Por Jeremy Bender
O Centro de Pesquisa de Krylov da Rússia, está desenvolvendo o projeto para mais recente porta-aviões da Rússia, de acordo com a imprensa russa.
O porta-aviões está ainda em uma fase muito rudimentar de seu desenvolvimento, ou seja, na fase de testes conceituais no laboratório de Krylov.
Mas, se os testes forem bem sucedidos e o design do porta aviões for considerado plausível, o centro de pesquisa vai acompanhar através de um Mock-up de metal na escala 1: 1 do porta aviões.
De acordo com a TV Vezda, da Rússia, o porta aviões seria capaz de operar 100 aeronaves a bordo. O corpo do navio está sendo projetado para minimizar o arrasto em 20% em comparação com os porta aviões russos anteriores. Se for construído, o navio seria o primeiro PA da Rússia desde o Admiral Kuznetsov, que foi lançado em 1985. O Kuznetsov é o único PA em funcionamento na marinha da Rússia.
A TV Vezda também afirmou que o navio terá catapultas para lançar aeronaves durante as tempestades. No entanto, esta alegação é contrariada pelo fato de que os modelos do futuro PA apresentam um design com ski-jump na prôa como nos modelos soviéticos mais antigos, que não têm catapultas.
O porta aviões russo, se construída, seria um pouco maior do que o atual porta-aviões da classe Nimitz dos EUA, o que pode operar até 90 aeronaves.
No entanto, qualquer indicação de planos russos devem ser tomados com ceticismo. O PA ainda está em uma fase conceitual e apenas uma maquete em escala foi construída até agora. Quaisquer planos para a construção de um PA na Rússia poderia ser seriamente comprometido, pois Moscou está para entrar em recessão devido às sanções econômicas atuais e a queda no valor do rublo russo. O dinheiro para este ambicioso projeto militar, pode não aparecer, especialmente com tantas outras necessidades.
O fato é, que é necessário modernizar a marinha russa, que vem se deteriorando rapidamente. A grande maioria dos navios da marinha da Rússia, é um resquício da frota soviética do passado. Estes navios são mais velhos do que Moscou gostaria e sofrem de falhas mecânicas frequentes.
Dos 270 navios da marinha da Rússia, apenas cerca de 125 embarcações são funcionais. Desses, apenas 45 dos 125 navios e submarinos são funcionais e destacáveis, de acordo com o “War is boring”.
A Rússia era para ter recebido dois navios de assalto da classe Mistral franceses em 2014 como parte de sua modernização da frota, mas o negócio foi colocado em espera por causa da crise na Ucrânia.
Em outubro 2014, o China’s Xinhua informou que a Rússia iria tentar adquirir um porta-aviões avançada por volta de 2030. O navio seria capaz de operar em diversos ambientes e poderia operar aeronaves tripuladas e não tripuladas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE:Business Insider
Certamente quando ocorrer a guerra o Brasil será deixado para sobreviver, pois se tornará o celeiro do mundo. Isto significa que o vencedor virá e invadirá o Brasil. Matará milhões que se rebelarão, explorará tudo eu temos e seremos escravizados não importa o resultado desta porra de guerra. Então acho melhor aproveitarmos nossa vida agora por que pode ser que em 8,, 10 anos voltemos ao tempo das cartas escritas em papel, ao tempo da vela em vez de luz elétrica, e ao tempo da falta de recursos para uma vida confortável…
Não sou a favor de Russia ou EUA. Sou a favor da minha família. Acho que em vez de ficarem lambendo o saco dos outros, deveriam pensar assim também, pois antigamente para haver mortes tinha que haver confronto físico homem/homem. Hoje um botão resolve tudo e a gente nem fica sabendo que morreu…
abraço!
Olha, dá vontade de rir da gana com que a torcida russófila defende o que quer que venha daquelas plagas.
Morrer de amores por um país decadente, uma proto-ditadura movida à petróleo, com população decrescente e uma economia do tamanho da brasileira (mas menos diversificada), mas que ainda quer posar de superpotência, ora, é ser muito antrolhado mesmo.
Se este pessoal quer pagar pau, deveria pelo menos fazer isto com a CHINA, cada vez mais superpotência.
E sobre porta-aviões, na minha opinião quem é admirável mesmo nesta matéria são os ingleses: o convés em ângulo, catapulta a vapor, porta-aviões V-STOL, harriers…
🙁 Não acredito que estamos tendo aqui o início de uma guerra civil. Já não basta as guerras de facções criminosas e ainda há espaço para vaidades e soberbas bairristas. Proponho resolver isso no paint ball. 🙂
Obs. munição de tinta mesmo.
kkkkkk boa
Fato: numa guerra mundial, qualquer lugar do mundo aonde haja complexo industrial, energético e militar será alvo de ataques. No Brasil, é fácil. Basta usar mísseis de cruzeiro no SE. Os protagonistas não permitiriam que uma nação como o Brasil se tornasse a nova nação industrializada e ilesa após se auto destruirem.
PA aviões, tem suas funções importantíssimas, principalmente para conflitos convencionais e assimétricos. Mas, no futuro próximo, para maiores conflitos, com o desenvolvimentos dos vants, dos caças hipersônico, satélites militares e outras tecnologias (feixe laser e PEM´s), expor uma máquina tão cara vai gerar estudos de estratégia. Depois das duas guerras mundiais não houve conflitos significativos entre potências para saber a capacidade de ataque e defesa para um PA.
No caso da Rússia, ela precisa de bases aéreas avançadas, pois não dispõe de muitos países nos outros continentes simpáticos($) a ela.
A China vem conseguindo áreas de influências às custas de muito dinheiro, pois precisa da criação e proteção de fornecedores dela de matérias primas.
No porta aviões deste projeto acima, dada as dimensões e capacidade indicada, pode demonstrar que mais se aproxima de uma base aérea avançada, do que só um porta aviões. Vão precisar de uma bela e complexa esquadra para este PA.
A classe Mistral parece indicar que os russos estão convencidos que precisam recuperar sua capacidade de proteger ou criar sua áreas de interesses, desembarque e proteção. No mínimo mostram que precisam não ser tão limitados como antes.
Cheguei a ler um texto, certa vez, que o contingente paraquedista e de fuzileiros da antiga URSS era ponto “fraco” dela. Alguém sabe confirmar este dado?
Muitas pessoas ainda não deram conta, mas a Não é a Russia que está em desespero , é a OTAN, e tudo indica que depois da novela BCP Mistral, a Industria Naval Russa sairá mais fortalecida, Os Russos orgulhosamente sós vão projectar navios LHD/LHA ou navios CVF/CVN , Eles não vão perder a Siria e a Ucrânia para a OTAN, eles estão peitando a OTAN de frente, A URSS caíu exactamente porque amarelou com os misseis em Cuba, Quem mais teme a destruição por armas nucleares são os Ocidentais, A Russia é grande em extensão territorial, tem os SLBM bulava e os ICBM topol, têm os Submarinos SSBN Borei , os SSN yassen, Os sistemas SAM S-400/S-500, os SAM TOR-M2, se for para ter guerra, eles não têm nada a temer, muito pelo contrário. Mas os Ocidentais sabem que provocando a Russia apenas estimulam o crescimento do Gigantesco Complexo militar Industrial Americano, que não é pouca coisa, Mas a Guerra Fria está apenas recomeçando, Mas desta vez essa Guerra não será fria, vai ser quente mesmo, Muitos Megatons, Muito Plutonio, Enfim Quem vai sobreviver pra contar a Historia, Talvez o Povo Brasileiro, Nós não somos inimigos dos Russos nem dos Americanos, Ainda seremos a Potência, talvez nessa nova Terra , pós-Guerra Nuclear.
Filipe,
Pelo que escreve, você já deve ter mandado construir um bunker na sua casa e está estocando comida… Que visão apocalíptica!
Alexcg, a filosofia da marinha Russa é a de afundar PA’s e não de faze-los, pois senão já os teriam feito as dezenas amigo.
Francisco Pinheiro, o amooor….o que o amor não faz rssss…Agora dizer que a Rússia nunca derrotaria o exército Nazista sem à ajuda dos Yankes?? Aí já seria demais não? Eu até vi um “filme” em que os ” americanos” é que destruíam o símbolo Nazista em Berlim rsss.. Quase caí do sofá. O fato é que os EUA mesmo entrando no finalzinho da 2 guerra, foi o país com a 3 ( terceira) maior perda de vidas humanas nesta guerra, só ficando atrás da própria Alemanha, por motivos óbvios, e pela Rússia, que travou o front mais sangrento da história e mesmo assim venceu. Francisco já tirou conseguiu tirar o seu green card ou ainda é clandestino?? Você o merece rsss..
A urss nao conseguia invadir a finlandia ia derrotar a wermacht sozinha…kkkkk
se nao fosse o land lease ea logistica anglo-americana eles tariam falando alemao assim como o resto do mundo ..kkkkkk
Até revisionistas russos ainda na década de 90 declararam,
ninguém contou-me, eu li, não fosse apela abertura de
duas frentes de combate, na Itália e na França, coisa que o
Stalin vivia pedindo mais a imensa quantidade de material
enviada, os soviéticos não teriam cruzado a fronteira com a
Alemanha em 1945 muito menos estar em Berlim em abril.
Há toda uma lista de materiais enviados aos russos, como
por exemplo, milhares de caminhões melhores que os próprios
caminhões russos, aeronaves, só de P-39s foram enviados
quase 5000 e até locomotivas. A lista é enorme e é fácilmente
encontrável, basta ter curiosidade.
Sem falar que a bomba atômica russa, foi uma cópia descarada
da “Fat Man”, não que os soviéticos não tivessem um programa
nuclear, mas sem a espionagem, não teriam a bomba “apenas”
4 anos depois dos EUA.
Não sei de onde que você tirou que os EUA entraram no “finalzinho”
da guerra, Pearl Harbor foi bombardeada em dezembro de 1941 e
os EUA não foram o terceiro país com mais baixas…mesmo França e
Itália que saíram da guerra antes tiveram mais baixas, mesmo o
Reino Unido e principalmente a China que você nem lembrou-se
de mencionar.
O grande problema de Stálin é que no início ele era “amigo” de Hitler,
inclusive fornecia petróleo com o qual os nazistas bombardeavam a
Inglaterra e como Stálin havia assassinado milhares de seus próprios
oficiais que ele julgava não serem de confiança, o exército russo foi
pego de calças curtas e renderam-se aos milhares em 1942.
Antes que pergunte, não tenho e nem quero green card, mas, se você
tiver melhores argumentos que isso, seria interessante le-los pois até
agora não li nada do que você escreveu que seja aproveitável.
a russia por ter um grane conhecimento tecnologico tem condição e fazer um novo porta aviões mais já enfrentar a frota americana nao tem como por questões de quantidade de NA mais se acontecer um cenario de guerra o poder todo os EUA não garante uma vitoria. Acho que na situação economica a russia e melhor eles investirem em novos submarinos e em misseis de cruzeiro supersonico que submarinos são armas melhores que porta aviões e mais eficazes em combate para se ter ideia o submarino brasileiro tikuna ja acabou afundando um porta aviões americano em uma simulação.
Alô diretoria, Mock-Up em metal em escala 1:1 ???? . . . . . está correto isto ??? . . . . .
Edson, se vc pesquisar, vc achará exemplo disso feito por chineses com PA e destroyer. Sim, concordo que parece iverossímel, mas eles fizeram. Então se os russos querem seguir este caminho, o trabalho será todo deles.
Eita, Russia e China deixa o blog nervoso . . . . . .
Primeiro a russia tem que colocar o seu operacional para depois pensar em ter outro pode mt bem transformar os kiev em porta aviões como fez pra índia
A relação da China com a Rússia parece da seguinte forma, no meu ponto de vista:
A China precisa pular etapas de conhecimento de tecnologias bélicas o mais rápido possível, e tem muito dinheiro para isso.
A Rússia tem bastante conhecimento e poder de desenvolvimento, mas falta capital no momento. Deseja vender só o essencial à China, mantendo o suspeito vizinho sob domínio, sem que vire uma ameaça maior no seu quintal.
A China só vai estar “próxima” da Rússia até quando precisar ou copiar seus conhecimentos. Tentou e conseguiu copiar algumas coisas, mas tem outras que ainda não dá, como no caso do melhores motores turbofans dos caças russos. Estes, os russos nem vendem aos chineses.
A Rússia tem o desejo de manter a China dependente deles, com conhecimento limitado. A China de apenas conquistar o que precisa. É um casamento de conveniências com data e motivos para acabar.
Realmente os EUA são o que se considera país de primeiro mundo, explorando países africanos, latino-americanos e asiático, junto da sua turma G7 e MCE, adquirem padrões de vida exemplares. A Rússia tem a corrupção, também explora suas colônias, tem a repressão e a censura, coisas que no Brasil os EUA nunca permitiram e nunca permitiriam, já que pensam que somos país de sua esfera.
Sendo um país de liberdade de imprensa somos um primor de educação, com conhecimentos de Ciência e Tecnologia muito superiores à Rússia e China, países ditadores e repressores. Tivemos vários governos, de várias linhas e origens, demonstrando que corrupção e alienação são praticas específicas de uma determinada ideologia, e não de um mal com origem na nossa cultura Colônia junto ao Império.
Já pensou como seria o mundo EUA sem Rússia, ou vice versa, “Piu-Piu sem Frajola”, Claudinho sem Bochecha..? E por aí vai.
Teríamos provavelmente um Império hegemônico, ditatorial, explorador (na pior essência da palavra), tirânico e com desrespeito às Leis humanas.
A posição da China, Rússia, MCE, Japão, G20, Unasul, eta, precisam multi-polarizar os poderes, ou senão, coitada das nações pobres. O desequilíbrio de poderes e mercados restritos e reservados, além de outros motivos, causou duas guerras mundiais.
Na política, viva as oposições, viva as diferenças de pensamento. “Pois toda unanimidade é burra”.
Que a Rússia e outras nações nunca desistam de ter padrão de vida que desejarem, respeitem os outros países. Que busquem seu lugar ao sol que por direito tem.
Agente ta discutindo porta-aviões geopolitica não o bem contra o mal…kkkk
A discursões geram fatores emocionais quando um “simples” porta aviões causa paixões sobre quem pode e quem não pode construir, quem tem coragem, quem tem capacidade, quem é melhor, e por aí vai. Como se porta aviões, ou qualquer arma está relacionada como time de futebol.
Falando nisso,
Prezado r. Luiz Monteiro,
Teria alguma informação sobre os projetos da Marinha para a construção de um PA brasileiro? Em que condições estaríamos de construir um, mesmo com auxílio externo?
TODO projeto começa com uma maquete…
É impressionante a arrogância coxinha que acha que só yankee é capaz de fazer estas coisas…
Os Russos podem não fazer 10 PAs mas se fizerem dois ou três se quiserem fazê-lo vai ser uma dor de cabeça com os PAs chineses…
E pior é o argumento que a Rússia ou o Brasil estão quebrados..
E os EUA estão inteirinhos coxinhas ?
É bom LEMBRAR que PAs são projetos de DÉCADAS e que a situação econômica evoluirá muito principalmente de a integração econômica BRICS der frutos com os instrumentos que estão sendo criados de compensação e Banco de investimento do grupo.
Há muita água para correr debaixo desta ponte econômica….
TODO projeto também pode TERMINAR com uma maquete.
E não é exclusividade russa, já vi muita maquete de navio
Aegis nuclear que deu em nada.
Mas, os russos tem um histórico maior de prometer e não cumprir,
como por exemplo, em 2007 alardearam que até 2027, teriam 6
NAes, sendo 3 para a Frota do Pacifico e 3 para a Frota do Norte.
Em 2010, “humildemente” reconheceram que não havia condições
para tal feito.
Então para compensar, em 2010, saiu a notícia com grande estardalhaço
que 3 cruzadores “Kirovs” que estavam na reserva seriam modernizados
e entrariam em serviço ao lado do único em serviço o” Pedro o Grande”,
como é conhecido em português, mas, apenas um está sendo modernizado
para talvez retornar ao serviço em 2018.
Noticias sobre a modernização de meia-vida do NAe que teria início em 2012
e término em 2017 não deram em nada, apenas manutenções de menor grau.
Os grandes “Typhoons” que seriam convertidos em SSGNs similar ao que
ocorreu com os 4 “Ohios” mais antigos , também não deu em nada e agora todos
serão desmantelados…espero que da forma correta, para não colocar em risco o
meio ambiente, já que alguns submarinos da extinta URSS foram simplesmente
afundados e há risco sim de vazamento de radioatividade, tanto que algumas nações
como EUA e Japão foram obrigados a financiar tais empreendimentos além de prestar
consultoria para evitar uam desgraça ainda maior.
Mas, quem sabe, desta vez as coisas serão diferentes.
Pois é, ne Daltoni ter opinião própria nesse pais é crime e arrogância !!
Ate que ficou bacana a maquete. 2 ilhas como no Queen Elizabeth
Pelo menos já fizeram a maquete. Agora só falta o resto.
É, os iranianos também tinham planos de fazerem a deles , em tamanho natural, para treinarem com seus “avançadíssimo caças”.
É impressionante o fetiche que os armamentos russos exerce sobre algumas pessoas.. Tudo o que eles fazem é melhor que o dos outros. Agora falando sério: a Russia tem alguns ótimos equipamentos, mas pelo que se lê nos noticiários econômicos, atualmente não tem cacife para bancar uma nova guerra fria.
Maquete por maquete, o Brasil também pode fazer um modelo de PA com 100 mil toneladas, para 90 aviões, movido a energia nuclear e com catapultas eletromagnéticas.
O isopor é como papel em branco: aceita tudo.
Agora, ter dinheiro para construir um de verdade…
Nisto Brasil e Rússia se parecem. Ambos estão quebrados.
E com sabemos, a China “cresce” aceleradamente a 10% e a Rússia idem, kkkkkkkk
falando sério, só o Panamá cresce a 10% na atualidade
Interessante notar miniaturas do Su-50 no convés.
Nos dias de hoje, tecnologicamente falando, é possível construir maiores porta-aviões, mas o impeditivo é o de sempre: $$$. E isso vale pra todos…
A situação para a Rússia vem se complicando desde o fim da URSS. Os EUA / OTAN simplesmente ” defecaram ” , em cima dos acordos que previam a manutenção das fronteiras militares da OTAN onde estavam antes do fim da URSS. Bem , hoje todos nós sabemos que a OTAN se expandiu e, continua a se expandir rumo às fronteiras da Rússia. Será que a Rússia tem outra saída que não a ” Guerra do Armagedon ” ???
Prezados,
A maquete das fotos mostra um navio-aerodromo com 2 ski-jump. Um na proa e outra no convés angular. Muito interessante.
Os russos tem estaleiros capazes capazes de construir esse super porta-avioes?
Ate onde eu sei a classe Nimitz transporta ate 110 aeronaves em caso de emegerncia.
Não da para subestimar a capacidade russa, eles sempre arrumam uma forma de desenvolver armas eficientes e baratas.
Não vai ter acordo nenhum a china tem interesse contrários a russia na asia e tem uma relação muito boa com os eua de mutualismo quem faz guerra fria ea russia e sua impressa controlada pelo kremlin
Também acho que os chineses tem o seus próprios interesses e que não vão sacrificar nada em detrimento deles.
Nem os EUA conseguem operar uma ala aérea de 90 aeronaves nos
seus NAes, se bem que a capacidade ótima seja algo em torno de 80,
e o máximo atualmente transportado seja de 65 incluindo helicópteros.
Mas, já ouvimos essa estória de NAes no passado, quem sabe, seja
verdade desta vez.
Os russos de fato estão substituindo seus SSBNs, porque os que eles
possuem estão decrépitos…os Ohios são mais novos e transportam até
mais mísseis 24 x 16 e na próxima década serão construídos os substitutos
e o Trident vai muito bem obrigado, faz o mesmo que um Sineva ou Bulava
faria…exterminar a espécie humana.
Quanto ao “sacrifício” que o povo russo faz, faria, não é bem o que tenho lido,
mas, para alguns, o russo é sempre mais macho que os outros.
Mas, viva a Rússia e que suas armas invencíveis e seu povo superior
nos protejam dos yankees.
Dive ! Dive !
Pois é, mein kamerad ! Eu não vu nem falar que em poucos anos os Estados Unidos vão ter uma frota de 24 a 15 porta aviões para não machucar a ideologia do Felipe. Vai que ele chora.
Errata, eu quis digitar de 24 a 25 porta aviões, contando com váriso da nova classe Gerald Ford
Ahh sim, que os russos nos protejam dos yankees !! E ao invés dessa desprezível democracia que há nos Estados Unidos, da super liberdade que existe por lá, do respeito aos contratos, dos direitos civis, de instituições que, comparadas às do Brasil compradas pela ideologia, funcionam que é uma beleza, que ao invés dessas coisas “supérfluas”, nos tragam muita ideologia para matar a fome do povo, nos traga aquelas filas quilométricas para comprar coisas simples como pão, leite, alface que nos países “opressores” se compra em qualquer espelunca, nos tragam de presente alguns gulags e promovam um belo Holodomor nas plagas brasileiras. E, de quebra, nos brindem com alguns Tabrant de papelão e uns Lada último tipo, kkkkkkkkkkkkk
Essa nova Guerra Fria será vencida pela Russia, Esse Acordo com a China de 400 bilhões por 20 anos, vão tornar a Russia novamente numa super-potência, Os americanos não podem cantar vitória, o Povo Russo é o único povo capar de fazer sacrifícios que nenhum outro povo da face da terra é capaz, eles ultrapassam todo o tipo de adversidade, venceram o Hitler, Venceram o Napoleão, e Batem de frente com o Tio Sam, Ao contrário dos EUA, a Russia vêm modernizando as suas forças estratégicas ( misseis balísticos, submarinos nucleares SSN/SSBN, bombardeiros estratégicos) , os Estados Unidos desde 1997 que não lançam nada de novo em termos de armas estratégicas, Apesar das crises economicas , a Russia sempre priorizou as forças estratégicas , Todo armamento convencional é irrelevante diante de uma única arma estratégica, e os Russos não vão cometer novamente os mesmos erros, eles vão manter a sua unidade e integridade territorial, e é mais do que óbvio que eles ainda vão expandir mais as suas fronteiras, anexando mais novas repúblicas, Quanto a economia , eles estão substituindo o mercado europeu pelo mercado chinês, Uma China Forte e Uma Russia Forte , não têm como, o tio Sam e os seus Capangas (UE,japão, Coreia do Sul, Australia) Ganharem essa parada.
Filipe, no século passado (XX) um hipotético eixo Berlim-Moscou era o pesadelo dos geopolíticos ingleses. Hoje, o eixo Moscou-Pequim é o que aterroriza os estrategistas do pentágono.
Já houve um “eixo Moscou-Pequim” que esfacelou-se no fim dos
anos 60 e os EUA aproveitaram-se disso e reaproximaram-se da
China iniciada com a visita de Nixon em 1972.
Mas, não é a mesma coisa hoje em dia, nem significa que será
nem mesmo que o namoro russo e chinês será eterno como um dia
pareceu ser.
concordo camarada, viva a mãe rússia!
filipe…
De 1997 pra cá
– O F-22 se tornou operacional
– O F-35 caminha para a operacionalide
– A Classe Virginia de submarinos está a pleno vapor.
– A classe Gerald Ford de porta-aviões já foi iniciada,
– O programa THAAD ( defesa anti-aérea/anti-balística ) já opera os primeiros exemplares.
– Programa GMD ( sistema de defesa anti-balístico com capacidade de interceptar ICBMs ) em pleno curso.
Isso só pra citar o que é mais importante que me vem de cabeça…
filipe,
Desde 1997,
– O F-22 se tornou operacional e o F-35 caminha para a operacionalidade,
– Já foi lançada a nova classe de porta-aviões ( Gerald Ford ).
– O sistema THAAD ( defesa anti-aérea/anti-balística ) já está operacional.
– O sistema GMD ( defesa anti-balística com capacidade de interceptar ICBMs ) está em pleno curso.
Isso só pra citar o que lembro de cabeça que é mais importante.
Seu determinismo histórico é a mesma coisa que olhar para o passado e afirmar que os EUA venceriam facilmente no Vietnam só por serem mais poderosos. Não é tão simples assim. A Rússia é mais fanfarrona do que efetiva.e isso parece contaminar você. Essa sua ideologia de afirmar que o “povo russo é o único a fazer sacrifício” é uma idiotice que parece mais messianismo de fanáticos. Soviéticos venceram os nazistas ao custo de milhões de mortos entre civis e militares, e com a inestimável ajuda financeira e material dos aliados, principalmente Estados Unidos e Inglaterra, de onde saíam centenas de comboios no rumo da União Soviética, comboios que eram o alvo da Kriegsmarine. Não fosse a ajuda dos EUA ,provavelmente não teriam vencido os nazistas. Esqueceu-se das E-bombs americanas ? Esquece-se das armas de energia direcionadas que eles desenvolvem ? Quer mesmo subestimar a capacidade do povo americano e da sua industria caso eles se vejam em real e catastrófico perigo ? Você me parece mais se basear em ideologia cega do que em real conhecimento. Fala do povo russo, mas se esquece que o povo de Israel é , até pro força das circunstâncias, 2 vezes mais combatente e 10 vezes mais determinado, enquanto que o povo russo não enfrenta ameaça de destruição constante como Israel sofre e até por que lá, todo cidadão é um membro das forças armadas. O exército russo em uma guerra convencional, não bate o israelense de jeito nenhum.