A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Rússia estão se preparando para um possível confronto militar, segundo disse um grupo de análise de política militar.
“A Rússia está se preparando para um conflito com a OTAN, e a OTAN está se preparando para um possível confronto com a Rússia”, afirmou a Rede de Liderança Europeia (ELN na sigla em inglês).
O instituto, com sede em Londres, mencionou dois grandes exercícios militares realizados este ano como base para o seu prognóstico.
A OTAN realizou os exercícios Allied Shield, com a participação de 15 000 militares de 19 Estados-membros em diversos países do Leste Europeu, em junho. Eles incluíram as manobras Trident Joust na Romênia, as BALTOPS, Saber Strike e Noble Jump — a primeira missão conjunta da OTAN de elevada prontidão na Polônia.
Em março, 80.000 militares russos e milhares de unidades de equipamentos participaram de inspeções de prontidão de combate em todo o país.
A ELN argumentou que a natureza intensificada e a escala de ambos os exercícios mostram que “cada lado está a treinar tendo em mente as capacidades militares e, muito provavelmente, os planos militares do outro”.
O grupo de análise de política militar não sugere que tenha sido tomada uma decisão explícita, ou que o conflito Rússia-OTAN seja inevitável, mas disse que a mudança no perfil dos exercícios é um “fato” que alimenta tensões geopolíticas.
“Essas tensões estão ainda mais agravadas e o sentido de que a imprevisibilidade aumenta, quando os exercícios não são previamente notificados ou anunciados antecipadamente de forma pública”, observou.
O ELN propôs um caminho de quatro etapas para aliviar as tensões, incluindo o reforço da comunicação OTAN-Rússia, o controle dos exercícios em áreas perto das fronteiras, utilizando a OSCE e as medidas de confiança. Além disso, o grupo propôs a adoção de um novo tratado de controle de armas convencionais.
As relações da Rússia com os Estados Unidos, a União Europeia e outros países ocidentais deterioraram-se acentuadamente na sequência do conflito ucraniano, bem como da expansão contínua da OTAN para o leste.
Moscou tem repetidamente declarado que as ações relacionadas com o aumento das forças da OTAN, perto das fronteiras da Rússia, prejudicam a estabilidade regional.
FONTE: Sputnik Brasil
FOTOS: US Army
É muito dificil fazer um exercicio de futurologia dos possiveis ganhadores e perdedores em um cenario de guerra eminente. Mas a verdade é que a guerra alem FAA’s de cada potencia será um cenario imprevisivel.Alem dos meios, navios forcas aereas terrestres aliados, pontos fortes ou fracos de cada potencia, ha um jogo de xadrez estrategico e tatico, que desde ja esta sendo executado. Alem de tudo tem um tempero capaz de mudar o rumo das guerras que é o acaso o caoso o inesperado…
SDS
Boa tarde Srs. Não se esqueçam que entre os buchas da OTAN tem uns tais de alemães. Aquele país que peitou o mundo sozinho na II Guerra. A Alemanha só dobrou quando os americanos entraram em ambas as guerras já pela metade. Na primeira guerra a Russia pediu arrego, na II lutou contra 2/3 da Wehrmacht. Os alemães não tem desejo de entrar em uma nova guerra, pelo menos é o que vejo quando converso com alemães e o que senti quando visitei Berlin e Dresden. Agora, Se a OTAN entrar em guerra, acredito que os alemães vão querer desempatar o jogo, com a liberdade de lançar suas FA contra os russos, com o apoio da Inglaterra e França, sem contar Polônia, países Bálticos e Ucrania, que podem não prover forte apoio militar, mas que podem prover um belo apoio logístico, como vias de acesso, informações e alimentação (sim, soldados comem). Não sou especialista em doutrina militar, mas curto história, e desconsiderar a Alemanha na conta da guerra, por ideologia ou por que foram derrotados na II Guerra, me parece uma imensa insensatez (para ser muito educado). Você pode achar os SU melhores que o Thyphoon, mas em termos de qualidade, eles não garantem a superioridade aérea. Em terra, o Armata ainda é um protótipo, e os Guepards o sonho de consumo de muita gente boa. Se a Russia utilizar nucleares, ela será retaliada. Quanto a China entrar na guerra, é tão certo quanto as cartas de tarot. Se a Europa e os EUA pararem de comprar produtos chineses o país quebra. As reservas chinesas são em dólar. Se o EUA quebrar e o dólar se desfazer, as reservas cambiais chinesas evaporam e o país vai pro saco. É mais fácil a Índia entrar contra a China do que a favor. O mesmo vale para o Paquistão. Os asiáticos temem uma expansão chinesa, mais do que a Russia e se a OTAN perder, incluindo os EUA, os asiáticos sabem que a China vai crescer para cima deles. Além do mais, estes países adorariam receber as fábricas de produtos ocidentais que hoje estão na China, assim como a AL.
Assim, acredito que a Russia entraria num enfrentamento com a OTAN sozinha (ou com seus países satélites que somam nada) e a Coreia do Norte, que seria varrida do mapa, sem o apoio chines (que ficaria neutro) e lutando em duas frentes, pois a Europa atacaria pelo ocidente e o EUA pelo oriente, a partir do Alasca, por Vladivostok (viva o War). Esta é uma guerra que a Russia terá que lutar em duas frentes, coisa que não fizeram nem na I, nem na II Guerra. Para piorar, sem dinheiro em caixa para manter o esforço de guerra. Apesar do fascínio do exército vermelho, ele não é mais poderoso que o mundo, por isso acho que ele perde.
Quem não tem o habito de rezar,que começe agora, orem para não acontecer conflito entre as 2 grandes maiores potençia nucleares mundiais, melhor uma crise politica economica do que uma 3° GUERRA .M seria o fim de tudo.
A Rússia no aspecto econômico está sofrendo muito mesmo. A sua economia está prevista recessão de -3,4% de acordo com FMI. Primeiros dados do 1 trimestre foi -2,2% e 2 trimestre foi -4,6%. Financial Times.
Milhões de russos estão perdendo seus empregos e passando necessidade, uma crise pior que aqui no Brasil.
Putin, que muitos aqui em cima é fã fez. Esta semana no JN mostrou video do governo russo queimando mais de 100 toneladas de comida fresca, somente ser origem ocidental.
Isso mostra o quanto ele é cheio de amor e compaixão, nem com seus próprio povo.
Fatores:
– Expulsão das empresas ocidentais, só agrava a crise ecônomica;
– Queda drástica do turismo, por conta do conflito na Ucrânica derrubaram avião com 300 pessoas civis, e constante exercícios e guerra na Ucrânia;
– Queda das vendas de armas na India e Mundo Árabe;
– Preço do baril de Petróleo chegou hoje 42 dolares, menor valor das últimas décadas, destruindo seu principal produto, que corresponde à 70% da sua exportação;
Baixo preço do baril de petróleo, por conta da alta produção nos Estados Unidos, que este ano, passou Rússia e Arábia como maior produtor de petróleo do mundo, até 2020 vai ser 100% auto-suficiente. E poderá ser exportador mundial.
Sds
As previsões mais recentes sobre a economia da Russia foram feitas pelo Banco Mundial, e prevem que a economia russa terá uma contração de 2,7% esse ano, antes de crescer 0,7% ano que vem e 2,5 % em 2017, isso você não cita em seus comentarios né Leonardo, e eu me pergunto porque será?
E recentemente a grande empresa japonesa de comércio e investimentos Itochu Corporation decidiu abandonar por completo os negocios ligados a produção de xisto nos EUA devido a falta de perspectiva do setor.
A tempos e venho falando que as empresas exploradoras de xisto não tem lucro com o preço baixo do petroleo, você sr Leonardo nunca acreditou em min, mas eis que recentemente o ex-diretor do FMI pelo Japão e ex-vice-primeiro ministro de finanças do Japão, Daisuke Kotegawa, fez a seguinte declaração:
“O atual preço do gás de xisto impede a obtenção de quaisquer lucros. Para ter lucro, o preço do petroleo deve estar acima do 75 dolares por barril. Atualmente ele está abaixo dos 60 dolares, o que significa apenas prejuizos”
E o fato da empresa WBH Energy ter falido, justamente por causa dos preços baixos do barril, corrobora com a afirmação de Kotegawa.
Fernando,
Esses dados de que 1 trimestre de 2015 a economia russa caiu -2,2% e -4,6% no 2 trimestre, são dados do governo russo, não eu estou falando não.
Se xisto dá tanto prejuízo, por que a produção de petróleo nos Estados Unidos só continua crescendo??
Por que eles não param ou diminuem a produção??
A questão é 42 doláres o preço do baril, acabou a época do petro-dolar, quem ficou milionário com petróleo ficou, agora não fica mais não. Pois olhe a Venezuela, que até então vende petróleo para yankes, se americanos ficar auto suficientes, eles vão vender somente para Panamá e Cuba, pois México tem petróleo, Brasil também tem. Chile compra das empresas inglesas das Malvinas, Colombia também tem petróleo.
Sds
O Banco Mundial é uma das mais respeitadas, senão a mais respeitada instituição financeira do mundo e seus dados devem ser levados em conta, você vive espalhando a historia de que a Russia esta em grave crise e insistentemente ignora o fato que todas as previsões apontam um retorno do crescimento da economia russia a partir do ano que vem, previsões que mostram que o seu raciocinio esta errado!
A BHP Billiton maior investidora na exploração de xisto betuminoso nos EUA anunciou que ira diminuir em 40% as plataformas que detem,por causa da descida do preço do barril de petroleo que põe em causa a sua rentabilidade.
O xisto não é as mil maravilhas que muitos pensavam, isso é um fato, então seja humilde e reconheça a verdade!
O Banco Mundial é a mais respeitavel, senão a mais respeitavel instituição financeira no mundo e seus dados devem ser levados em consideração, você vive espalhando a historia de que a Russia esta em grave crise e isistentemente ignora o fato de que todas as previsões relacionadas a economia da Russia mostram um retorno do crescimento no ano que vem, previsões que mostram que o seu raciocinio está errado!
A BHP Billiton, maior investidora na exploração de petroleo de xisto betuminoso nos EUA anunciou que ira diminuir em 40% o numero de plataformas que detem, por causa da descida do preço que põe em causa a rentabillidade da BHP.
O petroleo de xisto esta muito longe de ser as mil maravilhas que foi anunciado, então seja humilde e reconheça a verdade!
Então galera, a pergunta que não quer calar?
Nós devemos optar por ser bucha de quem? (já que não ser bucha parece não ser uma opção) kkk
Alias, seremos bucha de quem?
Desde já, afirmo que minha opção era para não sermos bucha, não participarmos, mas como o passado se reescreve, talvez precisemos tomar uma decisão antes dos fatos para não acontecer as coxas como foi anteriormente, precisamos ao menos estar um pouco melhor preparado para podermos pelo menos escolher que lado ficar.
Como Getúlio fez até 1943 de lado nenhum.
Se houver uma terceira guerra nunca chegaremos ao ponto em que Getúlio chegou até ser obrigado a escolher um lado, o mundo já terá virado cinzas mundo antes do conflito chegar ao nível de 1943.
Não escolhendo lado, evitaríamos que os algorítimos de navegação de alguns misseis russos ou americanos fossem reorientados para cá, e talvez depois de sobrevivermos ao inverno nuclear poderíamos reconstruir aqui uma sociedade pré cambriana kkkkkk.
Eu acredito que prevalecerá sempre o bom senso, teremos eternamente uma Guerra Fria, Atacar a Russia, significa impulsionar a auto-destruição da Humanidade, lógico, é de loucos, mas és isso, Não vai sobrar ninguém para contar a Historia. As armas convencionais (tanques, SAMs, caças , portaviões, fragatas,etc… ) são irrelevantes face a uma única ogiva termo-nuclear. E segundo sabemos se houver esse tipo de Guerra , é a MAD ( Destruição Mutua Assegurada) que vai contar, A Russia obviamente não têm as Republicas que tinha o URSS, mas têm ICBM em sistemas moveis , que serão bastante difíceis de controlar e localizar, desde moscovo até ao Extremo Oriente, sem contar com os SLBM montados nos Submarinos SSBN que actuam no Mar do Norte e nas regiões polares, Da parte do Ocidente , teremos uma resposta enérgica dos Bombardeiros de Longo Alcance ( B-2, B-1,B-52) e lançamento de Ovigas Multiplas dos SSBN da classe OHIO , Contando Também com o apoio dos SSBN da França e UK, totalizando uma força de ataque de 22 SSBN ( 14 SSBN dos USA, 4 SSBN da França e 4 SSBN do UK) , será um Autentico Holocausto Nuclear , A Russia poderá contar com apoio estratégico da China ( 6 SSBN ) e será mesmo a 3ª Guerra Mundial, mas uma 3ª Guerra Suicida, No final não haverá vencedores . Não vai sobrar nada, nem Brasil, nem Nada. Não se brinca com o Fogo.
Guerra Fria 2.0, é bem por aí mesmo… mas agora a bronca não é mais com a URSS e sim o que está se formando é uma união dos gigantes vermelhos Rússia e China para fazer uma oposição ferrenha a hegemonia americana no pacífico … Eles deveriam investir em procurar uma maneira de se alinhar militarmente com a Índia também, criar um bloco sólido militar e economicamente com bastante interdependências e cooperação mútuas… tal união iria compor o maior mercado consumidor do mundo, o maior exército em número de homens do mundo, a maior economia do mundo e o maior poderia bélico do mundo também, a considerar o ritmo de construção naval chinês poderá ultrapassar a USN em 10 anos, a única barreira para se contrapor a esse bloco seria a marinha dos Estados Unidos
o problema é fazer india e china se entenderem, enquanto a caxemira continuar sendo contestada não vejo essa união acontecendo
Russia, China, Irã, Paquistão, Koreia do Norte, Cuba e Venezuela de um lado. Se India fosse para esse bloco iria equibrar mais a balança que é favoravel ao eixo aliado.
Mas dificilmente a India iria se aliar com China e Paquistão. Que são parceiros militares e econômicos.
Sds
Nao eh porque o pais tem arma nuclear que de fato a utilizara num eventual conflito armado. “Apertar o botao” eh coisa de filme de ficcao. Arma nuclear eh prioritariamente um elemento dissuasivo e seu uso eh muito restrito, em casos de iminente e plena ocupacao estrangeira – e olhe la. Num conflito armado, nenhum pais arriscara que suas maiores cidades sejam varridas do mapa. Avioes, tanques, navios, submarinos, etc, serao destruidos ate que um dos lados reconheca o equivoco, ou mesmo ambos. E so…
otan se prepara pra enfrentar a russia, e a russia se prepara pra enfrentar a otan
a paz ta garantida então
Será uma espécie de “vale a pena ver de novo” da guerra fria , o mundo vai investir em tecnologia e reequipamento militar , competição econômica…esse marasmo do mundo unipolar não ia durar para sempre e estava muito chato
A OTAN foi criada justamente pra isso …… a um tempo atrás a própria OTAN era questionada … sua ”serventia” .. no mundo atual …..es a solução definitiva …. nada melhor q recriar o velho inimigo …com os velhos temores … e um jogo de cartas marcadas … bem vindos a Guerra fria 2.0…
Podem chamar do que quiser, mas jogo de xadrez eh jogado e nao blefado. O maior inimigo de todas as nacoes ditas civilizadas nao esta na Russia, o maior inimigo a ser enfrentado brevemente esta no Oriente Medio e sua islamizacao pelo mundo…….corre-se o risco de voltar-mos a idade da pedra……isso nao bobagem, a historia ai esta para conta-la (guerras) e ela esta se repetindo…as fronteiras estao cada vez mais perto e acho q ate a mae Russia vai se dar mal nesta. Sds
E eu que sempre pensei que a OTAN se preparava para enfrentar Botswana e a Rússia para enfrentar a Mongólia! Estou extremamente surpreso!
Na minha opinião não importa EUA,RÚSSIA,OTAN nenhum vale nada na guerra só quem perde é o povo civil,e os soldados fantoches de governos que não estão nem ai para vidas humanas
acabando as guerras eles apertão as mão assina seus tratados e vão tomar seus chãs ou champanhe no que sobrar do planeta
A OTAN tem mais força convencional quando comparado com a Russia, mas o que verdadeiramente ameaça a OTAN não é somente as armas nucleares da Russia mas sim o sistema de produção militar que pode ser implementado na Russia com armas 50% mais baratas e em alguns casos tendo um desempenho até superior.
Os russos tem uma estrutura relativamente boa para produzir caças, misseis, submarinos etc
Mas ainda tem um longo caminho para chegar perto dos EUA na produção de radares de varredura eletrônica, grandes navios, aviões invisíveis, etc
No momento a OTAN deve estar preocupada com os misseis hipersônicos que Russia e China estão desenvolvendo ( mas é bom lembrar que os EUA estão no mesmo caminho também )
Somente daqui a alguns anos vamos ver o que vai acontecer.
Todos aqui cogitam um eventual conflito Russia x OTAN ou Russia x Estados Unidos como algo plausível, acho que é valido como exercício do ‘Se’ mas é pura viagem na batatinha, porque qualquer conflito de grande porte entre essas potencias levaria o mundo na melhor das hipóteses de volta a idade da pedra.
Os Russos na segunda GM quando o rolo compressor alemão avançava sobre toda parte européia de seu país e batia as portas de Moscou semi sitiada, adotaram a pratica de terra arrasada recuavam e queimavam tudo que deixavam para traz: suas próprias casas e plantações, arrancavam os dormentes e trilhos das estradas de ferro e dinamitavam suas pontes e estradas.
Recuaram para trás dos montes Urais e montaram suas fábricas la no meio da tundra gelada e reconstruíram o exercito vermelho literalmente a fogo e sangue.
Isso deixou a Wermacht dependente apenas de seus recursos o que atrasou seu avanço até a chegada do inverno que impossibilitou o uso dos equipamentos pesados e nivelando parcialmente as forças.
Quando Hitler irado com a ousadia eslava que se negava a morrer sem luta resolveu destruir Leningrado para servir de exemplo ao mundo, o avanço do exercito alemão pôs a guarnição militar da cidade em fuga deixando a desprotegida, quando a primeira coluna alemã entrou na cidade sem esperar qualquer tipo de reação, encontrou barricadas por toda a cidade e chuvas de coquetéis molotovs que incendiaram dezenas de panzers e obrigou seu comandante a ordenar a retirada, essa decisão ( de resistir ao inimigo) cobrou da cidade o maior dos tributos já pagos por qualquer povo da história: 900 dias de cerco inimigo, fome e miséria levando alguns até ao canibalismo e ao saldo de 1.1 milhão de mortos, mas a cidade não se dobrou em momento algum até a chegada de seus libertadores.
E assim se deu em Estalingrado, na Criméia em Kursk ou as margens do Volga e o Dnepr que transbordaram vermelhos com o sangue e os corpos dos defensores que tentaram barrar o avanço inimigo.
Eu poderia citar varias outras situações de combates em defesa de sua pátria que os russos não hesitaram em pagar o preço da guerra com tudo o que tinham incluindo suas vidas.
Então vocês sinceramente acham que se a Russia for novamente invadida seja pela mais legitima das causas que for, o povo Russo vai deixar de lançar mão de suas seis mil ogivas nucleares por medo da aniquilação?
Se algum povo na terra já esteve a beira da aniquilação e a encarou nos olhos esse povo é o Russo.
Não é preciso a Rússia ser invadida…uma guerra pode ser
iniciada em outro país ou por causa de tal país, como a
Ucrânia por exemplo.
Os russos não foram os únicos a encarar uma aniquilação,
os alemães e japoneses também estiveram próximos disso
talvez até mais próximos !
Dalton admiro sua sensatez e inteligencia, mas vou discordar de sua opinião.
Não desmerecendo o sacrifício em vidas humanas do povo alemão e do japonês que apesar da ilegitimidade de suas causas que pretendiam trazer prosperidade e progresso ao seu povo as custas do resto da humanidade, se portaram na defesa das suas nações e do interesse de seu povo da maneira que eu gostaria que nós fizéssemos com nossa amada pátria.
Mas a URSS, leia- se Russia, foi o pais que Hitler ordenou a seus generais a prática da limpeza étnica e que sofreu campanhas de extermínio muito superiores as tragédias judias e polonesas, exemplo são os quase um milhão de soldados russos presos nos primeiros dias de combate que foram encaminhados para servir de escravos nas fábricas de armas nazistas ou para campos de concentração poucos desses sobreviveram ao final da guerra.
Poucos aqui do ocidente tem consciência disso mas o grande peso da guerra recaiu sobre a URSS que teve um saldo de 26.6 milhões de mortos e o seu território totalmente destruído.
Como bem disseram acima a Russia e os EUA estão muito bem protegidos por isso tenho pena das populações civis da Europa quando começar a cair mísseis em suas grandes c e populosas cidades,será uma carnificina. A Russia sera menos afetafa pois a sua população e bem mais dispersa, devido ao tamanho do seu território e bem mais guarnecida com suas poderosas defesas anti aéreas. Sinceramente espero que isso nunca aconteça, até porque tenho muitos familiares por lá. Um lorde inglês falou a pouco tempo atrás na Câmara dos comuns ‘A OTAN não suportaria hoje um ataque vindo da Rússia” . Calma american boys NÃO fui eu que disse, foi um lorde inglês.
Ouso afirmar que um embate Rússia x OTAN, seria algo inimaginável, mesmo na mente dos mais ferozes falcões, vez que, não se trata de atacar o ISIS, a Líbia ou o Mali, ou seja faz-se necessário a aglutinação de forças de combate gigantescas, o que demandaria tempo, esforço concentrado e muito gasto.
Apenas para comparação, quando da Guerra do Golfo a OTAN levou mais de 3 meses para aglutinar forças suficientes para a investida bélica e isso contanto com amplo apoio mundial e amplo acesso as bases militares nas imediações do Iraque.
Agora sejamos honestos a Rússia assistiria passivamente a concentração de tropas em números expressivos em suas fronteiras? Deixaria que a OTAN movimentasse caças, navios, tropas, armamentos de forma impune?
Creio que não.
E que não venham afirmar que a força conjunta de Inglaterra, França e Alemanha seriam suficientes para desferir o ataque, ou ainda que as forças da OTAN estacionadas na Europa são suficientes, posto que estudos do Pentágono indicam que os países europeus não resistiriam mais de um mês num hipotético conflito com a Rússia, sem o apoio massivo e a intervenção das tropas americanas.
Também devemos lembrar que a Europa é dependente do gás russo e certamente uma das primeiras ofensivas russas se daria no setor energético, glosando o fornecimento de gás, fato este que já seria suficiente para se instaurar o caos social, político e econômico.
Desta forma, antes da aventura bélica deveria a Europa substituir o gás russo, iniciativa esta que demandaria muito tempo e dinheiro.
Também devemos acrescentar que todas as grandes cidades europeias, bases militares e centros industriais estão sobre o alcance das armas russas a Rússia já deixou bem claro que utilizaria de todos os meios necessários para se defender de uma agressão atual ou iminente.
Neste sentido, para se diminuir ou extirpar a capacidade defensiva russa, um ataque da OTAN seria precedido de um ataque massivo, gigantesco ou mesmo colossal de misseis, de forma superar a defesa antiaérea russa e provocar enormes danos na capacidade ofensiva e defensiva russa, não estando, portanto, descartada o uso de armas nucleares.
Espero nunca ver este cenário dantesco.
Rprosa,
Uma forma dos russos revidarem é buscar estender seu eixo de influência para fora de seu entorno. Movimentações na direção da África e América Latina mostram isso. É mais ou menos assim: quem “senta a bota” primeiro, ali fica… Contudo, é inegável que os russos são muito vulneráveis no mar, com saídas facilmente bloqueáveis. E isso pode comprometer sua influência no mundo.
A relação energética é uma via de mão dupla. Da mesma forma que os europeus dependem dos hidrocarbonetos russos, os russos dependem dos europeus para consumir o que produzem. Atualmente, salvo melhor juízo, a Europa consome 70% do petróleo e mais de 60% do gás que os russos exportam. Se fecharem a torneira, acumularão um imenso prejuízo, posto que também não podem simplesmente mudar de clientes da noite para o dia; mesmo com uma China sedenta ao lado… E os clientes europeus também são prestadores de serviço na Rússia, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico daquele país. Por tanto, creio que são os russos que mais tem a perder em um eventual conflito, posto seus pretensos aliados não estarem em condições de substituir a Europa como mercado consumidor. Em suma, investir contra a Europa, seria uma ação quase suicida…
O gás russo representa apenas uma fração do gás consumido pelos europeus. E o é de forma diferente em relação aos países da Europa ( creio que o mais preocupado seria a Alemanha; ao ponto dos alemães serem os mais fortes opositores de qualquer investida contra os russos ). Em proporções gerais, aproximadamente 30% do que os europeus consomem vem da Russia. E a tendência é essa fração diminuir no médio prazo… Enfim, quanto mais os russos apertarem, mais podem perder mercados… E os árabes agradecem…
Por fim, também espero que um cenário de guerra entre Rússia e OTAN jamais ocorra… Seria catastrófico…
_RR_ o percentual de dependência dos países europeus em relação gás e petróleo fornecido pelos russos varia muito, sendo de 15,6% em relação a França a 100% omo no caso da Finlândia, Bulgária República Tcheca.
Creio que você não entendeu o que afirmei, posto que a supressão do fornecimento de gás e petróleo aos europeus somente se dr-se-ia em caso de crise extrema, ou seja, em franco processo de agravamento das relações, ou ainda como resposta a uma investida da OTAN as fronteiras russas, ou seja, a Rússia não glosaria o fornecimento apenas omo medida diplomática, mas sim como esforço de guerra.
Cabe ainda a ressalva que nem mesmo as usinas nucleares europeias estariam securas, posto que o maior exportador de urânio enriquecido é a Rússia e a Europa novamente figura como principal comprador.
Também não devemos esquecer que o Putin é um excelente estrategista e talvez em decorrência de anos e anos de prática na KGB tenha uma qualidade que poucos políticos ocidentais tem, a capacidade de olhar mais em frente e ver detalhes onde não vemos e, ele já deu provas disso, seja na tomada da Crimeia, ou ainda na virada estratégica que deu sob o ocidente em relação ao boicote e sanções aplicadas a Rússia.
Desta forma, já vemos o líder russos trabalhando coma finco não apenas para diversificar os consumidores das commodities russas ms também diversificando apauta de exportações de produtos russos, bem como estimulando a produção nacional seja esta agrícola e ou manufaturada.
Ante que me chamem de russófilo, já aviso aos navegantes que sou sim admirador de Putin, e oxalá existisse no Brasil um líder como ele, posto que podem acusa-lo e corrupto, de beneficiar as oligarquias de chefiar a máfia russa, de ser neurótico, psicótico etc, o que não podemos esconder jamais é que de uma nação em frangalhos como a que ele herdou, ele esta reconstruindo um império, devolvendo o orgulho russo, a capacidade tecnológica, o gênio inventivo, e tudo mais que se perdeu em 2 décadas de ostracismo.
Quem dera tivéssemos um líder que governasse pela maioria, que defendesse os interesses da nação, que defendesse os interesses da família e não fosse lacaio de pseudos movimentos sociais e de minorias, que cada vez mais tentam impor seu modus operandi sob as nossa cultura, tradições e valores sociais e morais.
Infelizmente enquanto a Rússia tem Putin, Sergei Shogu, Lavrov, etc., nós temos de nos contentar com Dilma, Lula, Aécio, FHC, Collor, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, José Serra, etc.
Meu caro entao mude se para russia, por que o povo brasileiro nunca vai aceitar um putin da vida. O povo brasileiro pode falar o que quiser mais nunca vai aceitar viver em um pais com uma inflacao alta , escassez de produtos ocidentais e uma economia falida a troco de geopolitica como na russia .
Lucas antes de você se arvorar e sair por ai ofendendo os outros, impingindo um pecha de entreguista ou anti brasileiro, deveria parar e refletir sobre o que fala.
Lhe pergunto de forma simples e objetiva, você conhece o conceito de povo, nação, território, pátria, nacionalismo, patriotismo, etc.
Caso você conheça saberá que tecnicamente não nos constituímos em povo pelo simples motivo que não temos unidade, não temos aspirações, não temos história, não defendemos nossas tradições, não temos civismo, patriotismo, nacionalismo.
As únicas tradições que defendemos é o carnaval, o samba e o futebol.
Pergunte a qualquer estudante de ensino médio quem foi José do Patrocínio, quem foi Bartolomeu Bueno, quem foi José Evangelista de Souza, pergunte o que foi a guerra dos Emboabas, a Cabanada, a Farroupilha, a Guerra de Canudos, mande um estudante do ensino médio explicar o porque das estrelas e das cores de nossa bandeira, mande-o cantar o hino nacional brasileiro, ou o hino da independência ou quem sabe o hino à Bandeira, mande-o conceituar o que é um cidadão, o que é uma constituição, o que é a tripartição de poderes, no que consiste o ideal republicano, o que é uma república federativa, qual o papel do senado e da câmara dos deputados, pergunte-lhe sobre as garantias fundamentais do estado brasileiro, poderia tecer inúmeras outras questões que deveriam ser de conhecimento de todo brasileiro, porém o resultado certamente seria o mesmo 90% dos entrevistados sequer dariam uma resposta correta e ai você chama isso de povo brasileiro, que povo é esse que não conhece sua história, que não conhece suas tradições, que não tem civismo, patriotismo, nacionalismo, que povo é este que não sabe o que é ser cidadão e lutar por sua cidadania?
Somos um amontoado de interesses personalíssimos e não um conjunto de interesses comuns, interesses que variam desde a manutenção da política do assistencialismo lulopetista, a manutenção dos privilégios de nossa denominada elite, ou ainda a manutenção do nosso sistema burocrata e corrupto pelos nossos políticos.
você afirmar que o povo brasileiro jamais aceitará um politico tupiniquim aos moldes de Putin, mas infelizmente o nosso povo brasileiro adora políticos do quilate de Dilma, Lulla, Collor, FHC. Serra, Aécio, Renam, Cunha, Sarney, Barbalho, Brizola, e inúmeros outros que infelizmente pululam no nosso quadro político.
Aconselho você a mudar suas fontes de informação, posto que apesar das dificuldades imposta pelas sanções ocidentais a economia russa vai bem, inflação controlada, aumento na produção de gêneros alimentícios, no comércio exterior, na produção industrial, criação de novos centros tecnológicos, aumento das reservas, estabilização da moeda, etc.
Para finalizar enquanto o malvado, corrupto e tirânico Putin goza de 80% de aprovação, nossos políticos neoliberais chafurdam no lamaçal da corrupção, e nossa presidente aufere magníficos 93% de rejeição.
Caro Rprosa,
Compreendi sim que os russos levariam a efeito seus cortes como medida extrema… Aliás, foi dentro desse contexto que falei. Por isso disse que investir contra a Europa seria uma ação quase suicida.
E ocorre que não há liderança com um pingo de inteligência que leve uma guerra adiante sem estudar antes as implicações econômicas advindas dela… E Putin realmente pode ser o que for, mas não é burro…
Uma guerra com a OTAN poderia deixar a Rússia por demais dependente de seus outros parceiros econômicos, posto que uma Europa pós guerra estaria arrasada e sem condições de consumir o que os russos produzem… E isso considerando que lhe restem acessos desimpedidos ou que seus parceiros além mar permaneçam ao seu lado… Enfim, mesmo que a Russia terminasse esse conflito em posição favorável, poderia ser seu fim como economia emergente…
é exatamente por isso que penso, que as sanções e o isolamento a qual impoem a russia um tiro no pé, pois pode chegar um momento em que eles não tenham nada mais a perder
Porque o tal ELN merece crédito? “Puro charlatanismo”, ou seja, está parecendo mais uma especulação política para isolar a Rússia do que um anúncio de tambores de guerra. Algo como uma manobra para garantir mais fundos para o ministério de defesa desses países europeus. Mas onde entra o Brasil nessa história? Sabe-se que direta ou indiretamente os outros países do BRICS deveriam ter uma posição, que seria pró Rússia (pela lógica)! Tendo a China como o mais poderoso aliado da Rússia, a OTAN ficaria em maus lençóis.
Se os EUA envolver o Japão, este provavelmente tentaria se aproveitar da situação para reaver suas ilhas disputadas com a China. As Coréias ficariam de prontidão. Enfim, seria uma salada de interesses em jogo, como aconteceu na última grande guerra.
As guerras mudam a geopolítica mundial com a chamada esfera de influência, como a divisão capitalismo x comunismo; assim como mudam o principal “ator” do mundo, como aconteceu com o Reino Unido dando lugar aos Estados Unidos.
Qualquer conflito entre Rússia e OTAN será prejudicial para ambos e para o mundo como um todo, economicamente os EUA saem ganhando pois a economia europeia entraria em estagnação.
Acredito que a chance de conflito Rússia x OTAN é muito maior agora do que durante a Guerra Fria.
Caros
O que li foi:
“chego a acreditar que a existência da Europa esteja ameaçada” se os colegas não removeram a Russia da Europa ou tenha uma convenção nova da composição geográfica do continente Europeu creio prudente afirmar que entendi que existir a Europa pressupõe existir a Russia ou grande parte dela.
A Rússia é também considerada um país transcontinental cuja
imensa maioria do território encontra-se ao norte da Ásia e muitos
russos geograficamente classificam à Rússia como situada na
Eurásia do Norte.
O fato da Rússia não fazer parte da União Europeia ajuda ainda mais
na tendência de não considerar a Rússia como europeia, mas, enfim,
independente da geografia e outra forma de classificação “Eurásia” é
habitual separar a Rússia do resto da Europa.
Uma hora vai rolar o conflito e isto ninguém ignora, mas que vai ser feia a coisa vai e vai morrer muita gente em ambos os lados.
Peças no tabuleiro se movem.
Protejam os Grã-duques
Grande novidade !!! Desde a sua criação a OTAN vem se preparando para um conflito militar com a Rússia… Inclusive é esta a sua finalidade mor, ser a bucha de canhão dos EUA… Só o que falta-lhes de fato é peito para faze-lo .
Na verdade, de ambos os lados…
Saudações Wiltgen…
Toda força aplicada sobre um corpo produz outra força igual e inversa !!!
Princípio da ação e reação, Isaac Newton.
Ainda bem.
Concordo com o Topol. Se a OTAN não se preparar contra a Rússia vai fazer o quê ?
Se não fosse pelos EUA, não existiria a tal “bucha de canhão”
afinal o Plano Marshall foi vital para a reconstrução da Europa
pós-1945.
E em uma época onde não existiam ainda os SSBNs o rodízio
dos 3 NAes classe Midway no Mediterrâneo equipados com bombardeiros
capazes de lançar armas atômicas deu uma “forcinha” ao US Army
na Europa, caso contrário a tal cortina de ferro teria avançado ainda
mais para o oeste e até hoje, países que uma fez fizeram parte do
Pacto de Varsóvia não sentem saudades daqueles “bons tempos”.
Dalton muita coisa mudou de lá para cá… o comunismo se provou insustentável e sucumbiu, a nova Rússia não é mais uma ditadura comunista, só resta esse estereótipo em que só se apega quem não quer ver, assim como só existe a “ameaça vinda do leste” na imaginação dos americanos que a usam de desculpa para movimentar sua enorme indústria bélica militar e fazer o seu jogo de interesse… Agora, convenhamos que mesmo um país que não quer a guerra se for ameaçado e/ou acuado dentro de suas fronteiras pode reagir violentamente em resposta a agressão que vem sofrendo antes…
O resumo da ópera é “Se quer guerra terá, se quer paz, quero em dobro.”
Topol…
muita coisa mudou, mas, outras continuam às mesmas,
não acho que haja uma liberdade na Rússia como há em
diversos outros países, oposição e é bem possível que Putin
continue a comandar as coisas, aliás, como ele vem
fazendo há uns 15 bons anos já !
Uma super potência precisa ter uma boa capacidade militar
mas não só isso e a URSS por exemplo nunca foi unanimemente
considerada uma pois o era praticamente apenas no campo
militar.
Não considero os EUA melhores…considero eles os menos piores e não acredito que o mundo seria melhor sem eles
já que algum outro país simplesmente ocuparia o vácuo.
Você vê a Rússia como vítima e os americanos culpados por
tudo que é desgraça que acontece no mundo e é um direito seu
mas, ao mesmo tempo não se esforça para compreender e
você não é obrigado a fazer isso claro, os direitos e deveres de
uma super potência.
Dalton Vc não pediu minha opinião mas vou me atreve-la a da- la.
Acho que quanto emitimos opiniões que soam anti-americanas deixamos transparecer que não gostamos dos Estados Unidos e o seu povo, no meu caso nada mais errôneo, admiro o povo americano e as grandes contribuições deles para a humanidade, o que eu acho que não deve e nunca deveria ter existido são super potencias, um mundo multipolar é mais justo e seguro.
Concordo com Dalton
Essa “democracia” na Russia é para boi dormir.
Putin está 16 anos no poder, e não tem nenhuma vontade de sair, até que sua vida acabe.
Uma economia que tem 2 vezes mais Estatais que Brasil, que expulsou várias empresas como CNN, MacDonalds, Facebook, Google. Que é extremamente proibido comprar produtos ocidentais, só é permitido vender. Isso dái é longe do capitalismo.
Então Rússia pode vender armas, que os Ocidentais não pode, que é feio.
Todo mundo é a favor da vida, a favor de defender sua vida. Vai dizer que você pudesse ter uma arma, você não teria??
Olhe esses exercícios militares, OTAN 15 mil soldados, Russia 80 mil soldados, tire suas conclusões que está treinando para defesa e quem está treinando para ataque??!!!!!
Sds
Putin está a 16 anos no poder, porque em todas as eleições que ele participou ele foi eleito, pelo povo russo, com 52% a 71% do votos, simples assim.
Caro Leonardo, procure saber o porque essas empresas foram expulsas ou limitadas, e então vc vai entender que existe um motivo muito maior por detras disso. Sds
“expulsou varias empresas..McDonalds..”russia pode vender armas,que os ocidentais nao pode,que é feio”…meu Deus do ceu,melhor nem comentar!Imagina se fosse a Rússia que começou a vender armas desde o começo dos conflitos na ucrania..só pra refrescar a memoria..japao fecha acordo de $1,5bilhoes em armas,adivinha quem vendeu?
Topol,
Você fala como se a Rússia não temesse o Ocidente. Pois tenha certeza: eles temem sim… Tanto que se empanturram de armas pra isso…
A razão de ser da OTAN é fornecer proteção mútua e multiplicar a projeção de força da Europa. Tanto que os europeus não querem largar o osso e a lista de aliado só fez aumentar nos últimos anos…
RR
É claro que temem, estariam errados se não temessem… ocorre que eles nunca deixam o seu medo falar mais alto que sua coragem, perceba que a cada ação da OTAN visando coagilos sempre há uma resposta a altura visando anular o movimento do inimigo ou mesmo lembrar sobre com quem estão lidando… isto é um tipo de luta, um jogo do qual jogam muito bem e nunca permitem que a OTAN assuma de fato posição confortável, ou como dizem, “se dê ao luxo” de sequer se iludir com a palavra superioridade.
Esse é o “Jogo de Xadrez” que ambos fazem desde quando existia o Pacto de Varsóvia, cada um mexe as suas peças no tabuleiro.
Mas afirmar que um tem mais coragem que o outro, ou que o outro “treme” diante do outro…isso não existe!
Ambos se respeitam e sabem que quem “apertar o botão” primeiro, vai ter a resposta na sequência e ambos não vão saber como isso vai terminar.
Guilherme
respeito e acho válidas as suas ponderações porém acrescento que é sim muita coragem um país sozinho enfrentar a maior potência bélica do mundo, impor limites a eles e a sua “equipe” de aliados, sem jamais aceitar sem luta que as regras deles se sobressaiam as vontades soberanas de seu país.
E mesmo que por vez ou outra tenham sidos obrigados a acatar alguma decisão alheia para evitar uma catástrofe sempre foi imposto uma verdadeira “saia justa” a seus opositores de forma que é sempre exigido o máximo de cautela em suas ações… sim é muita coragem.
Infelizmente os buchas europeus caminham para sua destruição caso planejam atacar a Rússia, diferente dos EUA que resistiram e até mesmo teria a existência de alguns de seus Estados guardados, a Europa seria alvo de uma chuva incontável de mísseis de todos tipo, seria um massacre jamais visto na humanidade, morreriam milhares de milhares de milhares, chego acreditar que a existência da Europa estaria ameaçada, por esse e por outros motivos so vejo a Europa como bucha.
E a Rússia? Não sofreria nenhum ataque e nem chuva de mísseis?????
Sr. Editor, o senhor sabe como é esse povo e ainda faz essa pergunta?
É o mesmo com “A Rússia poderia destroçar os EUA com apenas um botão”. Não vale a pena ficar retrucando, daqui a pouco volta tudo de novo.
Faz parte Marcos F.! rsrsrsrsrs
Senhores, este tipo de situação é fácil de se resolver, todos sabemos que cada um defende o país que tem mais afinidade, seja no meio político ou cultural. Sempre haverá dois lados, se não o tivesse, os jogos não existiriam…
As guerras só existem por causa do egoísmo da humanidade, que é o grande responsável pelas maldades e atrocidades praticadas em qualquer parte do globo.
Assim como os EUA estão bem protegidos colocando a Europa na linda frente do embate e o Japão, a Rússia também esta muito bem protegida, pois conta com nada mais e nada menos do que a ajuda dos Chineses, Norte Coreanos, Indianos, muito provavelmente os Paquistaneses e por assim vai…
Enganam-se os que acham que se por ventura vier a ocorrer um conflito, o Brasil também estaria envolvido, tanto é que a briga pelas aproximações com o Brasil, de ambos os lados, tem se acirrado cada vez mais, só não enxerga quem não quer.
Acreditem se quiserem, em uma das entrevistas do Sr. Ex Presidente dos EUA, Bill Clinton, ele mencionou que dentro do governo Norte Americano, existe um outro governo e este ele não manda, procurem se quiserem, ele disse com todas as letras!
Acredito que agora ninguém será idiota ao extremo para fazer qualquer burrice, porém tenho em minha consciência que existe louco para tudo no mundo.
É complicado saber qual é a verdadeira intenção de um governo secreto que comanda todos os meios militares e financeiros e elegem fantoches, sejam eles em qualquer lado.
Bom, fica a dica.
Abraços.
Torço para que a candidata à Presidência dos EUA pelo partido republicano Carly Fiorina ganhe as próximas eleições. Ela dará uma resposta dura tanto à Rússia, quanto aos chineses e principalmente ao Estado Islâmico. Está visto comprovado pelo Obama esquerdista que um mundo em que os EUA sejam enfraquecidos é um mundo dominado pela loucura dofanatismo islâmico e da religião política (comunismo nazismo, fascismo etc.) e todo o tipo de absolutismo e despotismo que faram inveja a caras como Luis XIV. Vide Venezuela em que fuzilmentos públicos já são visíveis, o Estado faliu completamente.
Foi o esquerdista Obama que decidiu se aproximar de Cuba, garantindo assim que no futuro esse país não sirva de ponta de lança para a China. Foi o esquerdista Obama que logrou um acordo com o Irã.
Na próxima vez retruca com argumentos validos e não com simpatias ideologicas.
Caro Guilherme, em momento nenhum disse que não haveria o retroativo, Mas como a posição pro guerra tem partido da OTAN e não da Rússia, citei as consequências aos promotores de tal sandice, até porque é sabido que uma guerra que envolva Rússia, China, EUA levaria a um caos global, e apesar de perceber que a europa ultimamente tem sido pouco inteligente, acredito que rasgar dinheiro e arrumar guerra com a Rússia eles não fazem. Sds
Mais uma noticiazinha para encher linguiça . Europeu não é idiota ” tupiniquim “. Estas mobilizações existem para justificar o gasto com armamentos, nada mais do que isto. Se algum dia, houver uma guerra em maior escala, certamente não será na Europa.