A empresa de defesa e segurança Saab assinou um contrato com a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) para a entrega de um Navio de Propósito Específico de Inteligência (SIGINT). A encomenda abrange o período 2017-2020, com um valor total de SEK 730 milhões.
O estaleiro Saab Kockums vai projetar, construir e entregar o navio de inteligência. Navios de finalidade especial deste tipo exigem alta confiabilidade e disponibilidade. A Saab Kockums tem durante anos entregue produtos de padrões elevados. Este contrato é também uma confirmação da capacidade de entregar navios de superfície, diz Gunnar Wieslander, chefe da área de negócios Saab Kockums.
Uma embarcação SIGINT é utilizada principalmente para interceptação e análise de sinais transmitidos por rádio. O navio sueco existente, HMS Orion (A 201), foi lançado em 1984, e desde então tem sido atualizado várias vezes no estaleiro Saab Kockums em Karlskrona.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SAAB
A Marinha do Brasil deveria ter um destes ? O Exercito possui sua companhia de Guerra Eletrônica com veículos especiais e equipamentos a FAB possui aviões os R-99 entre outros equipamentos transportáveis em aeronaves, só a Marinha não possui um destes, que seria de grande valia principalmente para prover escuta e monitoramento no imenso Atlântico e na costa de algum País.