Por Wyatt Olson e Corey Dickstein
WASHINGTON (Reuters) – O secretário de Defesa, Jim Mattis, disse na terça-feira que as relações entre os EUA e a China não pioraram apesar de cancelar sua visita à nação rival um dia depois que um navio chinês passou a 45 metros de um destroyer da Marinha dos EUA.
A Marinha descreveu o encontro de domingo nas Ilhas Spratly, no Mar do Sul da China como “uma manobra insegura e não profissional”. O USS Decatur (DDG 73), um destróier da classe Arleigh Burke, estava conduzindo uma patrulha rotineira em área de navegação livre por volta das 8h30 da manhã, quando o destroyer da República Popular da China Luyang (DDG 174), se aproximou do navio, disse a Marinha em um comunicado.
“O destroyer da República Popular da China conduziu uma série de manobras cada vez mais agressivas acompanhadas de advertências para que o USS Decatur deixasse a área”, disse o Lieutenant commander Tim Gorman, porta-voz da US Pacific Fleet, no comunicado. “O destroyer da República Popular da China se aproximou a 45 metros do arco do nosso navio, depois obrigando-o a manobrar para evitar uma colisão.”
Na segunda-feira, Mattis descartou os planos de visitar a China no final deste mês, disse uma autoridade de defesa dos EUA. O funcionário falou sob condição de anonimato para confirmar a viagem, que não havia sido anunciada oficialmente pelo Pentágono.
Mattis e o secretário de Estado Mike Pompeo estavam planejando as conversas de segurança conjuntas com seus colegas chineses, disse a autoridade. Teria marcado a segunda visita à China para Mattis, que visitou Pequim em junho.
Apesar das crescentes tensões, Mattis insistiu em comentários feitos na terça-feira em Paris que a relação entre os dois países não estava piorando.
“Há pontos de tensão no relacionamento, mas com base em discussões que vêm de Nova York na semana passada e outras coisas que temos, não vemos piorar”. “Vamos resolver isso”, disse Mattis a repórteres que viajavam com ele para Paris, segundo The Associated.
Os últimos desenvolvimentos ocorreram depois que a China protestou contra bombardeiros americanos recentemente sobrevoando seções dos mares do sul e leste da China, em operações que o Pentágono descreveu como rotina. Além disso, na semana passada a China negou um pedido de um navio de guerra americano para uma visita ao porto em Hong Kong e cancelou uma visita planejada de seu principal oficial naval a Washington.
A China também exigiu que os Estados Unidos cancelem sua venda para Taiwan de US $ 330 milhões em peças para caças F-16 fabricados nos EUA e outras aeronaves militares usadas pela nação insular, que a China considera uma província renegada.
Os Estados Unidos recentemente impuseram sanções ao Departamento de Desenvolvimento de Equipamentos da China, bem como ao seu diretor, por causa das aquisições de aeronaves e mísseis feitas este ano por um exportador russo de armas.
Os Estados Unidos impuseram sanções em 2017 a esse exportador, a Rosoboronexport, em resposta à interferência da Rússia nas eleições presidenciais de 2016 nos Estados Unidos.
As tensões entre as duas potências existem há muito tempo, principalmente sobre a militarização chinesa de ilhas artificiais – incluindo as Spratlys – em partes do Mar da China Meridional que são reivindicadas por vários países.
Em uma decisão de 2016, o tribunal da Corte Permanente de Arbitragem – uma organização intergovernamental que resolve disputas internacionais, incluindo fronteiras territoriais e marítimas – concluiu que a Gaven Reefs não possuía características terrestres significativas e, portanto, carecia de uma zona econômica exclusiva, como alegou a China.
No entanto, a China expandiu algumas características da terra nos recifes através da dragagem de areia em 2014 e 2015 e depois militarizou os recifes com armas e radares antiaéreos e navais.
A China freqüentemente desafia navios e aeronaves dos EUA que passam por partes do Mar do Sul da China, às vezes com alertas de rádio, mas em outros momentos usando manobras de assédio.
“Os navios e aeronaves da Marinha dos EUA operam em todo o Indo-Pacífico rotineiramente, inclusive no Mar do Sul da China”, disse Gorman. “Como fazemos há décadas, nossas forças continuarão a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”.
O Pentágono não tem planos de alterar suas operações no Mar da China Meridional após os recentes incidentes, disse o oficial de defesa, descrevendo as operações militares em andamento na área como “negócios de sempre”.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes
A arrogância chinesa no intuito de violar o direito internacional e obstacularizar a liberdade de navegação em águas internacionais está cada vez maior. No mais o Mar da China é tão chinês quanto o Golfo Pérsico é iraniano ou seja, apenas no nome.
Cara, me responda por favor? Qual o valor do salário pago pela CIA? Só pode ser isto!
As águas do mar da China são internacionais, portanto não cabe ao agressivo e criminoso regime chinês querer restringir a liberdade de navegação de quaisquer embarcações civis e militares, inclusive as da USN.
E o mesmo vale para o Golfo Pérsico, onde a teocracia fascista iraniana tenta obstacularizar a liberdade de navegação…
Aliás, cabe na oportunidade lembrar que o Agressivo e criminoso regime chinês constrói ilhas artificiais militarizadas em águas que são reivindicadas por outros países da região como o Vietnã.
Eu me pauto pelo direito! E a julgar pelas atitudes do regime chinês e a sua defesa das mesmas, não é o que faz a esquerda….
Que comentário infantil e despropositado, Leonardo. E de quebra não acrescenta nada.