O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou nesta quarta-feira (28) que o país retornará a produção do bombardeiro supersônico portador de mísseis Tu-160 (Blackjack).
“Atualmente é necessário resolver a tarefa de não apenas manter e modernizar a aviação de longo alcance, também precisamos produzir o bombardeiro Tu-160,” disse Shoigu durante uma visita à Fabrica de Aviação Kazan. Ele afirmou que o bombardeiro é “uma máquina única, à frente de seu tempo em muitos anos e que até agora seu potencial não foi explorado por completo”.
De acordo com o fabricante do Tu-160, a Tupolev, o modelo é o maior jato bombardeiro supersônico do mundo, bem como a aeronave de combate mais pesada. Cerca de 35 desses aviões já foram construídos.
Em 2013, o Ministério da Defesa russo assinou um contrato com o gabinete do projeto e a Tupolev no valor de 3,4 bilhões de rublos (cerca de US$ 66 milhões) para atualizar três bombardeiros Tu-160.
FONTE: SputnikNews
esse bosco é fera ….kkkkkkkkkkkkk..o modo como ele brinca com esses comentarios desse pró-russia é comico..
…..o problema dos bombardeiros estratégicos russos está nos motores….as turbinas ja não estão mais em produção mas apenas com a vida útil alargada como no caso da turbina Kuznetsov NK-32 turbofan para 21 anos ( TU-160) e do turboelice NK12MP para 24 anos( Tu-95MS)…..as turbinas NK-32 tem problemas com as lâminas,válvulas e filtros,aumento de vibração e consumo de combustível o que ja causou desastres aéreos ….se a Rússia ta na pindaíba pra realizar cada vez mais patrulhas em todo o planeta,o compadre Putin terá que dar umas manutenções e modernizações em sua Força Aérea beeem caprichadas pra deixar tudo zero bala…….
É de conhecimento de todos o medo que esses bombardeiros estrategicos causam nos americanos e nos membros da OTAN,acho correta a decisão russa de construir mais dessas aeronaves,tendo em vista que já estão atualizando os existentes.
“É de conhecimento de todos o medo que esses bombardeiros estratégicos causam nos americanos e nos membros da OTAN” ????
Eu não tenho esse conhecimento não. Pra mim esse bombardeiro não causa nem mais nem menos “medo” do que um ICBM ou um submarino Borei ou um maluco de um homem bomba com 10 kg de TNT preso no corpo.
Muito boa essa decisão , sensata , apesar deu achar melhor continuar a investir no PAK DA , mas emfim a tecnologia “stealth” está se tornando obsoleta em parte devido ao uso dos sensores de calor com capacidade alem do horizonte ,penetrar a grande velocidade e a baixa altura , assim como os EUA fazem com seus B-1 é ainda uma otima estrategia para escapar dos radares sem atrapalhar muito o desempenho .
Sds. :[]
José,
O PAK DA é hoje apenas uma boa intenção. Provavelmente mais distante do que o futuro bombardeiro americano.
É melhor os russos se precaverem com o que já têm, aperfeiçoá-lo, do que ficarem na mão esperando o PAK DA.
Esse bombardeiro é tão importante para a Rússia quanto os bombardeiros americanos são para os EUA.
EUA e Rússia têm sua dissuasão baseada na tríade formada por bombardeiros, ICBMs e SLBMs, e não podem prescindir deles.
vc sabe minha opinião sobre estes bombardeiros, acho que outros vetores são bem mais eficazes e respondem do mesmo modo.
com um único porém, são mais baratos que os B 2 Spirit ( o que não faz deles úteis)
Afonso,
Como vetores de mísseis cruise com 3000 km de alcance eles são sim úteis na dissuasão nuclear.
Os EUA por exemplo, adotam o B-52 armado com o ALCM AGM-86 com 3000 km de alcance e o B-2 com bombas B-61 e B-83.
O B-1B não exerce mais função nuclear.
Eles levam a defesa do país e seus interesses a sério. Se estão falidos e conseguem fabricar Sukhoi, Mikoyan e Kamov queria estar falido e sem tecnologia também.
Não acho sensata a decisão. Como não estão com dinheiro sobrando, deveriam priorizar o novo bombardeiro PAK-DA.
Falando em aviões russos e seus derivados:
“A variante D atualizada do avião chinês de combate pesado, J-11, uma cópia do russo Sukhoi Su-27, fez seu vôo inaugural, informou a mídia chinesa. O jato alegadamente tem novo radar ativo phased array e um sistema de reabastecimento aéreo.”
Agora, a grande surpresa do vídeo é a trilha sonora que os chineses colocaram nele, a partir de 1:48… 🙂
https://www.youtube.com/watch?v=kL4OTmmMLfo#t=126
kkkk, boa Fred… é super man chinês
Topol,
o tema é de Guerra nas Estrelas,
más o do superman é parecido… rsrs
Decisão muito sensata da Rússia em retrofitar os seus Tu-160 restantes e retomar a construção de dezenas de células desse poderoso bombardeiro, ainda mais sabendo que o desenvolvimento de uma moderna aeronave “ISTÉLTI” subsônica que pode ser muito bem abatida pelos modernos sistemas anti aéreos pode ser tornar demasiadamente demorada e custosa além de não mais trazer os resultados que antigamente.
O TU-160 transporta os mísseis de cruzeiro da família Kh e possui raio de ação de cerca de 14000 kilômetros, pode atacar de fora da redoma de defesa anti aérea do inimigo e retornar a base e ainda se valer de sua velocidade que atinge mach 2 para escapar de interceptadores que venham em seu encalço….e mais, ainda pode ser equipado com mísseis ar-ar para sua auto defesa, assim como o Norte Americano B-1 Lancer também possui essa capacidade…
Topol,
O B-1R seria capaz de levar mísseis AMRAAM, mas foi cancelado há algum tempo.
Bela aeronave, se colocarem uma pintura Stealth nele ficaria ainda melhor.
Um abraço!
Decisão sensata, modernizar sua força de bombardeiros existente e construir mais células com o que há de mais moderno em detrimento de apostar tudo bombardeiros subsônicos “ISTÉLTI” que já perderam boa parte de sua capacidade se “surpresa” e “furtividade” frente as modernas sistemas anti aéreos.
De posse dessas informações, é natural que a Rússia invista mais nos velhos bombardeiros supersônicos de longo alcance portadores de mísseis de cruzeiro da família Kh que tem sua principal prioridade atacar de longe da “redoma” de defesa anti aérea inimiga e retornar a Base e ainda tem a possibilidade de escapar da interceptação provendo-se para isso de sua velocidade máxima que atinge mach 2, além da possibilidade de equipá-los também com mísseis ar-ar para auto defesa, assim como os B-1 da USAF tem essa capacidade também.