A Rússia pode começar a produção de aviões com aterrissagem vertical (VTOL), com base na família Yak, para o seu novo porta-aviões, anunciou o vice-ministro da Defesa russo, Yuri Borisov. Aviões com aterrissagem vertical (VTOL) serão baseados na família de aviões Yak.
“O Ministério da Defesa da Rússia está discutindo com os nossos fabricantes de aviões a criação de um caça de decolagem curta, e possivelmente com aterrissagem vertical, com base na família Yak”, disse Borisov durante no Salão Aeroespacial MAKS 2017.
Hoje, a Rússia tem apenas um porta-aviões, o Admiral Kuznetsov. No mês passado, o comandante adjunto da Marinha russa, vice-almirante Viktor Bursuk, informou que a Marinha da Rússia está planejando a construção de um novo porta-aviões.
O Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2017 ecorrerá na cidade de Zhukovsky, na região de Moscou, entre 18 e 23 de julho.
FONTE: Sputnik
COLABOROU: Ângelo Almeida
Jeff Santos, não seria com base no Yak 141?
Eu acreditaria mais se fossem basear no Mig-141.. mas para nego jogar isso no ar, já devem ter muitas conversar e planos por trás!
Quero saber quando eles vão começar as obras da base na Lua, que eles anunciaram que iriam fazer…
Falaciosos , esquecem que não há mais alemães orientais dando suporte , terão sorte se a BOEING lhes vender o X 32, no mais , acredita neste papo apenas as viúvas soviéticas!
YAK-130 VSTOL? Difícil… Acho mais provável uma nova aeronave do tamanho do YAK-38 ou 141.
Experiência eles tem,e agora com o avanço da tecnologia,quem sabe será menos complexo de fabricar,mas assim como os russos,os chineses querem aeronaves VSTOL para seus NAes,o mais sensato e inteligente a fazer seria juntar as grandes mentes de ambos os países e fazerem uma joint-venture para produzir tal aeronave.
excelente opção para hms Ocean
Se for real, só vejo uma explicação, além do vespeiro mencionado, é de ser uma opção de baixo custo contra insurgentes, pois deve ser muito caro mandar os aviões top de linha lutar contra metralhadoras.
Minha opinião
A Rússia, na minha opinião, deveria estar fazendo esforços para desenvolver catapultas. E teria mercado para atender.
Vespão – Hornet – Shershen
YAK-130 Shershen
He He He.. Vem aí o Hornetovsk…
Essa eu realmente gostaria de ver, um YAK-130 VSTOL !
A aeronave deverá ser amplamente modificada e a única lógica que vislumbro nisso é que se trata de uma aeronave muito leve o que facilitaria usar um tecnologia de turbinas atual que proporcione uma relação peso/potência elevada para ser possível a aterrissagem vertical.
Imagine a quantidade de aeronaves que um PA grande russo poderia embarcar de mini-harriers se esta doidera der certo…
Me vem a mente um vespeiro…