WASHINGTON – A despeito dos melhores esforços dos aliados de Ancara em Washington, durante as horas finais da sessão do Congresso, o Senado dos EUA se recusou a aprovar na quarta-feira a doação de avançadas embarcações navais americanas para a Turquia. No início desta semana, a Câmara havia aprovado a medida controversa após um debate contencioso, informou o Comitê Nacional Armênio da América.
“Juntamo-nos com os nossos amigos gregos-americanos para agradecer aos congressistas Engel, Sherman, Bilirakis, e Sarbanes por se oporem a esta medida controversa dando duas fragatas de mísseis guiados para uma Turquia cada vez mais arrogante e antagônica, e acolher a decisão do Senado para bloquear os esforços de ‘fast-track’ desta medida controversa nas horas finais do 112 º Congresso “, disse Aram Hamparian, Diretor Executivo da ANCA. “Este revés mais recente para a Turquia, reflete o crescente entendimento bipartidário em ambos os lados de Capitol Hill sobre o real preço que a América está pagando para a hostilidade crescente da Turquia para os interesses dos EUA e aliados. Esta decisão é mais um sinal de que, a era da Turquia ter um cheque em branco em Washington acabou “.
Em uma carta circular no início desta semana no Capitólio, a ANCA salientou que: “Essa transferência seria materialmente fortalecer as capacidades navais de Ancara no momento em que ele está usando sua frota marítima de forma agressiva para contestar o direito de Chipre para explorar seus recursos de energia off-shore, e está em busca de obstruir a capacidade da Grécia para proteger suas águas territoriais”.
A ANCA também enfatizou que: “Transferindo essas embarcações também enviaria um sinal perigoso para os líderes da Turquia que nosso governo apoia a ocupação militar de Chipre. A posição em relação a Israel, o bloqueio da Armênia, sua intromissão no processo de resolução de conflito de Nagorno Karabakh, ou suas violações contra os direitos dos cristãos, curdos e outras minorias. A carta fechada, observa que: “Esse material seriam recompensas e endossos morais que não são justificados nem construtivos. Na verdade, eles vão trabalhar contra os interesses da nossa nação na segurança regional. “The American Institute Helénica, Hellenic American Leadership Council, e outros grupos americanos gregos também eram contra a transferência.
FONTE: asbarez.com
Erdogan é um déspota a moda Hugo Chavez que esta transformando a Turquia em uma monarquia religiosa, onde ele quer ser o rei
que tal doarem para o impávido colosso aqui? shaushaushahsa
Os Estados Unidos está pronto para abdicar de um aliado como a Turquia? no momento em que a situação americana se complica no oriente médio com uma real perda de influência na região eu acho que a turquia é um aliado importante.
Os minaretes são as nossas baionetas.
As cúpulas as nossas couraças.
As mesquitas os nossos quartéis,
e os crentes os nossos soldados.
– Recep Erdogan, Primeiro Ministro turco (considerado um islâmico “moderado”!).
.
O fato é que: A Turquia é, e sempre será um corpo estranho, para a Europa e o Ocidente de modo geral …, as vezes quase aliado, e as vezes quase um inimigo …
.
É nisso que o Senado dos EUA estava pensando. E neste momento suas políticas [da Turquia, não estão nada afinadas com as de Washington.
.
(…) “uma Turquia cada vez mais arrogante e antagônica” (…)
.
— Leia-se: Querendo agir segundo seus interesses, e não segundo os nossos interesses.
.
Aguardem, mais cedo ou mais tarde, este tipo de sentimento vai acabar chegando até a – OTAN.
.
Saudações,
.
Konner
Num futuro bem próximo a Turquia terá suas próprias fragatas, assim como já possui as corvetas de projeto nacional da classe Milgem!