Por Tim Ripley, Londres e Jeremy Binnie, Londres – IHS Jane’s Defence Weekly
Imagens tiradas de um vídeo feito pelo grupo rebelde sírio Jaish al-Islam no dia 12 de março, mostram o momento em que um MiG-21 sírio parece ser acertado pelo que o ministério da defesa russo diria depois ser um míssil de um MANPADS. A ogiva do míssil parece detonar um pouco atrás do caça, sugerindo que era do tipo proximidade, uma funcionalidade presente apenas nos MANPADS mais avançados como o russo Igla-S e a última versão do Stinger americano, FIM-92J.
Fonte: Jaish al-Islam
Se tivesse um bom missile aproach warning instalado poderia ter se salvado…. mísseis tipo MANPADS guiados por calor são muito difíceis de serem detectados pois a única fonte de emissão que o mesmo gera é o calor da tubeira de escape de seu motor foguete… como o sistema é de curto alcance e a alta velocidade do míssil o tempo de lançamento até o impacto contra a aeronave na maioria dos casos não leva mais do que 15 segundos.
Isso requer um excelente sistema de captação do calor do míssil que processe, qualifique e reaja a ameaça de forma autônoma e instantaneamente, interferindo diretamente no sistema de orientação do míssil.
Talvez hoje o melhor sistema MAWS (missile aproach warning system) seja o AN/AAR-54 que constitui em múltiplos sensores passivos espalhados pela aeronave que captam as emissões UV de um míssil em rota de colisão com a aeronave e classifica se a ameaça é do tipo guiada por radar ativo/semi ativo ou por calor e instantaneamente já reage contra a ameaça dispensando maços de chaff se for um míssil guiado por radar ou lançando flares e interferindo no seeker do míssil buscador de calor através de pulsos de laser de alta potencia do sistema DIRCM (directional infrared countemeaures).
Obviamente aeronaves mais antigas como é o caso dos MIG-21 sírios não estão equipados com tais sistemas de proteção sendo presas fáceis para esse tipo de armas, ainda mais se estiverem equipadas com espoletas de proximidade que aumentam em muito a probabilidade de acerto e a garantia de danos a aeronave.
É o reino sunita fazendo o jogo sujo direto das arábias.