9 na Ilha Woody, na parte das Ilhas Paracel disputadas no Mar do Sul da China.
Em 16 de fevereiro, a implementação do sistema HQ-9 em Woody foi confirmada por representantes não identificados do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e em 17 de fevereiro, pelo representante oficial do Ministério da Defesa Nacional da República da China (Taiwan).
Foi informado que duas baterias foram implantadas, para um total de oito sistemas de lançadores autopropulsados do HQ-9. A China capturou as Ilhas Paracel, localizadas ao Sul do Vietnã em 1974, mas há reivindicações para a posse do arquipélago não apenas pela República Socialista do Vietnã, bem como a República da China (Taiwan). A China conta nas Ilhas Paracel, agora pela primeira vez, com uma guarnição de poder de defesa significativo, reforçando seus esquadrões de caças-bombardeiros JH-7A e J-11VN.
O secretário de estado dos EUA, John Kerry, afirmou em 17 de fevereiro que os relatórios da implantação dos sistemas antiaéreos chineses HQ-9 nas Ilhas Paracel e o fortalecimento da militarização do arquipélago é uma “preocupação séria” e que “nos próximos dias, vamos ter uma conversa muito séria sobre o assunto”, com o lado chinês. O governo dos EUA tradicionalmente se opõe ativamente ao reforço da presença militar chinesa nas ilhas em disputa no Mar da China do Sul (arquipélagos de Paracel e Spratly).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO :Junker
FONTE: BMPD
Perdeu playboy.
Para quem não lembra o início dessa corrida por supremacia naquelas águas, tudo teve início no projeto criado pelos EUA para contar a ameaça chinesa, criando um cinturão defesa entre os países aliados, de forma a neutralizar todo e qualquer ataque oriundos daquele país. Diante da ameça do cinturão asiático, a China deu passos mais agressivos na busca por controle daquelas águas, construindo ilhas artificiais e estendendo a navegação militar nas ilhas sob disputa, o que tem por intenção avisar aos países componentes do Cinturão que seguir a retórica americana levaria a uma corrida armamentista que arrastaria todos eles contra a China, e a situação evoluiu depois que os EUA respondeu a imponência chinesa enviando aeronaves e navios para vigiar as ilhas, deixando todo o frágil equilíbrio naquela região por um fio.
Não há mocinho nem vilão nessa história, EUA e China são as duas maiores potências do mundo e disputarão influência naqueles mares por décadas, qualquer opinião defendendo um dos lados é meramente posicionamento ideológico individual.
O significado disso tudo é que a China não sai mais de lá, querendo os EUA ou não, podem “latir” à vontade. É mais ou menos como o caso da Crimeia, a Rússia nunca mais saira de lá e estamos conversados, ponto.
Boa madrugada senhores!
Agora trazendo essa realidade chinesa para minha utopia tupiniquim:
Entre alguns de meus sonhos em materia de defesa, imaginel os senhores, Fernando de Noronha com três baterias de SAM, igual número de lançadores quadruplos de MM40 ou nosso MAN e para fichar alongamento da pista de pouso para receber um destacamento de A-1.
CM
Eu acho que o MM-40, assim como o MAN SUP, pra ficar baseado tem perna curta, sem contar que não temos muitos e estes poderiam ser alvos fáceis se a AAA for falha. É mais válido deixar tudo no paiol, bem estocado e se necessário deslocar helicópteros UH-15A pra lá ou até mesmo os P-3AM, já que os A-1M não tem míssil anti-navio por parte da FAB. Só se pegassem os Exocet da MB,.
A respeito do SAM, Por mim, só dava um belo Up Grade nos radares da região, e uma cobertura de média altura a lá Pantsir, caso a coisa esquente. Se tivéssemos a tão sonhada Fragata AAW ela poderia cobrir a região, some a isso um Scorpène e a coisa fica bem interessante.
É o que eu penso…
os eua querem mandar e dominar o mundo,que aceitem essa!!!!Nw poderao fazer absolutamente NADA,vao ter que engolir a seco kkk
Aham, isso não tem nada relacionado com a expansão da China sobre os mares dos países da região, que não poderão se defender dessa China que está surgindo e crescendo sobre seus territórios… O problema são os americanos tentando dominar o mundo.
China,EUA.Rússia,França, Inglaterra e outros mais são todos farinha do mesmo saco,nós brasileiros e demais habitantes do Terceiro Mundo é quem devemos ficar MAIS espertos!