O vice-ministro da Defesa russo, Yuri Borisov, afirmou nesta sexta-feira (17), à RIA Novosti, que a Rússia receberá até 2015 seis novos bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 Backfire modernizados.
Segundo ele, os transportadores de mísseis deverão entrar em serviço até o final do ano. Para muitos especialistas, o Tu-22M3 é o mais poderoso avião de ataque do mundo, sendo o de melhor desempenho e capacidade de armas.
Yuri Borisov também afirmou que uma versão modernizada do bombardeiro estratégico supersônico Tu-160 será equipada com vários modelos de mísseis. O avião receberá, ainda, um motor de última geração, o que lhe dará uma autonomia de voo de pelo menos mais 1 mil quilômetros.
O já batizado Tu-160m2 começará a ser produzido em 2023.
FONTE: Sputniknews
O Urso acordou e está com fome de progresso!
E a briga de torcidas Russia X EUA continua…
Estes aviões possuem uma capacidade real de ataque com misseis de cruzeiro que até podem ter características furtivas num futuro próximo, já os bombardeiros americanos B-2 possuem uma capacidade de penetração que só saberemos se funciona ou não caso ocorra uma guerra (e isso ninguém quer).
Devemos lembrar que para a industria construir um avião novo com materiais compostos e pintura especial etc gera um bom lucro, já o desenvolvimento de misseis de cruzeiro o lucro é bem menor.
Vamos supor que algum cientista desenvolva um equipamento eletrônico ou alguma outra técnica futurista para tornar um avião ou até um míssil invisível aos radares; seria o mesmo que desenvolver um carro movido a água (segundo algumas estórias o cientista que desenvolveu isto foi até internado num sanatório).
Para a industria isto não interessa nem um pouco, construir algo mais barato ao invés de um sistema mais caro.
No entanto devemos lembrar que para a Russia a industria pode acabar aceitando estas ideias, já na época da URSS um MIG 23 tinha um custo de manutenção bem inferior a de um F 4, um submarino da classe Yasen tem um custo de cerca de 1 bilhão de dólares contra mais de 2 bilhões de um Virginia.
Os B-2 já foram testados em combate , e com sucesso , nas guerras de kosovo , acho que nas do golfo também , o B-2 atuou satisfatoriamente , penetrando até atras das linhas inimigas e lançando suas bombas , depois retornando para os EUA sem reabastecimento . É uma aeronave incrivel.
Realmente , material barato não é interessante no mundo capitalista.
Contra sistemas SA-2, SA-3 e SA-6 sim ; contra um S-300 ou 400 ele nunca foi testado.
Não é uma questão de ser barato ou caro, nos anos 90 o Pentágono pagava 30 dólares por um parafuso.
Tem que ver se funciona numa guerra real.
Talvez funcione pois todos os países que possuem recursos suficientes investem em aeronaves furtivas.
A dúvida serve para os dois lados, já vimos e comprovamos que o barato sai caro.
só se justifica com uma escala produtiva elevada, dezenas de milhares de drones “kamikases” poderiam derrotar uma força convencional mesmo que tecnologicamente mais avançada
Olhe o aconteceu com quem seguiu a cartilha russa.
O que aconteceu foi que os paises que foram aliados dos russos eram ditaduras onde pouco se investia em treinamento e muito em aquisições, os iraquianos se lançaram em cima dos M 1 americanos que estavam utilizando praticamente a mesma tatica que os russos seguiram 9 anos antes com seus AK 47 na altura da cintura gritando como se estivessem enfrentando algum bicho.
Os Tchetchenos atingiam a esteira do primeiro tanque das colunas russas em 1994 depois o ultimo, depois o do meio e assim por diante até parar toda coluna depois era só coqueteis molotov sobre eles não sobrava um.
Meia duzia desses guerilheiros que migraram para o Iraque deram um tremendo trabalho para os EUA, imagine os russos enfrentando 30 mil deles.
A guerra dos russos mesmo com menos dinheiro e efetivos foi muito mais complexa em termos de tatica e estrategia.
Até o momento não ocorreu uma guerra com igualdade de meios e treinamento.
Em Kosovo os EUA tremeram quando os Alemães sugeriram uma invasão terrestre, ficaram atacando de longe com bombas guiadas por GPS, 4 anos depois no Iraque os russos ja tinham um sistema de interferencia o mundo é um pouco diferente do que a propaganda geralmente diz.
Os russos tem alguns problemas de logistica em seus produtos, mas nada que não possa ser resolvido e o desempenho em alguns casos pode ser até superior.
O B-2 não tem capacidade de carregar mísseis de cruzeiro, porque o B-52 e B-1B já possuem.
Se eu não me engano os B-2 poderiam transportar bombas JASSM e JASSM- ER com quase 900km de alcance.
E mesmo assim mísseis de cruzeiro tem eficiência limitada, não servem contra muitos tipos de alvo.
O B-2 transporta até 16 misseis de cruzeiro AGM-129ACM cada um transporta uma ogiva W-80 e tem um alcance 3700km.
Chamar aquilo de trilha de condensação, tá mais para trilha de Calcinação.kkkk
Simplesmente Espetacular !
Alguns dados sobre o TU-160 em operação,
mesmo na versão atual, já é uma aeronave extraordinária…
————————————————
“O Tu-160 pode subir a uma taxa de 70m por segundo.
As velocidades máximas e de cruzeiro do bombardeiro são 2.220 quilômetros por hora e 960 quilômetros por hora, respectivamente.
O alcance da aeronave é 12,3 mil km. Seu raio de combate é 7.300 quilômetros.
O teto to de serviço é 16,000m. O Tu-160 tem uma autonomia de vôo de 15 horas. A aeronave pesa cerca de 110 mil kg e o seu peso máximo de decolagem é 275.000 kg.
Revivendo o passado…
Tudo bem que este passado é um pesadelo para os possíveis e futuros oponentes, porém, um projeto mais moderno seria muito bem vindo.
É um privilégio, de poucos, pilotar uma máquina dessas.
Muito interessante a volta a produção do TU-22 e do TU-160…
Hoje em dia em que os bombardeiros se transformaram em plataformas de lançamento de ALCMs o mais interessante mesmo é um modelo supersônico capaz de atacar de fora das defesas e evadir a alta velocidade escapando de interceptadores e nisso tanto o Back Fire (tático) quanto o Black Jack (estratégico) são especialistas…
O Back fire é mais focado na luta anti navio… sua presença na Criméia com as armas que possui como o AS-4 Kitchen praticamente garante todo aquele perímetro…
E o Black Jack do comando de aviação estratégica é mais voltado para a dissuasão nuclear e transporta até 40.000 kilos de armas inclusive um carrocel rotativo para diversos tipos de mísseis de cruzeiro como o KH-555 ou KH-90 Meteorit ambos com 3.000 km de range.
A aposta em voltar a produção desses dois excelentes bombardeiros se deve a uma série de fatores, entre eles a aposta da força aérea vermelha de que não compensa sacrificar a velocidade supersônica em nome da furtividade stealth visto que de qualquer forma serão obrigados a atacar de longe, sendo stealth ou não , sob pena de não retornarem para suas bases, isso devido as modernas técnicas de detecção… Dessa forma uma aeronave supersônica e com 14 mil kilômetros de raio de ação ( mais 1000 km devido a nova motorização) é o meio mais adequado.
Olha as esteiras das Turbinas do TU-160, deve ser o inferno ali.
O que é isso ? Esteiras em turbinas ? Nunca ouvi falar…
caraca, que bagulho amarelo e aquele saindo da turbina do tu-160 ? kkkk
É só efeito!!!!
Lasers,praxe dos russos
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…..boa, muito boa….kkkkkkkkkkkkkk vapores da exaustao em exposicao ao sol q deve estar se pondo ou nascendo no horizonte. , belo efeito fotografico. Sds