O senador dos EUA Ted Cruz (R-Texas), Membro do Comitê de Comércio, Ciência e Transporte do Senado e membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, emitiu a seguinte declaração hoje (28/02) depois que dois navios de guerra iranianos foram autorizados pelo Brasil a atracar no porto do Rio de Janeiro:
“A atracação de navios de guerra iranianos no Brasil é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos norte-americanos. Os Estados Unidos têm sanções e leis antiterrorismo projetadas exatamente para deter e responder a essas ameaças. Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde atracaram corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos, e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou dessas empresas brasileiras no futuro. O presidente Biden chama o presidente brasileiro Lula de amigo e disse que teve a honra de recebê-lo na Casa Branca, e o próprio Lula é um chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses, então esses riscos não foram ou não transmitidos aos brasileiros. No entanto, nossas leis antiterrorismo são projetadas para proteger os norte-americanos e não são opcionais. A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-lo a fazer”.
Eu so queria ver a turma do AMOR , inclusive os LGBts recepcionando com um pernilzinho assado.
Só isso .. Não vai ter protesto dos mesmos ?
Ted, cuide do seu país, e deixe que nós brasileiros seguirmos o rumo que julgarmos melhor para o Estado e povo brasileiro.
Pelo menos o Irã teve a dignidade de pedir para passar com seus navios por nossas águas.
Ao contrário dos Estados Unidos, que recentemente violaram nosso espaço aéreo e zombou dos nossos Controladores de Tráfego.
Ai, ai, ai, ai…Ted! Vai….
Será que o senhor ainda não notou que tua nação está em pleno declínio? O mundo encontra-se em outro status Quo, aonde a vontade de Washington tem cada vez uma relevância menor!
Não que eu esteja defendendo este ou aquele regime, o que estou afirmando é que o Brasil é soberano em suas políticas externas e deve ser respeitado!
Fica a pergunta:
_Porquê Washington não bloqueia os navios da Arábia Saudita? Se o problema é a liberdade dos direitos civis no Irã, o mesmo se aplica aos sauditas…
Sgtº Moreno
(CM)
Se por um lado o Brasil é soberano para receber estes navios, por outro, os EUA são soberanos para “achar ruim” e tomar medidas para expressar este posicionamento. Estamos falando afinal, de inimigos declarados e é precisso ser muito ingênuo para acreditar que é possível dar as mãos a ambos, sem consequências.
.
Muitos questionam eventos em que americanos exercem posicionamentos contrários ao Brasil, dificultando acesso a tecnologias, máquinas, componentes e afins. Está aí a resposta; não fazemos valer o peso da palavra “aliado”. Na visão deles, o Brasil simplesmente não se faz ser confiável. E ao Brasil, cabe a aceitação e a convivência com a soberania de suas escolhas.
.
Agora, é no mínimo “engraçado” ver um governo que se diz ferrenho defensor dos princípios democráticos, dos direitos humanos, direitos das mulheres e minorias, exercer tal posicionamento perante a trajédia chamada Irã. Na prática, isto até hoje, só serviu para dar peso a fala israelense, de que somos anões dipomáticos.
A pergunta é= o que ganhamos com navios iranianos aqui e o que perdemos?
Pra primeira pergunta não há itens.
Pra segunda ha.
Artigo no mínimo desonesto né? Lula é chavista? Mas quando B O Z O elogiou Hugo Chaves e disse o classificou como um exemplo a ser seguido na região, aí bozo não era chavista?
Dois pesos e dduas medidas ou fã-clube?
Juarez,
Antes de criticar o artigo, preste atenção que o texto está entre aspas, ou seja, essas são as palavras de Ted Cruz na íntegra.
Lulinha, 3 meses no poder e muita …. feita. Fazueli
Gostaria de ver os EUA fazer sanções contra o Brasil. Como o resto do mundo iria por exemplo: comer? Sem os produtos Brasileiros, não se faz sanção contra um pais como o Brasil, não daria certo, os demais países que fazem comercio conosco não iriam obedecer, China, Índia, Rússia entre outros nos apoiariam. Não somos o quintal dos EUA.
Bom… Como disse o jornalista Boechat para um certo pastor… Com o devido respeito… – Senador, vai caçar uma …Se baixarmos a cabeça uma vez não levantamos nunca mais, pois hj é o Irã, amanhã é China e por aí vai…
Enquanto o Brasil não tiver um projeto de NAÇÃO essas coisas continuarão acontecendo. A América do Sul é quintal americano e, na atualidade, existe apenas um único país para se impor e dizer ”NÃO”, na cara dos americanos. A chamada: Venezuela. Por mais que todos nós saibamos o que se passa por ali, eles não se importam com o que os americanos dita. Ali, quem manda, são eles, fato.
Todo mundo sabe que os americanos detêm força no momento. Não vou entrar na questão dos americanos mandarem em tudo – de certa forma, eles estão certos. Na atual conjuntura global, quem manda, até o momento, são eles. Se a China se tornar uma potência econômica mundial (estou apostando mais na Índia, confesso), podem ter certeza de que ela é quem irá ditar as regras seja lá pra qual país for e isso incluirá também o Brasil.
Se fosse o Brasil, se tornando uma potência global, sem sombra de dúvidas seríamos como os americanos. ”Como assim? Somos a maior potência do mundo e quem dita as regras são aqueles nanicos ali?” Entenderam o que eu quis dizer? Complicado.
Agora eu quero ver o que o atual governo fará em relação.
Pergunta para o Ted Cruz: Vocês foram assim táo contundentes quando o seu Presidente Bidê e a UE suspenderam as sanções e recomeçaram a comprar petróleo da Venezuela? Já que a Russia não pode mais?
O tal do ted cruz fala como se o Brasil fosse uma mera colonia deles
E tem mocorongo batendo palma para o politico americano fazendo campanha politica
Faça o L! Foi vosso governo que apoiou a todo o custo (beirando o desespero irracional) o atual governo federal brasileiro….
Espero que tenha valido a pena…
Não, “faz o B” e bata continência igual um cachorrinho amestrado dos norte-americanos…
Ted Cruz quer capturar votos da desorganizada diáspora tupiniquim, é provável que ele construa esse antagonismo e o manobre num futuro próximo.
Apesar dele não comandar nenhum Comitê, um senador bem posicionado e motivado pode bloquear qualquer diplomacia, vide Robert Menendez, que para agradar condados com minorias gregas e armênias em Nova Jérsei, tem bloqueado seguidamente vendas militares à Túrquia.
Hipocritas, falando assim até parece que os EUA e o Irã nunca foram amiginhos incluse até venderendo caças avançado na epoca…
Quanto mais sancoes aplicar mais rapido irão perde o posto de hergenomia para a china.
Bravatas, apenas bravatas.
Como bom Trumpista Ted Cruz calado é um poeta, e olha que ninguém mais do que eu tem repulsa ao criminoso regime iraniano
Ted Cruz “”Trumpista””, então tá.
Em momento algum a nota se refere ás necessidades comerciais, bilaterais do Brasil ou do Irã. Apenas aos dos EUA.
Como se no mundo, somente eles tivessem o direito ao comércio e parcerias.
Eles realmente se acham os donos do mundo. Como eu queria ver o “satã” do norte afundado em caos e fogo
Tua ideologia te cega. O satã do Norte na verdade tá invadindo a Ucrânia nesse momento. E o Dragão tá se preparando pra invadir outro país.
O teu querido Irã é um país terrorista governado por uma ditadura islâmica que despreza as mulheres.
Ñ se trata de ser dono do mundo, mas qnd o teu Lule escolhe aliar-se a essa escória, ñ dá para querer que os americanos sigam aliados nem cooperando.