O Radar AESA do Gripen NG será instalado em modo rotativo. De acordo com uma reportagem em Foxtrotalpha.jalopnik.com, o modo rotativo é muito engenhoso pois dá ao radar um campo de ± 100 graus de cobertura em torno do nariz.
Example of #Gripen #AESA with the repositioner. #military pic.twitter.com/kZ6iVq0pFS
— Gripen News (@GripenNews) 17 novembro 2015
O relatório acrescenta que a capacidade de “travar” um míssil disparado além do alcance visual e, em seguida virar 90 graus, enquanto continua a fornecer atualizações do curso para o míssil disparado mantendo a consciência situacional em seu pico, abre muitas vantagens táticas para os pilotos do Gripen NG.
Por exemplo, quando o caça inimigo está acima de você e tentando travá-lo em cenário ‘look-down-shoot down’, o reposicionador pode girar o radar para ganhar um azimute extra, e assim continuar varrendo a área 90 graus fora do nariz da aeronave, permitindo ao piloto não perder a consciência situacional, mesmo por um momento e tomar as decisões no momento certo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: GripenBlog
Pra mim este vetor ainda vai calar a boca de muita gente.
Oseias;
parabéns pelo excelente ,e pés no chão, comentário.
Pra mim este vetor ainda vai calar a boca de muita gente.
Oseias;
parabéns pelo excelente ,e pés no chão, comentário.
Thiago, segundo a Saab o gripen ng tem uma vantagem de 6 pra 1 sobre o SU 35. Não sei se é verdade. Segundo eles esses dados foram obtidos em simulações por um computador avançado.
É a doutrina, meu caros. As FFAA brasileiras trabalham com diferentes cenarios. Se for lutar contra um inimigo superior, não vai usar caças nem tanques. Vai fazer uma guerra de resistencia hibrida entre convencional e guerrilha. Se a Otan nos atacar, nossos militares não tem nenhuma ilusão de enfrenta-los de forma convencional. Nesse caso ter Gripen ou F-35 não faria diferença para nossas forças. Vai ser preciso pousar nossos caças e resistir no solo. Ninguem consegue derrubar o Brasil só com bombardeios. Esses territorio enorme iria comer boa parte do payload dos avioes inimigos com tanques extras de combustivel. O pouco de bombas que trariam não poderia destruir nossos imensos territorios e recursos.
Enfim, nosso caças servem só para frear esses ditadores maluquinhos sulamericanos. Não para enfrentar grandes inimigos.
Onde existem ditadores na AL?
Na sua imaginação deve ser como Líbia e Syria.
Poupe-nos de comentários desqualificados.
Leonardo,,,,,isso q vc escreveu so pode ser ironia nao………..uma ditadura se manifesta de diversas formas e tvz vc nao saiba diferencia-las…mas nao desista disso nao, em algum momento vc se vera diante de algo q contraria seu interese e ai vc sabera onde vive………estamos bem perto disso tbm…….acorda meuuuuu
meus interesses não importam mas o de toda coletividade. A democracia é a soberania exercida pelo povo, isto é, num país existem várias formas de organizar um governo, mas uma coisa é certa no princípio democrático é através da maioria que se exerce a composição do governo e parlamento. Sendo assim não há nenhum país na AL com forma de governo ditatorial. Há sim tolos que acreditam que o que tem em mente é o que vale para todo mundo. alguns dizem:
Democracia não pode ter reeleição; não pode ter reeleições indeterminadas; não pode ter governo de esquerda enfim prefiro os grandes sociólogos e filósofos que definem este conceito como máxima a escolha da maioria e o respeito as minorias.
Leonardo Rodrigues ( 30/11 at 15:36 )…
A verdadeira democracia prega o respeito ao direito individual de cada cidadão. Por tanto, seu interesse, enquanto indivíduo participante da sociedade, também é importante. Ele corre paralelo ao interesse coletivo, mas não se mistura a este. Falo do “sacro” direito de discordar, mesmo sendo minoria… Qualquer país que busque obstruir isso de alguma forma, está correndo para o totalitarismo…
Democracia também não se baseia somente em mera decisão de maioria. Ela é, em essência, consenso de todas as partes…
Numa democracia plena, todos os ramos da sociedade estão igualmente representados e tem seus interesses contemplados, pouco importando sua origem ou tamanho. Em suma, é sentar e conversar pra decidir o que é melhor e atende a todos… O princípio da maioria somente pode ser aplicado em situações específicas, como a escolha de um líder. Mas este último também deve estar comprometido com todos igualmente…
Também não existem “muitas formas” de se organizar um governo democrático. Ou se aplica os princípios democráticos a risca, que incluem liberdade individual e econômica do cidadão, regida por leis de comum acordo para com a sociedade, ou não é democracia…
Pois é Leonardo também estou procurando o ditadorzinho na AL e não encontro. Tem gente por aqui que viaja na maionese.
Oseias…..kkk este foi o comentario mais sensato q ja li ateh hoje aqui….kkkkkk acredito piamente nisso tbm…..e o ultimo apague a luz…….kkkkkkkkkkkkkkkkk Sds
pessoal entre um su 35 e um gripen ng. Qual é o melhor?
No super trunfo, um contra o outro, quesito por quesito o SU-35 se sai melhor…
Mas no combate aéreo, essa ciência não é exata pois depende de muitos fatores internos e externos que podem dar a vantagem tática e a vitória a qualquer um dos dois.
Thiago, segundo a Saab o gripen ng tem uma vantagem de 6 pra 1 sobre o SU 35. Não sei se é verdade. Segundo eles esses dados foram obtidos em simulações por um computador avançado.
Seria urgente um caça de 5ª G, mas e a grana para bancar, nos próximos anos as FFAA não terão recursos nem para manter a rotina, quanto mais investir, infelizmente continuaremos com enorme GAP tecnológico em relação as países de ponta, não só em termos de caças, mas belonaves atualizadas, como gostam no “estado da arte”, sem falar no coitado do EB, que continuará usando equipamento que era de ponta nos anos 60 e 70, não digo nem nos anos 80 ou 90, pois já é pedir demais aqui nessa república de políticos safados.
Bem, é uma solução par aumentar o ângulo de varredura, mas é inferior ao sistema russo do IRBIS-E, que se move em todas as direções e pode manter a antena perpendicular ao alvo, o que diminui perdas por lateralidade de ângulo de varredura.
E sim, os EUA bloquearam o AESA israelense e qualquer ameaça às vendas do seu F-16, algo bastante lógico aliás.
Será um dos melhores caças de 4ºG do mundo, mas em 2026, quando alcançar o FOC, será obsoleto diante da 5ºG, que então deverá ser coisa relativamente comum.
O Gripen-NGBr será um bom calça leve, talvez um dos melhores da categoria. Só que em 2026, quando alcançará o FOC, será de certa forma obsoleto num mundo então dominado pela 5º geração. Para ser realmente válido precisaria de um irmão maior, preferencialmente um de 5ºG e outro de 4ºG, uma frota equilibrada.
Nenhum país do mundo relevante militarmente se defende apenas com caças leves.
CM…so um reparo e sem entrar em debates inuteis…..mas o IRBIS promete muita coisa, mas tenho a certeza q ele nao eh tudo isso q vendem……..rudo tem uma limitacao e restricoes…..na propaganda e pra vender, o papel aceita tudo……mais uma coisa, no mundo atual, tudo q tenha mais de 6 mesmes de uso se torna obsoleto….vc tem duvidas….rsrsrsrrsr esta corrida armamentista esta se tornando tao cara q ja nao existem mais jogadores como a 40 anos atras e haverao menos ainda daqui a alguns anos…..veja as associacoes e aquisicoes q estao sendo feitas ou ja foram feitas em varios paises do mundo. Sds
É a doutrina, meu caros. As FFAA brasileiras trabalham com diferentes cenarios. Se for lutar contra um inimigo superior, não vai usar caças nem tanques. Vai fazer uma guerra de resistencia hibrida entre convencional e guerrilha. Se a Otan nos atacar, nossos militares não tem nenhuma ilusão de enfrenta-los de forma convencional. Nesse caso ter Gripen ou F-35 não faria diferença para nossas forças. Vai ser preciso pousar nossos caças e resistir no solo. Ninguem consegue derrubar o Brasil só com bombardeios. Esses territorio enorme iria comer boa parte do payload dos avioes inimigos com tanques extras de combustivel. O pouco de bombas que trariam não poderia destruir nossos imensos territorios e recursos.
Enfim, nosso caças servem só para frear esses ditadores maluquinhos sulamericanos. Não para enfrentar grandes inimigos.
Onde existem ditadores na AL?
Na sua imaginação deve ser como Líbia e Syria.
Poupe-nos de comentários desqualificados.
Leonardo,,,,,isso q vc escreveu so pode ser ironia nao………..uma ditadura se manifesta de diversas formas e tvz vc nao saiba diferencia-las…mas nao desista disso nao, em algum momento vc se vera diante de algo q contraria seu interese e ai vc sabera onde vive………estamos bem perto disso tbm…….acorda meuuuuu
meus interesses não importam mas o de toda coletividade. A democracia é a soberania exercida pelo povo, isto é, num país existem várias formas de organizar um governo, mas uma coisa é certa no princípio democrático é através da maioria que se exerce a composição do governo e parlamento. Sendo assim não há nenhum país na AL com forma de governo ditatorial. Há sim tolos que acreditam que o que tem em mente é o que vale para todo mundo. alguns dizem:
Democracia não pode ter reeleição; não pode ter reeleições indeterminadas; não pode ter governo de esquerda enfim prefiro os grandes sociólogos e filósofos que definem este conceito como máxima a escolha da maioria e o respeito as minorias.
Leonardo Rodrigues ( 30/11 at 15:36 )…
A verdadeira democracia prega o respeito ao direito individual de cada cidadão. Por tanto, seu interesse, enquanto indivíduo participante da sociedade, também é importante. Ele corre paralelo ao interesse coletivo, mas não se mistura a este. Falo do “sacro” direito de discordar, mesmo sendo minoria… Qualquer país que busque obstruir isso de alguma forma, está correndo para o totalitarismo…
Democracia também não se baseia somente em mera decisão de maioria. Ela é, em essência, consenso de todas as partes…
Numa democracia plena, todos os ramos da sociedade estão igualmente representados e tem seus interesses contemplados, pouco importando sua origem ou tamanho. Em suma, é sentar e conversar pra decidir o que é melhor e atende a todos… O princípio da maioria somente pode ser aplicado em situações específicas, como a escolha de um líder. Mas este último também deve estar comprometido com todos igualmente…
Também não existem “muitas formas” de se organizar um governo democrático. Ou se aplica os princípios democráticos a risca, que incluem liberdade individual e econômica do cidadão, regida por leis de comum acordo para com a sociedade, ou não é democracia…
Pois é Leonardo também estou procurando o ditadorzinho na AL e não encontro. Tem gente por aqui que viaja na maionese.
Oseias…..kkk este foi o comentario mais sensato q ja li ateh hoje aqui….kkkkkk acredito piamente nisso tbm…..e o ultimo apague a luz…….kkkkkkkkkkkkkkkkk Sds
O Brasil. ..fez uma grande escolha, bem melhor do os RAFALE… de fabricação francesa.
pessoal entre um su 35 e um gripen ng. Qual é o melhor?
No super trunfo, um contra o outro, quesito por quesito o SU-35 se sai melhor…
Mas no combate aéreo, essa ciência não é exata pois depende de muitos fatores internos e externos que podem dar a vantagem tática e a vitória a qualquer um dos dois.
Depois de ver facho de lanterna servir de comparação com emissões eletromagnéticas TRM do tipo AESA, isso para explicar a tecnologia de prato inclinado giratório, bem, podemos ligar o Playstation 4 e ir jogar Hawk 2 ou outra funny war….. cada uma…… e parece que é sério a explicação, tem lógica na coisa e tals #soquenao mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs.
O fato do gripen ser pequeno e leve não significa que ele seja ruim. Ao contrário, pois eu li que pelo seu tamanho e peso tem vantagens como maior manobrabilidade e velocidade, podendo fazer curvas mais fechadas. Se fosse assim países europeus não utilizariam o Eurofighter Typhoon, no qual seu tamanho se assemelha ao gripen.
Gilberto, você chama o radar do gripen de “mine aesa”, então como chamaria o radar o rafale? Micro aesa? O radar do gripen terá em torno de 1000 TRMs, o RBE2 do rafale possui algo em torno de 800 TRMs e ninguém nunca o chamou de micro ou mine aesa. Segundo dizem é um excelente radar. Sobre a tecnologia de prato giratório, ela é tão ruim que o futuro radar do Typhoom (do mesmo frabricante do Raven), com cerca de 1500 TRMs, utilizara esta mesma tecnologia de prato giratório. Pode rir a vontade, mas tudo indica que será um senhor radar que quando utilizado corretamente, dará uma grande vantagem a seu operador.
Lemes a capacidade do sensor depende de vários fatores,
O número de elementos é uma das variáveis.
Um maior número de elementos só pode dizer que é melhor diretamente SE a potência de transmissão for mantida.
Conforme o projeto do elemento TRM ele terá um maior ou menor lóbulo individual.
A tecnologia evolui é claro mas permanece o FATO que o radar AESA que está no prato tem apenas 60º de lóbulo radar de TODO conjunto AESA seja com 800 ou 1500 TRM (Módulos de Transmissão e Recepção.
Quando eu falo “Mini-AESA” é em referência a abertura total de ângulo do sistema AESA.
Posso te garantir que nenhum radar AESA fixo moderno tem um lóbulo tão estreito.
JAS: Jakt (Fighter), Attack (Attack) and Spaning (Reconnaissance);
O nome fala por si próprio do que é capaz este verdadeiro Multimissão. E parafraseando a SAAB e um de seus vídeos promocionais da aeronave: Os melhores predadores caçam em grupo.
Imaginem o Salto que este radar, somado a um vetor com excelência em performance e baixos custos vão dar as nossas capacidade de combate! Se devidamente integrado a aeronaves como o E99 e ao Link BR 2, teremos o osso mais duro de roer da AL. Agora, não adianta nada se isso resultar em apenas 36 aparelhos…
Bardini ,
O meu temor é que quando vier a conta e tivermos que começar a pagar pela compra , o que deverá ocorrer logo após a entrega da última aeronave, e convenhamos que não foi nada barata, o governo não consiga outro financiamento com 10 anos de carência para outra encomenda de mais 36…. e aí não haverá dinheiro para pagar as parcelas do primeiro lote e mais as do segundo simultaneamente, resultando na ociosidade e consequente fechamento da linha de produção brasileira do Gripen.
Perfeito, Giberto Rezende!!!! Onde eu assino?
Seria urgente um caça de 5ª G, mas e a grana para bancar, nos próximos anos as FFAA não terão recursos nem para manter a rotina, quanto mais investir, infelizmente continuaremos com enorme GAP tecnológico em relação as países de ponta, não só em termos de caças, mas belonaves atualizadas, como gostam no “estado da arte”, sem falar no coitado do EB, que continuará usando equipamento que era de ponta nos anos 60 e 70, não digo nem nos anos 80 ou 90, pois já é pedir demais aqui nessa república de políticos safados.
e um bom aviao, desde que nao entremos em guerra com algun pais de primeiro mundo, o pior e que sao eles que estao de olho nas nossas riquesas, E AI.
Este é o ponto MAIS FRACO de todo o projeto Gripen, o radar AESA, quem acompanha o processo FX desde o início sabe a GRANDE dificuldade imposta pelos americanos para dotar o Gripen de um radar AESA PURO.
Mesmo a tentativa de usar um radar AESA de fabricação israelense foi bloqueada por Washigton.
Esta configuração de prato oscilante (SWASHPLATE) é uma solução “hibrida” que finalmente foi “permitida” por Washington. Porque os americanos (acreditam eles) que não ameaça sua supremacia técnica.
Trata-se de usar um mini-AESA de apenas 60º de feixe e girá-lo +- 100º para obter maior amplitude.
Destaco que esta noção é ERRADA, por ser uma evidente simplificação pois ao contrário dos radares AESA fixos onde se tem uma placa perpendicular a direção de voo da aeronave, o radar do Gripen tem sua mini-placa AESA montada num prato inclinado em 30º em relação a perpendicular. É como uma daquelas lanternas com a lâmpada inclinável de acampamento.
Se você quiser ENTENDER o porque esta solução é POBRE use uma lanterna desta que falei pois a maioria tem +- 60º de facho de iluminação é um razoável exemplo mesmo usando o ecpectro luminoso, incline-a 30 º. Tente agora deslocar-se no escuro posicionando a lanterna na mesma configuração do radar do Gripen iluminando não á frente do seu deslocamento mas à 30º a sua frente e sem se esquecer de girar velozmente o facho de luz.
Quem sabe colocando-se a lanterna de facho inclinado na ponta de uma furadeira sem fio teremos um “modelo luminoso” do Radar AESA SWASHPLATE híbrido de jabuticaba com goiaba…
Não preciso EXPLICAR que embora funcional a visão PARA FRENTE desta configuração NUNCA se igualará a um radar AESA DE VERDADE pois na realidade o que ocorre a sua frente será sempre vista “de lado e girando”… Deu para entender ???
Como pode ser observado no vídeo em velocidade MUITO LENTA que se dá o rastreio por um lóbulo radar de 60º girando num prato inclinado 30º em relação a perpendicular do deslocamento longitudinal da aeronave…..
Mesmo girado em alta velocidade em modo operacional o sistema reintroduz ao sensor radar os problemas de Latência (tempo de não iluminação do alvo entre dois giros do sensor) e o exponencial aumento do MTBF (tempo médio entre falhas) do sensor pela reintrodução de um sistema mecânico e seus problemas inerentes de alinhamento e lubrificação.
NADA mais me irrita no Gripen que esta ovação a este radar que NINGUÉM pode garantir que será sequer SATISFATÓRIO em relação ao Estado-da-Arte atual que são os radares AESA fixos de estado sólido onde é o número cada vez maior de elementos de recepção/transmissão na quantidade e o menor tamanho e potência de cada elemento de recepção/transmissão do conjunto que define a capacidade e resolução da UNIDADE SENSORA da aeronave.
QUALQUER tentativa de dizer que este híbrido radar de Jaboticaba com goiaba é algo de avançado na técnica de radar só me arranca risos…
Modulos TRM (transmission Reception Modules) AESA – cada vez menores em tamanho e MAIORES em potência…
Caro gilberto, a ideia se não me engane, é usar um sistema em rede para de fato cobrir a área. Se sabe que o radar do gripen é inferior (tem menos modulos) a um rafale ou f-18 no 1 contra 1 más no 2 contra 2 isso muda! e outro detalhe na arena bvr o radar do gripen (na teoria) será capaz de engajar no limite do míssil no caso o meteor, ficando praticamente elas por elas no 1 contra 1.
Um abraço.
Esta ideia de rede não vale nada se pilotas uma aeronave sozinha em patrulha aérea e tem muito pouca utilidade quando sua aeronave está sob ataque de um míssil inimigo. É a qualidade do seu sensor de bordo que garante a tua sobrevivência.
Gilberto, este conceito de voo sozinho por um caca nao existe desde a segunda guerra mundial……c este comentario vc deixa claro qa existe um hiato serio na sua conclusao. Seu comentario ficou vazio e sem sentido e pior ainda………..todos sabem (inclusive a FAB) q sem apoio AWACS nos ceus, nenhuma aeronave dita de caca por melhor ou pior q sejam seus sensores, nao tem a minima chance. Por isso q o Gripenn c certeza vai ter o necessario e q caiba nos bolso da forca para maximizar seu desempenho e atingir resultados se for necessario. O resto eh especulaçao e opinioes……Sds
Você realmente sabe o que significa um radar ser AESA, para dizer que o radar da Selex Galileo não é um AESA puro?
Enfim, se sua suposições fossem reais, coitados dos Europeus, quem também embarcaram no “prato giratório” da Selex Galileo com o Captor E.
Aliás, suas suposições são “interessantes”, então nesta linha de raciocínio o AN/APG 81 do F-35, ou até mesmo o AN/APG 79, que esta equipando os F/A-18 E/F da US Navy, não são “AESA puro” também, já que também é “inclinado”? Ou são, só por que são fixos?
AESA PURO não tem partes móveis.
Este é que foi o grande avanço na tecnologia de radar no final do século passado tornando-se predominante apartir do meio dos anos 90…
O fim dos radares de varredura mecânica foi pela evolução para os radares de varredura eletrônica AESA (Active Electronically Scanned Array).
O radar do Gripen é um mini-radar AESA girado num prato mecânico para compensar o seu pequeno lóbulo de emissão…
Gilberto, otima elucubracao…..kkk afinal, voce quer um radar q funcione ou quer uma antena do tamanho de um campo de football…….ce ta de brincadeira neh………tudo eh proporcional aquilo q se espera, no tamanho do resultado e tbm a dourina. Este radar foi criado para um uso especifico e em rede como ja citaram. Sozinho, nenhum radar de nenhum caca conhecido cobre uma arena 360, no maximo ,maximiza o alcanc, isso ainda se soma a um bom AWACS…….nestas situacoes, nem mesmo o F 22 ou ate mesmo o Su 30 ou 35 pode abrir maos…..nao ha radar AESA melhor ou pior……tudo acaba dependendo do momento ou dos meios q sao empregados em apoio, ou da tatica ……sem isso hoje eh impensavel entrar num combate aereo…todos sabem disso…eh o conjunto da obra q torna tudo mais facil e simples………o resto eh SUPER TRUNFO pra ser exercitado por muitos.
Celso a SAAB tentou de TUDO para equipar o Gripen com um radar AESA de verdade.
Dizer que este radar está em pé de igualdade com os radares AESA americanos, franceses e israelenses simplesmente é ignorar a TÉCNICA de eletrônica de radar.
Gilberto, desconheco esta sua crenca de q tentou de tudo….afinal, atras deste projeto tem uma das mais confiaveis empresas no ramos..THALLES e associada a outras players neste mercado. Um degrau acima, tvz estejam mesmo os radares americanos….mas o q vem depois seguramente estao ou estao no mesmo nivel…..inclusive a Thalles. ahhh nao nos esquecamos dos Russos…..rsrsr Sds
Gilberto…
Não me consta que nenhum AESA tenha uma antena com um cone de varredura muito distante de 120 graus… Daí que o swashplate vem a ampliar essa capacidade. Ao girar a antena, se pode conseguir ampliar o cone 100 graus da antena AESA do RAVEN ( que é o seu cone original ). Em resumo, um NG será capaz de “ver” em mais de 180 graus em todas as direções… Tem um link interessante com um PDF da selex bem explicativo; pena que não dá pra colar ele aqui…
Ademais, diferente dos tipos de varredura mecânica mais antigos, que se movem o tempo todo, a tendência é esse mecanismo mover-se somente quando se deseja varrer determinada área.
Dizer que uma capacidade assim é inútil contradiz a realidade; afinal de contas, ela propicia a capacidade de ver em uma situação onde outros não podem ver.
Imagine a seguinte situação:
Um caça dotado de swashplate ilumina um alvo e lança seu míssil de longo alcance. Para manter-se o máximo possível fora do alcance das armas adversárias, ele curva, ficando cerca de 90 graus em relação ao adversário, mantendo seu míssil sob a visada do seu radar e podendo atualizar a trajetória, dobrando as chances de acerto.
RR……tentar explicar a alguns q um radar de um caca corresponde unicamente a arena de combate em q esta atuando e somente em alguns graus da visada eh dificil. Muitos entendem o conceito ou uso e outros fazem comparacoes absurdas. Nao existe o sistema perfeito ou o radar perfeito, o q existe eh a continua transformacao dos meios e suas contramedidas q anulam as vantagens. No mais, a sua colocacao eh perfeita e exclarece muita coisa a muitos q nao entendem bem o porque.
Boa explanação Gilberto.
Para um País (BRASIL) que não é sério até que tá muito bom ,,,,somos pacíficos, mas se o bicho pegar esse ingripadinho ai não da conta do recado não….mas.será muito bom pra vigiar o espaço aéreo …..,
Para mim nem um caça da america do sul bate o gripen, nem mesmo o Su-30 .
Spectre…..gripadinho ou nao, vc continua errado na sua opiniao…mas eu respeito…….o Gripenn vai dar muitissimo conta do recado e ateh mesmo superar alguns comentarios…..aguardem.
Celso até a capacidade de armazenar munição do canhão é pouca , comparada a outras aeronaves , falta folego até pra um ataque ao solo com o canhão..tudo nele é pequeno,,,tudo nele é de pouquinho,,,, casinha de cohab,,,kkkkk
O Gripen não é lá grande coisa, mas tem suas qualidades e se é o que temos, que assim seja, e que venha logo.
Carl…..eh gde coisa sim….vc ja analisou o conteudo possivel deste caca…….ele nao eh o melhor em tudo, mas perfeitamente capaz naquilo q se espera dele e na arena em que podera ser usado….mete e impor respeito se estiver deviodamente c suas armas no estado da arte e seus dispositvos e claro tbm c um otimo piloto e seu apoio AWACS…nao existem duvidas…….nao existe nada perfeito, tudo carece de algo ou alguma coisa…isso vale para carrros, trens, onibus, casas, ..enfim tudooooo…o perfeito nao existe e ainda nao apareceu………rsrsrs Sds
Eu diria que ele não é melhor em nada… Nem em desempenho em combate aéreo (Rafale e EF-2000), nem em preço (J-10 e F-16) e nem em missões de ataque ao solo e ao mar (Rafale, F-15E/S, Su-30/35, F/A-18E) ele supera seus rivais. Mas que seja, ele é um meio termo um avião razoável que em quantidade adequadas pode nos servir bem.
Carl… você está certo, não é exatamente “o melhor” em nada mas com certeza é bom o suficiente para o Brasil.
O Gripen possui ainda um diferencial bem interessante que é a capacidade de decolagem curta em pistas simples, até estradas se for necessário…
Em caso de conflito, onde as bases da FAB com certeza seriam atacadas é possível dispersar os Gripens, escode-los em barracões ao longo de rodovias e surpreender o inimigo…
Essa vantagem tática é bem interessante para um país mais fraco como o nosso.
Carl, respeito sua opiniao, mas vc esta pessimista demais e pior ainda….vc nao conhece e nao esteve a frente ou dentro de um caca destes todos q vc cita para poder dar uma opiniao sem paixoes….eu tbm nao…..rsrsrrsr mas vamos aos dados c mais atencao….ele pode ou nao superar seus congeneres Rafale, EF 200, SH, SU, etc….isso sempe vai depender da arena e de fatores q superam algumas conclusoes super trunfo. A realidade eh a de quem usa e faz uso destes meios explorando suas melhores qualidades, afinal as piores todos ja conhecem….rsrsrrs…….neste aspecto de preco ninguem ate agora sabe ao certo no q vai dar, afinal nos estamos no Brasil, pais de tolos e q acreditam em tudo q leem ou veem. Qto ao resto q vc cita….bem leia de novo o q escrevi ……pode ser q sim , pode ser q nao…..Sds
Carl, é isso aí, infelizmente o tempo coninua andando pra frente, deveríamos ter pensado à frente e comprado um avião moderno, e não um avião medíocre que não é bom em nada, enfim, daqui a 30 anos provavelmente ele ainda será a espinha dorsal da FAB, enquanto outras nações estarão no espaço, com caças á velocidade da luz…
Boa tarde Senhores!
Muito engenhoso! Mas o problema é que quanto mais engenhoso, mais manutenção e mão de obra qualificada exige-se…
CM
O mundo hoje é isso ai, equipamento de ponta custa caro más alguém duvida que esse investimento é necessaio !!
O que vai de certa forma “baratear” os caças será a numeração adquirida, tem que ser no minimo 36+50 pra valer a pena!
Um abraço.
Bem, é uma solução par aumentar o ângulo de varredura, mas é inferior ao sistema russo do IRBIS-E, que se move em todas as direções e pode manter a antena perpendicular ao alvo, o que diminui perdas por lateralidade de ângulo de varredura.
E sim, os EUA bloquearam o AESA israelense e qualquer ameaça às vendas do seu F-16, algo bastante lógico aliás.
Será um dos melhores caças de 4ºG do mundo, mas em 2026, quando alcançar o FOC, será obsoleto diante da 5ºG, que então deverá ser coisa relativamente comum.
O Gripen-NGBr será um bom calça leve, talvez um dos melhores da categoria. Só que em 2026, quando alcançará o FOC, será de certa forma obsoleto num mundo então dominado pela 5º geração. Para ser realmente válido precisaria de um irmão maior, preferencialmente um de 5ºG e outro de 4ºG, uma frota equilibrada.
Nenhum país do mundo relevante militarmente se defende apenas com caças leves.
CM…so um reparo e sem entrar em debates inuteis…..mas o IRBIS promete muita coisa, mas tenho a certeza q ele nao eh tudo isso q vendem……..rudo tem uma limitacao e restricoes…..na propaganda e pra vender, o papel aceita tudo……mais uma coisa, no mundo atual, tudo q tenha mais de 6 mesmes de uso se torna obsoleto….vc tem duvidas….rsrsrsrrsr esta corrida armamentista esta se tornando tao cara q ja nao existem mais jogadores como a 40 anos atras e haverao menos ainda daqui a alguns anos…..veja as associacoes e aquisicoes q estao sendo feitas ou ja foram feitas em varios paises do mundo. Sds
é um orgulho para a FAB receber esse monumental caça, o Gripen NG com esse radar AESA é o caça mais perigoso do planeta, a letalidade dele só vem aumentando…
Espero que esteja certo! Por enquanto só marketing… os primeiros vôos do Gripen E está atrasado, quero saber dos dados reais da aeronave!
Um abraço.
Rapaz impaciente. 2016 vai voar e vai voar bonito. Guenta que aviação não é ind. automobilística.
KKK, eu queria voar em uma Ferrari, más… por enquanto meu 1.0 quebra o galho!
De fato estou um pouco impaciente, más… também não sou o único!!
Um abraço.
padilha, Em passado remoto, sobre escoltas, eu fiquei curioso sobre o tamanho das escoltas pretendidas e a leitura de navios menores, opv, corvettes pequenas. Essas pequenas, muito mais baratas. Outrossim, com a quantidade de radares e misseis hoje disponiveis, tornam grandes navios em nada mais do que alvos. Parece-me que navios menores que 100 metros serao o caminho futuro. Voce poderia pesquisar sobre isso junto aos grandes pensadores da marinha, grato
Os grandes pensadores da MB sabem que com o nosso teatro operacional, necessitamos de navios com grande deslocamento. O Pro super visa isso justamente por esta razão.
Nossas fragatas de 4.500t funcionam mas não são o ideal pois não cabem tudo o que é preciso.
Exemplos de outras marinhas nem sempre funcionam aqui no AS.
Veja por exemplo que óbvios menores super armados lá no Líbano operando na Unifil, correm pra se abrigar assim que o mar passa de estado 5.
6.000 é o ideal para instalar tudo que a MB deseja.
O avião é pequeno e leve, não vai adiantar grande coisa.
Se tamanho fosse documento só demostraria o quanto o projeto do Gripen é eficiente em sua categoria se comparado a outros projetos do mercado, que necessitam ser enormes para fazer pouca coisa a mais ou nem fazer o que Gripen pode fazer…
Compraram uma casinha de COHAB e agora querem fazer 4 quartos , close, jardim de inveRno,, ..compramos uma meia boquinha ,, e não um CAÇA DE VERDADE….embarcamos no projeto do país que nos deu créditos e financiou no nome deles e com carência pra começar pagar quando tudo for entregue,,,, NINGUÉM conhecendo a falta de credibilidade e nossos FUROS com os compromissos firmados IA EMBARCAR NO BRASIL,,,,,SALVE A SUECIA
Spectre…nao eh bem assim nao………ali nao tem meia boquinha como voce escreve…rsrsrrsr…ali tem um caca de verdade e muitos ainda nao se deram conta deixando paixoes tomarem conta de suas opinioes. Fizeram sim um otimo negocio ( a FAB)….agora se vao pagar ou como, cabe a nos o conjunto da sociedade q tem o maior interesse em nossa seguranca cobrar isso dos governantes e nao deixar a peteca cair pra nao sermos taxados de caloteiros. Viva mesmo a Suecia, o Brasil e a FAB agradecem, vamos cumprir a nossa parte. Sds
Sua opiniao de leigo nao tem a menor importancia. Aqueles q farao o uso adequado deste meio o escolheram e sao estes q importam……..A FAB
Caça para mim tem ter, consciência situacional, boa velocidade, boa manobrabilidade, alcance razoável (O Gripen E não é o Gripen C neste quesito) discrição, excelente Radar, e mísseis no estado da arte e bom custo benefício. Se vier com Meteor, comunicar com R-99 e demais vetores e sistemas da FAB e demais forças ta ótimo. Acho que poderiam ser em número superior a 100 células, mas algo próximo a 70 considerando nosso histórico e sendo realista a nossa realidade sera a melhor em todos os tempos.
Bota duas asas num ônibus . . . .
O seu pessimismo sim é enorme e muito pouco eficiente. O Gripen NG será o caça mais temido e letal futuramente.
O Brasil. ..fez uma grande escolha, bem melhor do os RAFALE… de fabricação francesa.
Depois de ver facho de lanterna servir de comparação com emissões eletromagnéticas TRM do tipo AESA, isso para explicar a tecnologia de prato inclinado giratório, bem, podemos ligar o Playstation 4 e ir jogar Hawk 2 ou outra funny war….. cada uma…… e parece que é sério a explicação, tem lógica na coisa e tals #soquenao mesmo, rsrsrsrsrsrsrsrs.
O fato do gripen ser pequeno e leve não significa que ele seja ruim. Ao contrário, pois eu li que pelo seu tamanho e peso tem vantagens como maior manobrabilidade e velocidade, podendo fazer curvas mais fechadas. Se fosse assim países europeus não utilizariam o Eurofighter Typhoon, no qual seu tamanho se assemelha ao gripen.
Gilberto, você chama o radar do gripen de “mine aesa”, então como chamaria o radar o rafale? Micro aesa? O radar do gripen terá em torno de 1000 TRMs, o RBE2 do rafale possui algo em torno de 800 TRMs e ninguém nunca o chamou de micro ou mine aesa. Segundo dizem é um excelente radar. Sobre a tecnologia de prato giratório, ela é tão ruim que o futuro radar do Typhoom (do mesmo frabricante do Raven), com cerca de 1500 TRMs, utilizara esta mesma tecnologia de prato giratório. Pode rir a vontade, mas tudo indica que será um senhor radar que quando utilizado corretamente, dará uma grande vantagem a seu operador.
Lemes a capacidade do sensor depende de vários fatores,
O número de elementos é uma das variáveis.
Um maior número de elementos só pode dizer que é melhor diretamente SE a potência de transmissão for mantida.
Conforme o projeto do elemento TRM ele terá um maior ou menor lóbulo individual.
A tecnologia evolui é claro mas permanece o FATO que o radar AESA que está no prato tem apenas 60º de lóbulo radar de TODO conjunto AESA seja com 800 ou 1500 TRM (Módulos de Transmissão e Recepção.
Quando eu falo “Mini-AESA” é em referência a abertura total de ângulo do sistema AESA.
Posso te garantir que nenhum radar AESA fixo moderno tem um lóbulo tão estreito.
JAS: Jakt (Fighter), Attack (Attack) and Spaning (Reconnaissance);
O nome fala por si próprio do que é capaz este verdadeiro Multimissão. E parafraseando a SAAB e um de seus vídeos promocionais da aeronave: Os melhores predadores caçam em grupo.
Imaginem o Salto que este radar, somado a um vetor com excelência em performance e baixos custos vão dar as nossas capacidade de combate! Se devidamente integrado a aeronaves como o E99 e ao Link BR 2, teremos o osso mais duro de roer da AL. Agora, não adianta nada se isso resultar em apenas 36 aparelhos…
Bardini ,
O meu temor é que quando vier a conta e tivermos que começar a pagar pela compra , o que deverá ocorrer logo após a entrega da última aeronave, e convenhamos que não foi nada barata, o governo não consiga outro financiamento com 10 anos de carência para outra encomenda de mais 36…. e aí não haverá dinheiro para pagar as parcelas do primeiro lote e mais as do segundo simultaneamente, resultando na ociosidade e consequente fechamento da linha de produção brasileira do Gripen.
Perfeito, Giberto Rezende!!!! Onde eu assino?
e um bom aviao, desde que nao entremos em guerra com algun pais de primeiro mundo, o pior e que sao eles que estao de olho nas nossas riquesas, E AI.
Este é o ponto MAIS FRACO de todo o projeto Gripen, o radar AESA, quem acompanha o processo FX desde o início sabe a GRANDE dificuldade imposta pelos americanos para dotar o Gripen de um radar AESA PURO.
Mesmo a tentativa de usar um radar AESA de fabricação israelense foi bloqueada por Washigton.
Esta configuração de prato oscilante (SWASHPLATE) é uma solução “hibrida” que finalmente foi “permitida” por Washington. Porque os americanos (acreditam eles) que não ameaça sua supremacia técnica.
Trata-se de usar um mini-AESA de apenas 60º de feixe e girá-lo +- 100º para obter maior amplitude.
Destaco que esta noção é ERRADA, por ser uma evidente simplificação pois ao contrário dos radares AESA fixos onde se tem uma placa perpendicular a direção de voo da aeronave, o radar do Gripen tem sua mini-placa AESA montada num prato inclinado em 30º em relação a perpendicular. É como uma daquelas lanternas com a lâmpada inclinável de acampamento.
Se você quiser ENTENDER o porque esta solução é POBRE use uma lanterna desta que falei pois a maioria tem +- 60º de facho de iluminação é um razoável exemplo mesmo usando o ecpectro luminoso, incline-a 30 º. Tente agora deslocar-se no escuro posicionando a lanterna na mesma configuração do radar do Gripen iluminando não á frente do seu deslocamento mas à 30º a sua frente e sem se esquecer de girar velozmente o facho de luz.
Quem sabe colocando-se a lanterna de facho inclinado na ponta de uma furadeira sem fio teremos um “modelo luminoso” do Radar AESA SWASHPLATE híbrido de jabuticaba com goiaba…
Não preciso EXPLICAR que embora funcional a visão PARA FRENTE desta configuração NUNCA se igualará a um radar AESA DE VERDADE pois na realidade o que ocorre a sua frente será sempre vista “de lado e girando”… Deu para entender ???
Como pode ser observado no vídeo em velocidade MUITO LENTA que se dá o rastreio por um lóbulo radar de 60º girando num prato inclinado 30º em relação a perpendicular do deslocamento longitudinal da aeronave…..
Mesmo girado em alta velocidade em modo operacional o sistema reintroduz ao sensor radar os problemas de Latência (tempo de não iluminação do alvo entre dois giros do sensor) e o exponencial aumento do MTBF (tempo médio entre falhas) do sensor pela reintrodução de um sistema mecânico e seus problemas inerentes de alinhamento e lubrificação.
NADA mais me irrita no Gripen que esta ovação a este radar que NINGUÉM pode garantir que será sequer SATISFATÓRIO em relação ao Estado-da-Arte atual que são os radares AESA fixos de estado sólido onde é o número cada vez maior de elementos de recepção/transmissão na quantidade e o menor tamanho e potência de cada elemento de recepção/transmissão do conjunto que define a capacidade e resolução da UNIDADE SENSORA da aeronave.
QUALQUER tentativa de dizer que este híbrido radar de Jaboticaba com goiaba é algo de avançado na técnica de radar só me arranca risos…
Modulos TRM (transmission Reception Modules) AESA – cada vez menores em tamanho e MAIORES em potência…
Caro gilberto, a ideia se não me engane, é usar um sistema em rede para de fato cobrir a área. Se sabe que o radar do gripen é inferior (tem menos modulos) a um rafale ou f-18 no 1 contra 1 más no 2 contra 2 isso muda! e outro detalhe na arena bvr o radar do gripen (na teoria) será capaz de engajar no limite do míssil no caso o meteor, ficando praticamente elas por elas no 1 contra 1.
Um abraço.
Esta ideia de rede não vale nada se pilotas uma aeronave sozinha em patrulha aérea e tem muito pouca utilidade quando sua aeronave está sob ataque de um míssil inimigo. É a qualidade do seu sensor de bordo que garante a tua sobrevivência.
Gilberto, este conceito de voo sozinho por um caca nao existe desde a segunda guerra mundial……c este comentario vc deixa claro qa existe um hiato serio na sua conclusao. Seu comentario ficou vazio e sem sentido e pior ainda………..todos sabem (inclusive a FAB) q sem apoio AWACS nos ceus, nenhuma aeronave dita de caca por melhor ou pior q sejam seus sensores, nao tem a minima chance. Por isso q o Gripenn c certeza vai ter o necessario e q caiba nos bolso da forca para maximizar seu desempenho e atingir resultados se for necessario. O resto eh especulaçao e opinioes……Sds
Você realmente sabe o que significa um radar ser AESA, para dizer que o radar da Selex Galileo não é um AESA puro?
Enfim, se sua suposições fossem reais, coitados dos Europeus, quem também embarcaram no “prato giratório” da Selex Galileo com o Captor E.
Aliás, suas suposições são “interessantes”, então nesta linha de raciocínio o AN/APG 81 do F-35, ou até mesmo o AN/APG 79, que esta equipando os F/A-18 E/F da US Navy, não são “AESA puro” também, já que também é “inclinado”? Ou são, só por que são fixos?
AESA PURO não tem partes móveis.
Este é que foi o grande avanço na tecnologia de radar no final do século passado tornando-se predominante apartir do meio dos anos 90…
O fim dos radares de varredura mecânica foi pela evolução para os radares de varredura eletrônica AESA (Active Electronically Scanned Array).
O radar do Gripen é um mini-radar AESA girado num prato mecânico para compensar o seu pequeno lóbulo de emissão…
Gilberto, otima elucubracao…..kkk afinal, voce quer um radar q funcione ou quer uma antena do tamanho de um campo de football…….ce ta de brincadeira neh………tudo eh proporcional aquilo q se espera, no tamanho do resultado e tbm a dourina. Este radar foi criado para um uso especifico e em rede como ja citaram. Sozinho, nenhum radar de nenhum caca conhecido cobre uma arena 360, no maximo ,maximiza o alcanc, isso ainda se soma a um bom AWACS…….nestas situacoes, nem mesmo o F 22 ou ate mesmo o Su 30 ou 35 pode abrir maos…..nao ha radar AESA melhor ou pior……tudo acaba dependendo do momento ou dos meios q sao empregados em apoio, ou da tatica ……sem isso hoje eh impensavel entrar num combate aereo…todos sabem disso…eh o conjunto da obra q torna tudo mais facil e simples………o resto eh SUPER TRUNFO pra ser exercitado por muitos.
Celso a SAAB tentou de TUDO para equipar o Gripen com um radar AESA de verdade.
Dizer que este radar está em pé de igualdade com os radares AESA americanos, franceses e israelenses simplesmente é ignorar a TÉCNICA de eletrônica de radar.
Gilberto, desconheco esta sua crenca de q tentou de tudo….afinal, atras deste projeto tem uma das mais confiaveis empresas no ramos..THALLES e associada a outras players neste mercado. Um degrau acima, tvz estejam mesmo os radares americanos….mas o q vem depois seguramente estao ou estao no mesmo nivel…..inclusive a Thalles. ahhh nao nos esquecamos dos Russos…..rsrsr Sds
Gilberto…
Não me consta que nenhum AESA tenha uma antena com um cone de varredura muito distante de 120 graus… Daí que o swashplate vem a ampliar essa capacidade. Ao girar a antena, se pode conseguir ampliar o cone 100 graus da antena AESA do RAVEN ( que é o seu cone original ). Em resumo, um NG será capaz de “ver” em mais de 180 graus em todas as direções… Tem um link interessante com um PDF da selex bem explicativo; pena que não dá pra colar ele aqui…
Ademais, diferente dos tipos de varredura mecânica mais antigos, que se movem o tempo todo, a tendência é esse mecanismo mover-se somente quando se deseja varrer determinada área.
Dizer que uma capacidade assim é inútil contradiz a realidade; afinal de contas, ela propicia a capacidade de ver em uma situação onde outros não podem ver.
Imagine a seguinte situação:
Um caça dotado de swashplate ilumina um alvo e lança seu míssil de longo alcance. Para manter-se o máximo possível fora do alcance das armas adversárias, ele curva, ficando cerca de 90 graus em relação ao adversário, mantendo seu míssil sob a visada do seu radar e podendo atualizar a trajetória, dobrando as chances de acerto.
RR……tentar explicar a alguns q um radar de um caca corresponde unicamente a arena de combate em q esta atuando e somente em alguns graus da visada eh dificil. Muitos entendem o conceito ou uso e outros fazem comparacoes absurdas. Nao existe o sistema perfeito ou o radar perfeito, o q existe eh a continua transformacao dos meios e suas contramedidas q anulam as vantagens. No mais, a sua colocacao eh perfeita e exclarece muita coisa a muitos q nao entendem bem o porque.
Boa explanação Gilberto.
Para um País (BRASIL) que não é sério até que tá muito bom ,,,,somos pacíficos, mas se o bicho pegar esse ingripadinho ai não da conta do recado não….mas.será muito bom pra vigiar o espaço aéreo …..,
Para mim nem um caça da america do sul bate o gripen, nem mesmo o Su-30 .
Spectre…..gripadinho ou nao, vc continua errado na sua opiniao…mas eu respeito…….o Gripenn vai dar muitissimo conta do recado e ateh mesmo superar alguns comentarios…..aguardem.
Celso até a capacidade de armazenar munição do canhão é pouca , comparada a outras aeronaves , falta folego até pra um ataque ao solo com o canhão..tudo nele é pequeno,,,tudo nele é de pouquinho,,,, casinha de cohab,,,kkkkk
O Gripen não é lá grande coisa, mas tem suas qualidades e se é o que temos, que assim seja, e que venha logo.
Carl…..eh gde coisa sim….vc ja analisou o conteudo possivel deste caca…….ele nao eh o melhor em tudo, mas perfeitamente capaz naquilo q se espera dele e na arena em que podera ser usado….mete e impor respeito se estiver deviodamente c suas armas no estado da arte e seus dispositvos e claro tbm c um otimo piloto e seu apoio AWACS…nao existem duvidas…….nao existe nada perfeito, tudo carece de algo ou alguma coisa…isso vale para carrros, trens, onibus, casas, ..enfim tudooooo…o perfeito nao existe e ainda nao apareceu………rsrsrs Sds
Eu diria que ele não é melhor em nada… Nem em desempenho em combate aéreo (Rafale e EF-2000), nem em preço (J-10 e F-16) e nem em missões de ataque ao solo e ao mar (Rafale, F-15E/S, Su-30/35, F/A-18E) ele supera seus rivais. Mas que seja, ele é um meio termo um avião razoável que em quantidade adequadas pode nos servir bem.
Carl… você está certo, não é exatamente “o melhor” em nada mas com certeza é bom o suficiente para o Brasil.
O Gripen possui ainda um diferencial bem interessante que é a capacidade de decolagem curta em pistas simples, até estradas se for necessário…
Em caso de conflito, onde as bases da FAB com certeza seriam atacadas é possível dispersar os Gripens, escode-los em barracões ao longo de rodovias e surpreender o inimigo…
Essa vantagem tática é bem interessante para um país mais fraco como o nosso.
Carl, respeito sua opiniao, mas vc esta pessimista demais e pior ainda….vc nao conhece e nao esteve a frente ou dentro de um caca destes todos q vc cita para poder dar uma opiniao sem paixoes….eu tbm nao…..rsrsrrsr mas vamos aos dados c mais atencao….ele pode ou nao superar seus congeneres Rafale, EF 200, SH, SU, etc….isso sempe vai depender da arena e de fatores q superam algumas conclusoes super trunfo. A realidade eh a de quem usa e faz uso destes meios explorando suas melhores qualidades, afinal as piores todos ja conhecem….rsrsrrs…….neste aspecto de preco ninguem ate agora sabe ao certo no q vai dar, afinal nos estamos no Brasil, pais de tolos e q acreditam em tudo q leem ou veem. Qto ao resto q vc cita….bem leia de novo o q escrevi ……pode ser q sim , pode ser q nao…..Sds
Carl, é isso aí, infelizmente o tempo coninua andando pra frente, deveríamos ter pensado à frente e comprado um avião moderno, e não um avião medíocre que não é bom em nada, enfim, daqui a 30 anos provavelmente ele ainda será a espinha dorsal da FAB, enquanto outras nações estarão no espaço, com caças á velocidade da luz…
Boa tarde Senhores!
Muito engenhoso! Mas o problema é que quanto mais engenhoso, mais manutenção e mão de obra qualificada exige-se…
CM
O mundo hoje é isso ai, equipamento de ponta custa caro más alguém duvida que esse investimento é necessaio !!
O que vai de certa forma “baratear” os caças será a numeração adquirida, tem que ser no minimo 36+50 pra valer a pena!
Um abraço.
é um orgulho para a FAB receber esse monumental caça, o Gripen NG com esse radar AESA é o caça mais perigoso do planeta, a letalidade dele só vem aumentando…
Espero que esteja certo! Por enquanto só marketing… os primeiros vôos do Gripen E está atrasado, quero saber dos dados reais da aeronave!
Um abraço.
Rapaz impaciente. 2016 vai voar e vai voar bonito. Guenta que aviação não é ind. automobilística.
KKK, eu queria voar em uma Ferrari, más… por enquanto meu 1.0 quebra o galho!
De fato estou um pouco impaciente, más… também não sou o único!!
Um abraço.
padilha, Em passado remoto, sobre escoltas, eu fiquei curioso sobre o tamanho das escoltas pretendidas e a leitura de navios menores, opv, corvettes pequenas. Essas pequenas, muito mais baratas. Outrossim, com a quantidade de radares e misseis hoje disponiveis, tornam grandes navios em nada mais do que alvos. Parece-me que navios menores que 100 metros serao o caminho futuro. Voce poderia pesquisar sobre isso junto aos grandes pensadores da marinha, grato
Os grandes pensadores da MB sabem que com o nosso teatro operacional, necessitamos de navios com grande deslocamento. O Pro super visa isso justamente por esta razão.
Nossas fragatas de 4.500t funcionam mas não são o ideal pois não cabem tudo o que é preciso.
Exemplos de outras marinhas nem sempre funcionam aqui no AS.
Veja por exemplo que óbvios menores super armados lá no Líbano operando na Unifil, correm pra se abrigar assim que o mar passa de estado 5.
6.000 é o ideal para instalar tudo que a MB deseja.
O avião é pequeno e leve, não vai adiantar grande coisa.
Se tamanho fosse documento só demostraria o quanto o projeto do Gripen é eficiente em sua categoria se comparado a outros projetos do mercado, que necessitam ser enormes para fazer pouca coisa a mais ou nem fazer o que Gripen pode fazer…
Compraram uma casinha de COHAB e agora querem fazer 4 quartos , close, jardim de inveRno,, ..compramos uma meia boquinha ,, e não um CAÇA DE VERDADE….embarcamos no projeto do país que nos deu créditos e financiou no nome deles e com carência pra começar pagar quando tudo for entregue,,,, NINGUÉM conhecendo a falta de credibilidade e nossos FUROS com os compromissos firmados IA EMBARCAR NO BRASIL,,,,,SALVE A SUECIA
Spectre…nao eh bem assim nao………ali nao tem meia boquinha como voce escreve…rsrsrrsr…ali tem um caca de verdade e muitos ainda nao se deram conta deixando paixoes tomarem conta de suas opinioes. Fizeram sim um otimo negocio ( a FAB)….agora se vao pagar ou como, cabe a nos o conjunto da sociedade q tem o maior interesse em nossa seguranca cobrar isso dos governantes e nao deixar a peteca cair pra nao sermos taxados de caloteiros. Viva mesmo a Suecia, o Brasil e a FAB agradecem, vamos cumprir a nossa parte. Sds
Sua opiniao de leigo nao tem a menor importancia. Aqueles q farao o uso adequado deste meio o escolheram e sao estes q importam……..A FAB
Caça para mim tem ter, consciência situacional, boa velocidade, boa manobrabilidade, alcance razoável (O Gripen E não é o Gripen C neste quesito) discrição, excelente Radar, e mísseis no estado da arte e bom custo benefício. Se vier com Meteor, comunicar com R-99 e demais vetores e sistemas da FAB e demais forças ta ótimo. Acho que poderiam ser em número superior a 100 células, mas algo próximo a 70 considerando nosso histórico e sendo realista a nossa realidade sera a melhor em todos os tempos.
Bota duas asas num ônibus . . . .
O seu pessimismo sim é enorme e muito pouco eficiente. O Gripen NG será o caça mais temido e letal futuramente.