Por Roberto Coliteste
Nesta quinta feira, ocorreu o Saab’s Annual Gripen Seminar 2015, onde foram divulgados detalhes do andamento do programa.
Foi possível observar que o desenvolvimento do Gripen E, conta com 315 voos, 281 horas voadas (usando o Gripen Demo desde 27/05/2008), primeiros voos de testes do IRST concluídos, radar AESA está no padrão de produção e teve os primeiros voos de testes concluídos, testes em andamentos em equipamentos e em simuladores e projeto baseado em modelo sem desenhos em papel.
Vemos aqui o uso de Windows pela Saab (o que é normal em várias áreas de empresas aeronáuticas), o primeiro Gripen E (39-8) está sendo construído
Vejam a co-existência de Gripen C/D com E/NG.
Pontos importantes :
– O primeiro Gripen E será apresentado em 2016;
– O contrato com o Brasil deve se tornar efetivo até o meio deste ano;
– O primeiro Gripen E será entregue à Suécia em 2019;
– O programa do Gripen E está dentro do cronograma e orçamento. O fator limitante são as etapas de pagamento, e a SAAB não adianta o cronograma, senão faria o trabalho sem ter pagamento.
Conclusão – Temos a confirmação de 1 ano de atraso não só na entrega do primeiro Gripen E de produção para a Suécia (era 2018, agora é 2019), como também do primeiro Gripen protótipo (39-8) que era para ser apresentado no 2º semestre de 2015 e agora passou para 2016(ainda sem data confirmada). O contrato de 36 Gripen NG para o Brasil ainda não está efetivo, faltando a aprovação no governo (Senado, etc), e o detalhamento do contrato com a Embraer.
FONTE:DB
Aprovação….Senado….Estamos lascados.
Se depender de boa vontade,inteligência e honestidade da parte de “Vossas Excelências, a Vaca vai pro Brejo e o Bezerro vai junto…….
Só não pode agora vir aquele pessoal que manda parar tudo porque a tinta do avião prejudica duas pererecas que vivem lá na fronteira com a Guiana, credo . . . . .