Por: Craig HOYLE
A Saab está terminando a fuselagem do protótipo Gripen NG para fazer a montagem final, e diz que seu programa está dentro do prazo.
Revelando o avanço no Dubai Air Show, Ulf Nilsson, chefe da área de negócios da aeronáutica Saab, disse que as três seções principais do caça necessitam apenas pequenos ajustes antes de serem unidas. “Tivemos menos feedback sobre a primeira aeronave do que temos sobre a produção em execução do [Gripen] C/D”, observa ele, atribuindo essa a concepção totalmente digital do novo modelo.
Nilsson confirma que aeronave protótipo chumbo 39-8 está dentro do cronograma para entrar voo-teste durante 2016, mas não vai revelar uma data-alvo.
Ele também destaca o progresso que está sendo feito com o Gripen E/F, negócio do fabricante com o Brasil. Um primeiro grupo de 50 engenheiros da Embraer e suas famílias chegaram recentemente em Linköping, com um total de 300, onde passarão até dois anos na Suécia para adquirir experiência para a empresa brasileira em construir design e produção. “É velocidade total a frente – uma verdadeira parceria de longo prazo”, diz ele, acrescentando: “que eles chamam de aeronave brasileira; mostrando que estão comprometidos com o programa. “
A Saab possui contratos para produzir 60 aeronaves de nova geração para a Suécia e 36 para o Brasil, Nilsson diz que a empresa está trabalhando com sucesso. Ele está olhando com interesse os requisitos da Finlândia e da Bélgica e também espera atender as necessidades de países como a Bulgária, a Croácia e a Eslováquia através de acordos apoiados pelo governo sueco.
Notando que a Saab já tem a República Checa e a Hungria como operadores, ele brinca: “Talvez Gripen seja o verdadeiro ‘Euro fighter’!”
Oportunidades de longo prazo também poderão surgir com a Indonésia, Malásia, Filipinas e potencialmente no sul da África.
Enquanto isso, a Saab no mês passado entregou o seu novo software operacional padrão MS20 para o Gripen C/D para a Força Aérea sueca, com o teste de vôo final agora em curso. O up-grade em breve entrará em serviço operacional, e incluirá o míssil ar-ar Meteor BVR da MBDA.
A empresa também aproveitou a recente visita do Neuron (aeronave de combate não-tripulada) para o intervalo de testes em Vidsel na Suécia, como visto na foto acima em voo com o Demo do Gripen NG.
Nilsson afirma: ” Estamos confortáveis que teremos ótimo desempenho no futuro nesta área”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FlightGlobal
P… Snowden, Muito obrigado, Charles, aqui vamos nós
Fox 2 nessa P
Bonita imagem do Gripen NG junto com X-47B.
Sds
Neuron
São muito parecidos Padilha. Será que não copiaram um e do outro não? kkkk
abs
P… Snowden, Muito obrigado, Charles, aqui vamos nós
Fox 2 nessa P
Padilha foi eu que não entendi a reportagem ou esta escrito assim mesmo? Esta disendo que nosso caças serão padrão E/F?
O Gripen E será o NG. Tudo questão de nomenclatura.
Muitos reclamam do Gripen que não presta, agora, que é um salto tecnológico para o Brasil isso é! Tirar proveito desse programa aí só dependerá do Brasil!
A compra dos Mirage III foi um marco para a FAB, a fabricação de A-1 outro, o F-5, apesar de carregar o piano, não foi tão glamorosa, mas o Gripen tem um sabor superior a todos os anteriores juntos.
Ótima notícia, em breve veremos ele voar, será incrível, imagine o dia que recebermos os primeiros em Anápolis vai ser inesquecível.
oohh gente boa ! !, Capricha aí ,,,,,, não deixa o Levy chegar perto senão ele vai querer tirar os parafusos e amarrar com arame farpado !! Sai pra lá pixuleco,,,,,,!
Um show de competência !
Bonita imagem do Gripen NG junto com X-47B.
Sds
Neuron
São muito parecidos Padilha. Será que não copiaram um e do outro não? kkkk
abs
Padilha foi eu que não entendi a reportagem ou esta escrito assim mesmo? Esta disendo que nosso caças serão padrão E/F?
O Gripen E será o NG. Tudo questão de nomenclatura.
Quão ansioso eu estava por esta notícia sobre o andamento do projeto, muito massa. A escolha certa mesmo, obrigado Snowden por melar a possível vitória do SH ,rs, ganharemos muito mais em capacidade tecnológica e conhecimento, além de um caça excepcional,no estado da arte e com possibilidades de crescimento assim como seus antecessores.
………….são notícias como essa que alegram a gente….mas aquela declaração de Major Brigadeiro foi de arrebentar o juízo de qualquer um….é o tipo de gente que fala e não pensa no que diz………….
Loko..loko….que venham logo os nossos Gripen NG !!!
A partir de agora haverá bastante notícias sobre a instalação dos componentes… a instalação do F-414 e do Ravem ES-05 merecem atenção especial.
Bacana que o pessoal da Embraer e da AEL ainda chegou a tempo de acompanhar a montagem final desde o primeiro protótipo… a fuselagem estando pronta agora que vem a parte interessante
Fantástico! Simplesmente fantástico.
Muitos reclamam do Gripen que não presta, agora, que é um salto tecnológico para o Brasil isso é! Tirar proveito desse programa aí só dependerá do Brasil!
A compra dos Mirage III foi um marco para a FAB, a fabricação de A-1 outro, o F-5, apesar de carregar o piano, não foi tão glamorosa, mas o Gripen tem um sabor superior a todos os anteriores juntos.
Ótima notícia, em breve veremos ele voar, será incrível, imagine o dia que recebermos os primeiros em Anápolis vai ser inesquecível.
oohh gente boa ! !, Capricha aí ,,,,,, não deixa o Levy chegar perto senão ele vai querer tirar os parafusos e amarrar com arame farpado !! Sai pra lá pixuleco,,,,,,!
Um show de competência !
Quão ansioso eu estava por esta notícia sobre o andamento do projeto, muito massa. A escolha certa mesmo, obrigado Snowden por melar a possível vitória do SH ,rs, ganharemos muito mais em capacidade tecnológica e conhecimento, além de um caça excepcional,no estado da arte e com possibilidades de crescimento assim como seus antecessores.
………….são notícias como essa que alegram a gente….mas aquela declaração de Major Brigadeiro foi de arrebentar o juízo de qualquer um….é o tipo de gente que fala e não pensa no que diz………….
Loko..loko….que venham logo os nossos Gripen NG !!!
A partir de agora haverá bastante notícias sobre a instalação dos componentes… a instalação do F-414 e do Ravem ES-05 merecem atenção especial.
Bacana que o pessoal da Embraer e da AEL ainda chegou a tempo de acompanhar a montagem final desde o primeiro protótipo… a fuselagem estando pronta agora que vem a parte interessante
Fantástico! Simplesmente fantástico.