O Reino Unido deve analisar a viabilidade de buscar um sistema de radar desenvolvido pela empresa australiana CEA Technologies, disse o ministro australiano da Defesa, Christopher Pyne, em 10 de novembro.
Em um comunicado de imprensa publicado pelo Departamento de Defesa australiano (DoD), Pyne disse que o Reino Unido realizará um estudo de capacidade para integrar o radar ativo CEAFAR da CEA Technologies nos navios da Royal Navy. O estudo do sistema de radar começará no início de 2018.
Pyne acrescentou que o estudo da capacidade foi acordado no diálogo da indústria de defesa Austrália / Reino Unido, que ocorreu no Reino Unido na semana passada, e foi confirmado pelo ministro britânico de contratos de defesa Harriett Baldwin, durante uma visita em 10 de novembro a Adelaide.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s 360
NOTA DO EDITOR: O radar Artisan 3D da BAE System chegou a ser anunciado como sendo o radar que equiparia as futuras Corvetas classe Tamandaré, em um convênio que envolveria a brasileira BRADAR. Porém, sabe-se que outras opções estão disponíveis e serão apresentadas no RFP que a Marinha irá disponibilizar ainda este ano. O que causa estranheza é o fato da Royal Navy estar interessada em outro radar para equipar seus futuros navios de guerra, o que pode indicar que o Artisan 3D não está atendendo adequadamente as necessidades da Marinha britânica. É esperar para ver qual radar irá equipar nossas futuras Corvetas.
A Marinha gostou do conceito Imast da Thales por que ele simplificar ia dramaticamente o desenvolvimento do novo navio brasileiro. Um dos maiores pepinos do projeto ModFrag foi justamente a necessidade de se cortar as interferências cruzadas entre os diversos radares e os sistemas de comunicação (radio). Como o mastro viria inteiro da Thales, o esforço e o custo da integração seria responsabilidade deles e não da MB. No final o I-Master 400 (usado nos patrulheiros oceânicos da Marinha holandesa) foram determinados como sendo grandes e pesados demais para um casco do porte do das Tamandaré. Sem está opção entraram na disputa o Artisan da BAE e o radar rotativo da Thales. Recentemente a Saab que tem aumentado fortemente sua presença no Brasil voltou a ser uma opção para as Tamandarés.
Os australianos querem 9 fragatas ASW… Pq eles colocariam um sistema equivalente ao caríssimo sistema usado nos navios AAW deles?
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Tá lá na papelada da concorrência: a fragata escolhida vai ter que usar o nosso radar. Então, pq eles escolheria outro???
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Mas se quisessem colocar, o que impediria eles de escolher SPY-6?
Esses navios não vão estar operacionais tão cedo…
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A Type-26 era pra usar um Artisan 3D… Se vão colocar o radar australiano é justamente pq os australianos também vão colocar…
A MB deveria ir de Thales…
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Smart-S nas Corvetas. Nas fragatas… Apar e Smart-L.
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Mesma coisa para os Sonares.
Vão querer ToT, não?
Facilitaria muita coisa…
Seriam excelentes opções, mas o Smart-L custa quase que o preço do casco. Caríssimo. Só pra quem é GRANDE.
Padilha, a qual radar o seagiraffe AMB é comparável?
O SPY?
Qual a categoria dele?
Pelo que vi no site da Saab seria para média distância multiproposito otimizado para alvos pequenos…
Você poderia falar sobre as principais categorias e características de radares navais?
Nonato o radar da Saab se equivale ao da Thales (Smart-S).
O Spy-1 seria o ideal para os futuros Escoltas de 6.000 toneladas, que não acredito ser algo possível para a MB atualmente.
O ideal seria mantermos o foco no que é possível, com empresas que a MB tem relacionamento, pois nesta altura do campeonato, não se pode ERRAR.
O SPY-6 ainda esta em desenvolvimento, não existe em nenhum navio de combate, esta em fase de testes e aperfeiçoamentos, só estara deisponível em 2023, dai não foi ofertado na concorrencia da Australia, eu acho o SPY-1D o melhor radar de combate maritimo atualmente, o que não significa que ganhe essa concorrencia, onde não apenas o radar é significativo, mas os navios como um todo.
O S1850M (Variação do Smart-L) dos Type-45 também pode detectar misseis balísticos…
Tem radar melhor que o SPY-1… O SPY-6, que será aplicado nos novos DDG.
Tem radar melhor que o AN/SPY-1D ? Não estou sabendo, ele até permite localizar misseis balisticos para interceptação !
A adoção do radar australiano para as Type 26 é jogada politica que pode dar certo para vender as fragatas para a Australia, porém duvido que no finalmente adotem esse radar para as Type 26, muita coisa iria rolar e servir de justificativa…
A Fincantieri também está na briga pelas 9 Fragatas na Austrália com a FREMM…
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A Tamandaré era para ter radar com painéis fixos… Tem até maquete da Corveta por aí com I-Mast da Thales.
Como o míssil “tem que ser” MBDA, no caso o Sea Ceptor, o navio não necessitaria de tal radar e adotariam Artisan 3D.
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Smart-S MK2 Faz o mesmo e tem escala, enquanto o Artisan 3D… óhh $$$…
Da mesma forma o Saab SeaGiraffe AMB 3D. Aliás, os 2 melhores em seu segmento atualmente.
Que é uma jogada pra vender as Type 26 isso é, mas parece que esse radar australiano é muito bom sendo comparável e em alguns casos até superior ao AN/SPY1D instalado nas Hobart.
Exatamente Bardini, a briga lá na Austrália pelas nove fragatas esta bastante acirrada entre a Bae e a Navantia, com uma leve vantagem para a última. A venda das type 26 para a Austrália e essencial e parece ser prioridade para os Britânicos, o texto é claro ao dizer que os britânicos vão ESTUDAR o uso do radar Australiano nas suas fragatas, provavelmente as type 31, mas isso só se tronara realidade caso as type 26 sejam escolhidas pelos australianos. Padilha, você saberia dizer se a MB estaria aberta a estudar outras propostas de radares para as tamandarés que não sejam o radar artisan?
Está em aberto.
Jogada para vender a Type 26 para os australianos…