Por Eugenio Goussinsky
Dois bombardeiros da Rússia, Tu-160, chegaram à Venezuela, no Aeroporto Internacional de Maiquetá, nesta segunda-feira (10). As aeronaves aterrissaram acompanhadas de um avião de transporte militar An-124 e uma aeronave IL-62, conforme informou o jornal Sputnik News.
As aeronaves supersônicas teriam capacidade para transportar mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares em um raio de cerca de 5 mil quilômetros e possibilitam manobras militares conjuntas entre os dois países.
Segundo o ministro da Defesa da Venezuela, Vladimir Padrino, o objetivo é fortalecer a defesa do território venezuelano, se houver necessidade.
O ministério de Defesa da Rússia confirmou o envio e garantiu que os voos seguiram as normas internacionais.
“O voo foi realizado em estrito acordo com as regulamentações internacionais para o uso do espaço aéreo.”
As aeronaves supersônicas teriam capacidade para transportar mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares em um raio de cerca de 5 mil quilômetros e possibilitam manobras militares conjuntas entre os dois países.
O governo do presidente Nicolás Maduro tem repetido constantemente que a grave crise que assola o país, com a inflação podendo chegar a 1,3 milhão ao ano e escassez de alimentos e serviços, é em grande parte decorrente de um boicote de países liderados pelos Estados Unidos.
Para contrabalançar o que considera uma ameaça americana à sua soberania, o governo do presidente Maduro tem se aliado com países não-alinhados neste momento aos Estados Unidos.
Na última semana Maduro já havia se encontrado com o presidente Vladimir Putin, em Moscou, em reunião que definiu que a Rússia irá investir mais de US$ 6 bilhões (R$ 23,51 bilhão) no setor petrolífero venezuelano.
Na semana passada o Irã, que é alvo de sanções econômicas americanas por supostamente ter desobedecido o acordo nuclear, também havia anunciado planos de integração militar com a Venezuela.
FONTE: R7
Não existe exercício militar com o uso de bombardeiros…o Brasil devia enviar uma carta de repúdio a federação russa, é inadmissível o uso desse tipo de armamento nas nossas fronteiras. Ano passado os EUA participou de um exercício logístico aqui na amazônia e os jornais de extrema-esquerda, ongs e políticos fizeram uma choradeira sem fim, um papo furado enorme, resultado, os EUA enviaram um cozinha móvel, alguns médicos e outras porcarias…isso é condenável, já trazer um bombardeiro em um país que gerou 3 milhões de refugiados em 5 anos é NORMAL. Essa é a nossa mídia controlada por gênios.
Meu pai… o nível dos comentários está de mal a pior….
De fato, os comentários estão sofríveis… principalmente quando resolvem falar de política.
Recentemente comentei que Hitler enviou navios para apoiarem Franco antes da Segunda Guerra, e isso mostra como essas movimentações de ditadores tem importância para seus regimes, que aliás o objetivo portanto é proteger tal regime e não simplesmente o território. Primeiro foram os iranianos com seus navios e agora os russos com seus aviões. Coincidência com o ocorrido com a Espanha pré-guerra?
Existem uma série de problemas para Maduro que explicam essa cobertura internacional ao regime bolivariano: O fim do “mandato” dele, as ameaças de Trump, a vitória de Bolsonaro e estar praticamente cercado por governos anti socialistas (fora Bolívia, Guatemala e Equador) inclusive o maior de todos. Ainda temos que considerar o peso político das Guianas que são territórios ultramarinos do Reino Unido e França nessa situação pela forma como podem ser afetados por crises dessa natureza. O cerco está se fechando para esse tipo de ideologia na América Latina o que estrangularia ainda mais o regime.
Mas será que é um plano da própria Rússia contra os Estados Unidos usando a Venezuela como pretexto (e até mesmo base) a ponto de investir bilhões ali? Fazer da Venezuela uma Síria ou Vietnã para ter influência local? Como Cuba será usada nesse processo? Agora faz sentido o porque das nossas Forças Armadas sempre terem sido impedidas de se desenvolverem a contento a ponto de cancelar projetos como o Prosuper e o longo atraso do FX2.
São apenas exercicios….. sem drama, por favor
agora, uma coisa é certa: é um belo “cala a boca” no nosso amado presidente
falando nisso… o motorista já apareceu e explicou as movimentações do laranjal?
kkkkkkkkkkkkkkkk
Quanto ao tema, o que faz você pensar que os americanos não farão o mesmo? Já teve porta aviões nuclear dos EUA fazendo exercício conosco e poderão vir novamente. Ademais os EUA tem condições de nós dar equipamentos de presente se quiserem, e os russos? O PIB deles é menor que o nosso. Se Trump quiser derrubar Maduro a Rússia não mexer um dedo. Gastar dinheiro com uma ditadura falida sendo que eles não tem dinheiro sobrando? Acorda pro mundo real.
Ai é?
kkkkkk
E oq o Trump ta esperando então?
Ta igual ao Kiko né…. passando cuspe na orelha… no joelho… nos pés….
kkkkkkkkk
Eu acho que quem precisa acordar não sou eu eim….
A uns dias astras tivemos a Cruzex, a USAF não precisou de muito para mostrar, os militares venezuelanos viram como observadores, isso acontece, os russos já estiveram lá (Venezuela), 2008 e 2012 se não me engano, e deu em nada como agora tbm não vai dar, possivelmente vieram trazer comida e bajular os lideres da ditadura, e o povo passa fome. Já se, e um enorme “SE”, o Brasil ou/e os EUA atacar a Venezuela para tirar o ditador Maduro do poder, a Russia não vai fazer nada, sabe porque? Estão muito, muito longe de casa, eles terão que ter uma logistica quase perfeita para mover suas forças e atravessar o oceano seja por mar ou ar, basta olhar um mapa, eles tem que dar uma volta enorme na Europa (que em caso de guerra aberta, aquilo estaria lotado de aeronaves e navios da OTAN), os EUA não estão muito longe, na Colombia mesmo, eles tem uma base da USAF, e a Russia vai reclamar aos 4 cantos, e como voce mesmo falou vai ser um “cala a boca” e talvez um “senta-lá” aos apoiadores da ditadura. E referente a sua pergunta sobre o porque o Trump ainda não fez nada, talvez esteja esperando o não reconhecimento do governo da ditadura por parte da ONU (que continua quieta sobre o assunto), pois era para haver uma “eleição” e no dia 10 de janeiro de 2019 termina o “mandato” do Maduro, e até agora nada… Agora sobre “laranja” de governos, voces ja estão mais que acostumados, afinal a esquerda é cega, surda e muda, quando seus candidatos e ladrões de estimação nos roubaram por 16 anos.
A população venezuelana não quer aviões e sim comida, medicamentos, respeito aos seus direitos democráticos. Putin é outro psicopata igual a Maduro, Lulla, Evo Morales (o lhama de franja).
A Russia deveria levar alimentos e não armas aos Venezuelanos famintos, mas…
Quem deveria levar alimentos é Trump, porque é mais perto e isto favorece aos alimentos mais perecíveis, como leite, yogurt . . . .
Com certeza, Trump deveria levar yogurte e certamente estabelecer o princípio fundamental dos direitos humanos que a Venezuela tanto sente falta, pena que Putin não aprecia este posicionamento, vide Criméia e Ucrânia…
Tipo os EUA, por onde passam só fazem bondades
Levam alimentos para todos tipo no Iraque Líbia Afeganistão Síria
Ele sim são bonzinhos
Há um navio médico chamado COMFORT que esta ancorado na Colômbia e está atendendo colombianos e principalmente venezuelanos (os 3 milhões de refugiados). Por onde os EUA passou não houve bondade? Pergunte em taiwan, Coréia do Sul, Japão, Europa e vários outros países que foram salvos dos genocídios comunistas no século passado, como exemplo temos o Brasil que escapou de virar uma ditadura comunistas nos moldes racistas de Cuba.