Por Victor M.S. Barreira
A Sagem, empresa do grupo Safran, anunciou a celebração de um contrato com a DGA (Direction Générale de l’Armement) para inserir diversas melhorias ao sistema integrado de modernização do soldado de infantaria FELIN V1 (Fantassin à Equipements et Liaisons Intégrés) ao serviço do Exército Francês. O contrato assinado no final de Dezembro de 2014 cobre o fornecimento em 2016 de 4.000 conjuntos de adaptação no âmbito da padronização para a configuração FELIN V1.3 desenvolvida nos últimos anos pela Sagem em colaboração com a DGA e a Seção Técnica do Exército, a STAT (Section Technique de l’Armée de Terre).
Os melhoramentos introduzidos consistem principalmente em novas aplicações informáticas, permitindo integrar novas funções para os atiradores de precisão armados com a espingarda Nexter Systems FRF2 de 7.62x51mm e os operadores do morteiro de 51mm Rheinmetall Defence Fly-K, assim como uma nova estrutura de transporte mais leve e que combina num único equipamento modular, o colete de proteção balística e o colete táctico que acolhe as baterias, cabos, diversos equipamentos eletrônicos e de comunicações, granadas, munições e itens de sobrevivência.
O novo colete estará otimizado para melhor acomodar e permitir a operação mais eficaz do sistema de informação digital SITComDé (Système d’information terminal du Combattant débarqué). Este permitirá principalmente que o soldado quando desembarcado da viatura blindada, aumente a sua de capacidade de movimentação melhorando assim a sua mobilidade no terreno, facilitando ainda a ventilação do mesmo quando operando em ambientes quentes.
O sistema FELIN foi desenhado para aumentar a capacidade de proteção, comando e controle, mobilidade, autonomia, navegação, observação, comunicação, letalidade e apoio do combatente de infantaria em cenários urbanos, desérticos, montanhosos, na selva e nas mais exigentes condições de utilização. O sistema recorre ao emprego de diversos equipamentos fabricados pela Sagem e por outras empresas Francesas e estrangeiras.
O Exército Francês recebeu em Janeiro de 2015 os últimos 310 sistemas de um contrato de 18.552 sistemas recebidos em serie a partir de 2010 para equipar 19 regimentos. Originalmente foram contratadas à Sagem 22.588 unidades do FELIN, número reduzido mais recentemente, no âmbito da elaboração em 2013 do Livro Branco da Defensa e Segurança Nacional e da Lei de Programação Militar 2014-2019. As viaturas blindadas VBCI, VAB Ultima e VHM do exército, estão preparadas para a acolherem tropas equipadas com o FELIN. Nelas foram instalados o sistema de carregamento múltiplo de fontes CSM (Chargeur de Sources Multiples) e o dispositivo de junção BJF (Boîtier de Jonction Felin), que permitem carregar as baterias utilizadas pelos sistemas eletrônicos do FELIN.
As viaturas blindadas de rodas 6×6 Griffon e Jaguar, que um consórcio formado pelos fabricantes Franceses Nexter Systems, Renault Trucks Defence e Thales Communications & Security desenvolve no âmbito do programa de modernização SCORPION (Synergie du COntact Renforcé par la Polyvalence et l’InfovalorisatiON), estarão preparadas para o FELIN. O futuro fuzil de 5.56x45mm que a França prevê adquirir no âmbito do programa AIF (Armement Individuel Futur), deverá permitir ser integrado ao FELIN.
A partir de 2025, o Exército Francês prevê introduzir no âmbito do programa SCORPION a versão FELIN V2, que trará importantes melhoramentos fruto da futura evolução da tecnologia.
FONTE:Defensa.com
O COBRA brasileiro tem muito do FELIN francês.
Muito interessante! Principalmente pelo fato que desse sistema vem a inspiração para o nosso sistema COBRA.