A fabricante russo Russian Helicopters está elaborando um novo helicóptero de navio para a Marinha russa para substituir o helicóptero antissubmarino Ka-27 Helix, afirmou Andrei Shibitov, o vice presidente executivo, responsável pela produção e inovações disse quinta-feira (12).
A organização está trabalhando para modernizar o antigo helicóptero Ka-27 que está em serviço da Marinha da Rússia, disse o presidente executivo.
“Estávamos em contato com o Ministério da Defesa da Rússia considerando a possibilidade de renovação de um plano de criação de uma máquina de próxima geração para a Marinha da Rússia. E eu estou feliz que fomos ouvidos e que o Ministério da Defesa, afinal das contas, aprovasse a necessidade de novo helicóptero”, informou Shibitov aos jornalistas.
O helicóptero russo Ka-27 foi testado em 1970 e está em serviço a partir dos anos 1980. A máquina é capaz de detectar os submarinos inimigos na água e também pode ser usado em operações de busca e salvamento, evacuação e transporte de carga de emergência.
A corporação Russian Helicopters (Helicópteros Russos), subsidiária da russa Oboronprom que faz parte da estatal Rostec, é líder global da fabricação e distribuição de helicópteros e o único fabricante de helicópteros na Rússia.
FONTE:sputniknews.com
Esta na hora de quebrarmos paradigmas o que aconteceu com o Gen Belgrano vai ficar no passado, e inadimissivel não haverem drones aéreos com sornares portáteis em belonaves como Corvetas e Fragatas, imagino dois drones e um Heli em cada, de forma a imaginarmos que duas escoltas tenham cobertura aérea anti sub 24hs por dia se quiser.
Marcão
Para esclarecimento e identificação/designação de alvos OTH então nem se fala… A MB está com o programa ARP-E parado mas é imprescindível a aquisição urgente de drones embarcados, particularmente acho o Shiebel S-100 muito interessante.
Não é inadmissível…trata-se de uma tecnologia ainda incipiente e um drone com “sonar portatil” ou talvez melhor dizendo,
sonar de mergulho não é uma aeronave simples nem tão pequena ainda mais se for considerar que a mesma deva transportar
um torpedo leve.
.
Um navio classificado como corveta simplesmente não é capaz de operar um helicóptero e 2 “drones”, a não ser que sacrifique outras coisas portanto uma fragata maior e mais cara é a candidata ideal.
.
E são poucas as marinhas que podem se dar ao luxo de formar várias duplas de navios para cobrir grandes áreas por muito tempo incluindo aí a viagem de ida e volta da área de patrulha e eventuais substitutas para um rodízio após alguns meses no
mar.
.
A US Navy está iniciando agora testes com o “Sea Hunter” um barco não tripulado de umas 140 toneladas que parece muito promissor, mas, pelo menos mais 2 anos de testes serão necessários ainda.