A SAAB continua a oferecer atualizações para o Gripen C/D, mantendo a capacidade de combate do caça para além da introdução em serviço da última variante, o Gripen E.
Falando durante uma turnê de mídia na unidade de produção de Linköping, perto de Estocolmo, Lennart Sindahl, chefe da divisão de aeronáutica da SAAB, disse que uma série de melhorias para o Gripen C/D serão lançadas para os países que não tem intenção de adquirir o Gripen E no curto e médio prazo, mas que o pacote global ainda não está totalmente definido.
“Vamos continuar a desenvolver sistemas, como o radar PS-05 A (Ericsson/BAE Systems), para melhorar a capacidade e satisfazer as necessidades futuras dos clientes”, disse ele, acrescentando: “Os usuários internacionais como a República Checa, Hungria, África do Sul, Tailândia e Escola de pilotos de Testes do Reino Unido estarão operando o Gripen C/D por muito tempo, após a Suécia ter optado pelo Gripen E, e precisamos cuidar deles. “
A Força Aérea Sueca (SwAF), está prestes a começar a atualizar sua frota de JAS 39 Gripen C/D, com a atualização bloco MS 20, que será a última antes do Gripen E, que começará a entrar em serviço a partir de 2018.
Essas atualizações de blocos, são lançadas a cada três anos, e são projetadas para manter o Gripen na vanguarda de sua capacidade sem a necessidade de obras de modernização profundas. Como parte dos trabalhos do MS de 20, o Weapon System 20 inclui a integração do míssil Meteor da MBDA e da bomba GBU-39 da Boeing, melhoria no radar, aumento da capacidade de suporte de ar digital; aumento na conectividade do Link 16; melhorias de navegação civil; química, (CBRN) proteção biológica, radiológica e nuclear para o piloto; operações noturnas com capacidade usando o SPK 39 Reconnaissance Pod Modular II, e um sistema anticolisão solo (GCAS).
Com MS 20 sendo o último previsto para o Gripen C/D, o Gripen E receberá o MS 21 standard, Sindahl explicou que as atualizações adicionais C/D Gripen poderão ser classificadas como MS 20 + +, ou algo semelhante.
Separadamente de sua proposta para atualizar os Gripen C/D dos usuários internacionais, a SAAB está convertendo as últimas fuselagens dos Gripen A/B da SwAF para o padrão C/D. Ele espera assim, manter a linha de conversão Gripen C/D em Linköping, aberta até o início da produção do Gripen E em 2018/9 (o último e recém-construído Gripen C saiu da linha de produção em 2012, com a conclusão das entregas para a África do Sul). Uma vez que este trabalho de conversão esteja concluído, o inventário da SwAF será de 75 Gripen C e 25 Gripen D.
Com o contrato de produção em série do Gripen E assinado pelo governo sueco em dezembro de 2013, a SAAB vai converter 60 plataformas de Gripen C da SwAF para a recente variante Gripen E. Na SwAF, os Gripen D permanecerão em serviço até que a frota total de Gripen E seja entregue por volta de 2026, altura em que a SwAF terá decidido se quer ou não utilizá-los como treinadores ou partir para uma plataforma mais nova.
No entanto, com o Gripen C e Gripen E compartilhando pouco em termos de estruturas e sistemas comuns, os únicos itens que possuem semelhanças são o pára-brisas, os elevons exteriores, o assento ejetável, o sistema de armas e transporte interno e alguns outros equipamentos auxiliares, o plano é que a SwAF fique com 60 Gripen E e nenhuma aeronave Gripen C (os 15 Gripen C do inventário atual não incluídos no contrato de conversão serão aposentados), no momento em que o trabalho esteja completo no meio da próxima década.
Na realidade, a escassez de peças comuns significa que haverá, de fato, 60 Gripen C à esquerda do processo final, o que não deve exigir muito trabalho de renovação para transformá-los em aeronaves exportáveis. Mesmo assim, os funcionários da empresa observam que chegará um tempo em torno do prazo de 2019, que as oportunidades de exportação estarão centradas sobre o Gripen E.
De acordo com Sindahl, a SAAB está atualmente em conversações com a Malásia e tem recebido interesse para o Gripen do governo da República do Botswana. Outras esperanças de exportação incluem a Bélgica, a Dinamarca, a Estônia, a Finlândia, a Indonésia, a Letônia, a Lituânia, o Peru, Portugal e Filipinas (conversas com o Canadá em relação a uma alternativa para o Lockheed Martin F-35 Lightning II Joint Strike Fighter não avançaram informou Stindahl). Ele foi incapaz de dizer neste momento que justamente os países estão interessados no Gripen C/D e no Gripen E. A SAAB tem o objetivo de vender entre 300 e 450 aeronaves Gripen C/D/E nos próximos 20 anos, o que Sindahl disse equivaler a aproximadamente 10% do mercado global acessível.
A SAAB disse que, além de ser uma aeronave de alta capacidade, ponto de venda chave do Gripen é a sua acessibilidade, em termos de desenvolvimento, aquisição, operação e sustentação por meio de vida. Falando no mesmo evento de mídia, Lars Ydreskog, VP Chefe de Operações da Aeronáutica, disse que o Gripen E deverá custar 30 à 50% menos para desenvolver do que o Gripen C, e que o programa de demonstração Gripen Next Generation (NG) tinha sido concluído em apenas 40% do custo previsto total. O chefe da SwAF, Major General Micael Byden, acrescentou que o custo por hora de voo do Gripen C/D (incluindo combustível) foi relativamente baixo, em torno de 48.000 SEK (USD 7. 500), dizendo:
“Se o Gripen não fosse acessível, a Força Aérea Sueca não seria capaz de operá-lo. “
Além de novas atualizações do Gripen C/D, continuam os esforços de exportação do Gripen C/D/E, e funcionários da SAAB divulgaram que o primeiro de três protótipos do Gripen E, irá fazer seu vôo inaugural no próximo ano.
O Gripen NG (número de série 39-07), continuará ensaios de sistemas e desenvolvimento de sistemas táticos, antes de ser acompanhado pelo primeiro monoposto Gripen E (39-08), em meados de 2015. Este avião será usado principalmente para testes de aeronaves e controle de vôo em geral, com um segundo protótipo monoposto (39-09) a adesão ao programa como um “testbed” de sistemas táticos em 2016. O terceiro e último protótipo monoposto (39-10) vai voar já com um padrão de estruturas de produção em 2017.
A SwAF deverpa começar a receber suas aeronaves Gripen E em 2018, como o da Força Aérea Suíça (sujeito a um referendo nacional sobre o assunto).
O Brasil deve receber seu primeiro caça dentro de 48 meses do contrato que está sendo assinado. As negociações estão em andamento e deverão estar concluídas até o final do ano.
FONTE: Jane’s – Gareth Jennings
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa aérea & Naval
E acrescenta o melhor Hora de Voo na Suécia é de 7.550 DÓLARES…
DO GRIPEN C/D !!!
E chegaram a dizer que o Gripen NG a hora de voo era pouco mais de 4.000 dólares !!!!
Enquanto isto as Rafalletes continuam a minar o que já é líquido e certo….É Gripen e seus subcontratos que muitos que não tem informação direta das várias nuances destes acordos de ToT, ficarão a rosnar…mais a caravana passa e os cães ladram…
Só observar o ÓBVIO uma peça AMPLA de informação vinda diretamente da Suécia e da SAAB que não tem qualquer relação sobre o FX-2 brasileiro…
E nem um PIO sobre a nossa AVIS RARA, o nosso DÔDÔ de Anápolis o tal de Gripen F…
Cita :
“Com o contrato de produção em série do Gripen E assinado pelo governo sueco em dezembro de 2013, a SAAB vai converter 60 plataformas de Gripen C da SwAF para a recente variante Gripen E. Na SwAF, os Gripen D permanecerão em serviço até que a frota total de Gripen E seja entregue por volta de 2026”
A Força Aérea Sueca JÁ DECIDIU que manterá sua conversão operacional de pilotos no Gripen D até 2026…
E os Brigadeiros da BRAF (Brazilian Air Force) continuam com a cabeça enfiada no buraco falando de Gripen F…
Antes de 2026 nem a pau Pica-Pau….
Sinto te desapontar, mas o F da FAB chegará antes disso.