A empresa de defesa e segurança Saab recebeu um contrato da Airbus Helicopters para sistemas de autoproteção de guerra eletrônica integrada IDAS para os helicópteros multirole H225M ‘Caracal’.
O Integrated Defensive Aids Suite (IDAS) da saab, protege a equipe aumentando a capacidade de sobrevivência da plataforma em ambientes de ameaças sofisticadas, diversas e densas. O sistema fornece alerta antecipado contra ameaças guiadas por radar, laser e infravermelho (IR) e implanta automaticamente as contramedidas apropriadas.
“Esta ordem confirma a forte posição da Saab como fornecedor de sistemas de autoproteção aérea de classe mundial, o que melhora as capacidades operacionais do cliente”, diz Anders Carp, chefe da área de negócios Saab Surveillance.
A produção do sistema de autoproteção do IDAS ocorrerá em 2017-2018 nas instalações da defesa Saab Grintek em Centurion, África do Sul, com entregas programadas para 2020.
“A Saab tem um relacionamento de longa data com a Airbus e a ordem de nosso sistema IDAS efetivo e confiável reafirma nossa parceria”, diz Trevor Raman, CEO da Saab Grintek Defense.
O sistema possui uma história longa e bem sucedida com capacidade comprovada em muitas plataformas aéreas, como:
- Saab 2000,
- Agusta-Westland A109,
- Super Lynx 300,
- Boeing CH-47 Chinook,
- Denel Rooivalk e Oryx, Eurocopter Cougar,
- Puma e Super Puma,
- NH90,
- C-130 e L100 Hércules e
- Sukhoi Su-30MKM.
As entregas estão em andamento para o Advanced Light Helicopter “Dhruv” da empresa indiana HAL.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB
Os helicópteros BR serão equipados com esse sistema?