A Federação Russa (FR) forneceu ao Egito os primeiros sistemas antiaéreos Antey-2500 (designação de exportação do S-300VM).
Segundo o portal menadefense, um navio ancorado no porto de Alexandria foi descarregado com os primeiros conjuntos de defesa antiaérea Antey-2500 (designação de exportação do S-300VM). Uma foto confirmando a informação foi publicada por um dos usuários da rede social vk.com.
O Egito foi o primeiro comprador do Antey-2500. Em 2014 o governo comprou sistemas para equipar o exército local com três regimentos antiaéreos por aprox. US$ 1 bilhão.
O Antey-2500 é definido como um dos mais eficientes sistemas de defesa antiaérea, capaz de combater mísseis balísticos de curto e médio alcance em distâncias de até 250 km e mísseis e aviões convencionais a uma distância de até 200 km, voando a uma altitude de até 30 km. O sistema pode também combater ao mesmo tempo 24 alvos aéreos ou 16 mísseis balísticos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
São três regimentos (?) por 1 bi de dólares. A proposta dos russos era de 3 baterias do Pantsyr pelo mesmo valor. Ainda bem que não compraram. A diferença de um sistema para o outro é gigantesca. E teríamos Pantsyr pelo preço de S-300.
Realmente o Egito está se armando, resta saber como serão absorvidos essa tecnologias recém adquiridas. uma coisa é ter, outra é ter status de operacionalidade elevado.
O Egito esta se armando até os dentes com o que tem de mais moderno no mercado e com essa compra do S-300VM vai deixar seu espaço aéreo mortal pra qualquer intruso.