Empresa Defesa e Segurança Saab e o UMS Aero Group AG, fornecedor suíço de veículos aéreos não tripulados – UAVs táticos (unmanned aerial vehicle)- , estão formando uma joint venture com o nome UMS Skeldar AG. A UMS Skeldar AG irá fortalecer as ofertas da Saab no mercado de UAVs tático. Saab irá transferir todos os ativos relacionados com o helicóptero não tripulado Skeldar para a UMS Skeldar AG.
UMS Skeldar é uma empresa multi-qualificada com todos os recursos necessários para gerenciar e fornecer programas de UAV. Isto inclui o desenvolvimento, fabricação, testes, treinamento e manutenção dos veículos aéreos, além de todos os sistemas associados, tais como estações terrestres, links de comunicação e terminais de dados. A participação da Saab na UMS Skeldar equivale a 47 por cento.
O portfólio de produtos UMS Skeldar consiste em quatro veículos certificados na faixa de peso 20-250 kg. Juntamente com o helicóptero não tripulado Skeldar são dois UAVs de asa fixa e outro UAV de asa rotativa.
“Através UMS Skeldar estamos assegurando acesso a um portfólio que complementa outros investimentos da Saab em sistemas autônomos em uma excelente parceria de modo a trazer maior atenção à comercialização e venda do Skeldar e outros sistemas não tripulados. Através da joint venture, seremos capazes de oferecer ao mercado uma combinação de flexibilidade e uma vasta experiência da Saab no domínio da aviação a empresa “, diz Ulf Nilsson, chefe da Saab na área de negócios da Aeronáutica.
“Nossos portfólios combinados tornará possível atender as necessidades dos clientes dentro de vários segmentos, quer seja a defesa, forças de segurança ou clientes civis, diz Jakob Baumann, CEO da UMS Skeldar.
As operações da UMS Skeldar envolverá cerca de 55 funcionários. A sede será localizada em Möhlin, Suíça com um escritório também estabelecido em Linköping, na Suécia.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB