O vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, planeja construir navios anfíbios para os helicópteros de ataque Kamov Ka-52K, que foram inicialmente construídos para os navios militares franceses do tipo Mistral.
Moscou e Paris rescindiram o contrato de 1.3 bilhões de dólares de fornecimento de navios do tipo Mistral em agosto de 2015. Moscou recebeu cerca de 1 bilhão de dólares em compensação da parte francesa.
“Vamos construí-los. Serão elaborados novos projetos, A Corporação da Construção Naval Unida estuda varias opções e os presenta à nós. Isto será um assunto incluído no programa estatal de armamentos para os anos de 2018-2025”, disse Borisov aos jornalistas durante a exibição de helicópteros HeliRussia 2016, em Moscou.
Os helicópteros Ka-52 Alligator e a sua modificação Kamov Ka-52K foram elaboradas conforme os parâmetros da classe Mistral.
Mais cedo, o designer geral da empresa Kamov, Sergei Mikheev, tinha dito à agência RIA Novosti que os helicópteros serão utilizados apesar da suspensão do Mistral. A empresa Nevskoe Design Bureau, localizada em São Petersburgo, está construindo um grande navio de desembarque, o Priboi, que será a alternativa ao Mistral, sublinhou ele.
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o Priboi terá um deslocamento de 14 milhões de quilogramas e a capacidade para carregar 8 helicópteros, além de 50 veículos militares e 500 fuzileiros.
FONTE: sputniknews.com
Já começou a construção?
A Marinha da Rússia está necessitando com urgência de uma renovação de seus meios de projeção anfíbia… a decisão de Barack Obama de não entregar os Navios Mistral para a Rússia não irá impedir aquele país de deter esta capacidade, pelo contrário, os empurrou na direção de deter por conta própria a capacidade de construção desses navios e das modernas técnicas de construção naval
A substituição dos Ropucha e dos Ivan Gren é inevitável, seja com Mistral ou sem Mistral… o projeto dos novos navios anfíbios russos é bastante moderno e se mostra tão capaz quanto o Mistral francês apesar da significativa diferença de deslocamento, só acho que eles deveriam incrementar os propulsores de azimute (pods thrusters) nesses navios ao invés do eixo hélice tradicional mostrado no mock-up da classe Priboy. O rendimento e capacidade de manobra são bem maiores.
Verdade.
Estava muito estranho a Rússia encomendar um meio tão importante a um país que compõe a OTAN(Organização que ameaça a segurança da Rússia)…..confiaram na credibilidade da direita francesa mas a esquerda fez questão de se curvar ao Obama.
É por isso que afirmo que a opção pela esquerda ou direita não pressupõe alinhamento ideológico com determinada potência estrangeira.
Direita francesa = aliança com Rússia
Esquerda francesa=Pró-EUA