A United Instrument Corporation está trabalhando em um veículo anfíbio aéreo não tripulado (UAV) chamado Chirok, divulgou a Rostec State Corporation.
Um modelo em escala do Chirok foi exibido na Innoprom 2014 Industrial Trade Fair, em Ekaterinburg, Rússia central, de 9 a 12 de julho passados. Este modelo mostrou o chassis do hovercraft Chirok, que irá permitir operações a partir de superfícies despreparadas.
Concepção e desenvolvimento desta aeronave era para ter começado no final de 1990.
O modelo em escala concluiu os testes no Instituto Central Aero-hidrodinâmica na cidade de Zhukovsky, e um UAV em grande escala será apresentado no próximo ano no International Aviation and Space – MAKS, em Moscou, segundo a Rostec.
O Chirok contará com uma envergadura de 10 m, um peso máximo de decolagem de até 700 kg e uma capacidade de carga de 300 kg. Ela terá um teto máximo de serviço de 20.000 pés e um alcance de até 2.500 km.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Jane’s
E o Brasil comprando de Israel que tira sarro da nossa cara em vez de desenvolver o Falcão ou qualquer outro 100% nacional com capacidades bélica e de carga e alcance e não venha dizer que não temos capacidade pra isso n temos e vontade!!
“O Chirok contará com uma envergadura de 10 m, um peso máximo de decolagem de até 700 kg e uma capacidade de carga de 300 kg. Ela terá um teto máximo de serviço de 20.000 pés e um alcance de até 2.500 km.”
Impressionante, já não bastasse sua capacidade anfíbia ainda contará com limites de alcance, carga útil e teto operacional bastante elevados. As utilidades militares para esse aparelho são enormes, e me parece que não tem concorrentes ocidentais equivalentes.
Parece uma mistura da cabeça do Alien com os veículos voadores de Star Wars.
O interessante é que o conceito do veículo começou ainda na década de 90, bem quando a URSS teve seu declínio.
Imagino que já poderia estar operacional se não houvessem os cortes que abalaram toda a estrutura econômica do país, inclusive e principalmente a militar.
Doido, será que a FAB, MB ou EB compraria??